Competitividade: como vender muito no marketplace (para lojas de qualquer tamanho)

por Americanas

12 de dezembro de 2019

Veja como vender muito nos marketplaces com as dicas da loja Fênix Eletro Móveis, parceira da Americanas Marketplace

O segredo para vender muito no marketplace é ter uma estratégia competitiva diferenciada dos concorrentes, ter uma visão profunda do seu negócio e competidores, conhecer oportunidades e saber a hora de aproveitá-las.

Há muito espaço para todos venderem nesses canais, mas, certamente, quem consegue criar uma estratégia diferenciada, também conquista uma atenção maior do consumidor. 

Camila Razente começou a empreender com seu marido, Rui, em Cambé, no Paraná, na venda de eletrônicos. Foi dele, aliás, a ideia de começar um negócio no varejo. Após algumas mudanças na estratégia, hoje, 13 anos depois, os dois são donos da Fênix Eletro Móveis, que saiu de 2 para 14 funcionários. 

Por isso, decidimos entender com a Camila quais ajustes ela e Rui fizeram na empresa para conseguir manter a competitividade e o ritmo de crescimento do negócio. A seguir estão as dicas que ela nos contou que ajudaram a empresa a se estabelecer e crescer:

Explorar um mercado que conhece

Camila nos conta que começou a vender eletrônicos, como câmeras fotográficas e projetores. Mas, por volta de 2011 e 2012, os sócios começaram a notar uma diminuição no número de pessoas que compravam máquinas fotográficas e decidiram mudar o foco das vendas.

Como o sogro era vendedor de móveis em uma fábrica de Arapongas, com vasto conhecimento do mercado e boa relação com fabricantes da região, eles decidiram apostar em um mercado que tinham maior facilidade e conhecimento para explorar. Além disso, naquela época, a venda de móveis pela internet era baixa, com pouca concorrência, e eles decidiram apostar em um setor que acreditavam.  

A jogada deu certo: hoje eles mantêm o foco da loja na venda de móveis e usam o conhecimento sobre o mercado de móveis para ampliar cada vez mais a competitividade.

Fugir do óbvio

Talvez um dos principais focos que a Fênix Eletro Móveis mantenha seja esse: o de fugir do óbvio na hora de escolher os produtos.

Segundo Camila, eles costumam fugir daquilo que os vendedores recomendam, pois se eles indicam para a Fênix, podem indicar os mesmos itens para todos os outros lojistas que compram ali. Por isso, preferem escolher o sortimento usando a experiência própria e com base em qualidade e naquilo que sabem que o cliente vai gostar.

Muitas vezes, criam kits com valores competitivos e sempre que notam outros lojistas da região de Cambé e Arapongas entrando na mesma oferta, eles deixam de focar muito naquele produto e começam a investir em outros itens para o sortimento. Isso porque o concorrente da mesma região pode praticar um preço e frete muito parecido e eles não querem brigar por preço.

Sempre que possível, a empresa prioriza a venda de itens exclusivos e Camila e Rui procuram frequentar feiras e fábricas para conhecer os produtos de perto.

como vender muito - interna

Negociar bem com fornecedores

Outro diferencial para a Fênix Eletro Móveis, segundo a Camila nos conta, é o poder de barganha que eles conseguiram com os fornecedores. 

Com o histórico de boa pagadora que a loja possui, eles conseguem ter uma negociação muito boa com os fornecedores, obtendo desconto nas compras e um prazo de pagamento mais longo.

Para aumentar a competitividade ainda mais, eles procuram comprar em grande quantidade e assim conseguem preços mais atrativos, que ajudam na criação de boas ofertas lá na frente. 

Vender na Americanas

“Não é puxando o saco, mas a Americanas Marketplace fez uma grande diferença pra gente”, diz Camila ao citar outro diferencial competitivo para a Fênix Eletro Móveis. 

Para ela, começar a vender na Americanas Marketplace, uma parceria iniciada há 4 anos, também foi uma virada para a empresa em relação às vendas e faturamento. Camila conta que antes, a loja vendia uma média de 150 a 200 produtos por mês e hoje vende essa média – 150 a 200 itens – por dia.

Evitar brigar por preço

Segundo Camila, no início a empresa brigava por preço a qualquer custo, mesmo sendo difícil para uma loja pequena conseguir se destacar, jogar o preço lá embaixo e ganhar buy box (posição com a oferta em destaque nos marketplaces).

Hoje em dia, eles preferem focar em outros fatores como o prazo de entrega, a qualidade do produto, a experiência de compra e o SAC (atendimento ao cliente). Segundo ela, eles entendem que “o cliente precisa ter segurança” na compra. E eles levam isso a sério: focando na confiança que o consumidor terá desde a hora que faz o pedido, até a hora que recebe.

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