10 livros sobre e-commerce que você não pode deixar de ler

por Americanas

19 de março de 2020

Conheça os livros sobre e-commerce que todo empreendedor precisa ler!

Você pode estar se perguntando “eu preciso mesmo ler 10 livros sobre e-commerce antes de abrir o meu negócio?”. A resposta é “não, você não precisa”. Mas deveria… Afinal, um empreendedor bem informado e que toma decisões fundamentadas aumenta as chances do seu negócio se consolidar no mercado e crescer. 

E crescimento é com o e-commerce! Só no último mês de janeiro, o setor cresceu 15% no Brasil, de acordo com levantamento da Mastercard. É natural que este momento próspero atraia muitas pessoas interessadas em desbravar o comércio online.

Ainda que pareça algo simples, abrir uma loja virtual requer dedicação, esforço e… estudo! Além de conhecer o nicho em que vai atuar, você deve se informar sobre gestão de negócios, marketing online, experiência do consumidor, usabilidade, segurança digital, vendas, varejo e, claro, e-commerce. Ufa! Quanta coisa!

Mas é a partir daí que você terá fundamento para entender o meio em que vai atuar e fazer as melhores análises e escolhas para o seu negócio, baseadas em teorias, dados, pesquisas e outras experiências. 

Diminuindo, assim, o risco de cair na pior das estatísticas: 60% dos e-commerces no Brasil fecham antes de completar um ano (de acordo com estudo do Sebrae).

E para te ajudar a se preparar melhor para abrir o seu negócio na internet, fizemos uma seleção com os mais importantes livros sobre e-commerce. Com eles, você vai ter uma visão geral sobre o que é este modelo de negócio, como geri-lo, as tendências de varejo, técnicas de vendas, marketing e, claro, vai ver a experiência e opinião de grandes nomes do mercado. 

Boa leitura!

1 – Satisfação Garantida – no Caminho do Lucro e da Paixão – Tony Hsieh

Este livro é muito importante para quem quer atuar no e-commerce. Afinal, ele trata da pessoa mais importante nesta história: o cliente! 

Com foco na experiência do cliente, ele joga luz para esse tópico tão fundamental para alavancar as vendas de uma loja – seja ela física ou online.

De autoria de Tony Hsieh, CEO da Zappos, uma das maiores lojas online norte-americana de sapatos, o autor dá lições sobre como construir uma cultura voltada para o cliente.

2 – E-commerce nas empresas brasileiras – Eduardo Vasconcellos

Neste livro, Eduardo Vasconcelos dá dicas sobre planejamento, equipes, análise de concorrentes e como a execução de processos deve ser aplicada para que seu e-commerce seja de fato um negócio.

Além de apontar os pontos convergentes entre o físico e o online e como o e-commerce pode aproveitar essas semelhanças. Em suma, o livro ensina que é preciso aliar a tecnologia a uma gestão forte.

3 – Vai fundo! – Gary Vaynerchuk

Neste livro, Vaynerchuk fala sobre como é possível transformar paixões em negócios. Mas ele vai além: ele trata aqui de negócios realmente lucrativos na internet.

Considerado a Bíblia do empreendedor moderno, este livro ensina como colocar em prática o desejo de empreender e ganhar dinheiro online.

4 – Otimização de conversão: a arte e a ciência – Khalid Saleh e Ayat Shukairy

Ainda dentro da experiência que o seu e-commerce vai proporcionar ao cliente, é muito importante pensar na usabilidade do seu site. 

E é exatamente sobre isso que os autores falam em Otimização de conversão. Botões, cores, menus, imagens e tudo o que pode chamar a atenção do visitante online. Saiba como usá-los a seu favor na hora de convencer o cliente de que o seu produto, no seu e-commerce é o que ele procura. 

5- A cauda longa – Chris Anderson

Produtos de nicho são uma forte tendência no mercado online. Como trabalhá-la é o que você vai aprender em A cauda longa. 

Com a teoria da cauda longa, você poderá gerar bons resultados para a sua loja, trabalhando produtos competitivos, além de trazer diferenciais para o seu negócio.

Para desenvolver este material, Anderson usou como base pesquisas feitas com dados dos grandes e-commerces. Com o sucesso, ele se tornou um dos mais importantes livros sobre e-commerce já lançados. 

livros sobre e-commerce - interna

6 – Gerente de E-commerce – Mauricio Salvador

Maurício Salvador reuniu neste livro grandes nomes do varejo online para falarem sobre suas áreas de expertise e experiência, desvendando todos os tópicos mais importantes, desde o surgimento do e-commerce no Brasil, até as decisões operacionais mais importantes.

Com participação de nomes como Fábio Pereira, Pedro Guasti, Mauricio Grandeza, Felipe Morais e Rodrigo Maruxo, aqui você definitivamente irá ler os mais experientes do País, que decidiram abrir todos os segredos com você.

7 – O maior vendedor do mundo – Og Mandino

O livro conta a história de Hafid, um comerciante extremamente bem-sucedido que teria vivido há 2 mil anos. Mas como já está idoso, o dono do maior império comercial do seu tempo percebeu em seu aprendiz alguém digno de receber todo seu conhecimento. Ao convidar o jovem à sala mais exclusiva e protegida do palácio, Hafid lhe apresenta o segredo que lhe fora confiado e que deveria ser manter em sigilo até que encontrasse alguém legitimamente merecedor de aprendê-lo. Assim ficamos sabendo que o segredo do sucesso reside na sabedoria contida nos pergaminhos. 

Og Mandino mistura a história de personagens conhecidos por todos, como Jesus, Maria e alguns de seus apóstolos, com seus personagens fictícios.

Essa mistura de fé com vender e saber falar deu certo. Não muito diferente do que os apóstolos e Jesus faziam, eles, por meio de palavras tinham como objetivo não convencer, mas, converter sua platéia. Qualquer semelhança com os vendedores não é mera coincidência! 

8 – De zero a um – Peter Thiel

Para Peter Thiel, cofundador do PayPal, o próximo Bill Gates não criará um sistema operacional, ou o próximo Mark Zuckerberg não criará uma rede social. Se você está copiando essas pessoas, não está aprendendo com elas. 

É mais fácil copiar um modelo que criar algo novo. Se você faz o que nunca foi feito e consegue fazer melhor do que qualquer um, tem um monopólio – e é isso que torna um negócio bem-sucedido. Mas quanto mais você compete, mais se torna parecido com todo o resto, na opinião do autor. 

De zero a um não oferece fórmula para o sucesso. O paradoxo de ensinar empreendedorismo é que tal fórmula não pode existir. 

9 – O mapa do seu negócio – Alessandro Paes dos Reis e Emerson Morais Vieira 

Já pensou em ter seu próprio negócio? Então, este livro é para você! Aqui, os autores buscam dar o direcionamento de como empreender no rumo certo. 

Conceitos, ferramentas, exercícios e casos preenchem os 13 capítulos desta obra, com uma linguagem descomplicada, que o ajudará a construir o seu próprio modelo de negócio.

10 – Os segredos da arte de vender – Zig Ziglar

Neste livro, Ziglar apresenta uma série de técnicas que vão te ajudar a obter resultados favoráveis e reações positivas. E o melhor: de forma imaginativa! Aqui, cada princípio apresentado é ilustrado com exemplos que detalham a técnica ensinada, facilitando o entendimento.

Em um cenário em que muitas pessoas chegam ao mercado trazendo soluções e experiências parecidas, este é um dos livros sobre e-commerce fundamentais – ainda que não trate de e-commerce diretamente.

Agora, é com você! Leia muito, estude bastante o seu mercado e esse novo mundo em que pretende adentrar. Aproveite nossa lista de livros sobre e-commerce e use este conhecimento a favor do seu negócio. Faça da sua loja um sucesso na internet!

Leia também:

Principais regras e diferenças entre o Simples Nacional e o MEI

7 dicas para melhorar a reputação de sua loja virtual

5 erros que o pequeno empreendedor não pode cometer

Americanas

O marketplace da Americanas é a plataforma para você vender seus produtos em uma das maiores vitrines online do Brasil. Conte conosco para vender e desenvolver seu negócio!

veja ainda:

marcas de suplementos - destaque

Marcas de suplementos: as mais vendidas do Brasil 

O mercado de suplementos no Brasil é vasto, com marcas nacionais e internacionais, atendendo desde atletas a pessoas em busca […]

marcas de produto de cabelo - destaque

Marcas de produto de cabelo que toda loja deve ter 

Oferecer certas marcas de produto de cabelo pode transformar sua loja em uma referência no mercado O mercado de produtos […]

sustentabilidade - destaque

Sustentabilidade: a ascensão dos produtos sustentáveis no varejo 

A busca por sustentabilidade e a ascensão dos produtos sustentáveis no varejo refletem uma mudança irreversível nas demandas dos consumidores […]