Aprenda alguns truques de como tirar fotos de produtos para vender online e ter uma taxa de conversão muito maior
* Guest Post por BCreative Content
Não é segredo que a foto de produto é um dos principais fatores para conversão de vendas quando o assunto é e-commerce. Segundo pesquisa realizada pela Square, companhia americana financeira, 75% dos clientes do comércio eletrônico dizem que as fotos dos produtos são muito influentes na sua tomada de decisão de compra.
Apresentar os produtos em uma vitrine de e-commerce exige alguns cuidados para que o cliente se encante. Isso significa, ter fotos com ótima qualidade e que sejam um grande potencial para aumentar a sua conversão de vendas e até mesmo evitar a temida logística reversa – quando um cliente devolve ou troca o produto adquirido. Além disso o cliente pode ter à disposição uma grande variedade de lojas com o mesmo produto e a sua foto, nesse caso, poderá se destacar.
Antes de pegar a sua câmera e sair fotografando os produtos por aí, confira algumas dicas de como tirar fotos de produtos e potencialize o sucesso da sua loja online.
Fotos para sua loja online: como fazer?
Diversas técnicas são empregadas para fazer boas fotos de produtos. Já adiantamos que não é preciso investir em equipamentos caros ou até mesmo cenários arrojados. A câmera do seu celular e alguns ajustes de programas de edição de imagem podem fazer milagre. Confira a seguir algumas dicas!
1. Câmera
As câmeras evoluíram muito nos últimos anos. Você não precisa necessariamente de uma profissional para tirar as fotos de produtos da sua loja online. Você poderá tirar fotos de produtos com celular, desde que possua uma ótima qualidade na sua câmera. Mas se você puder investir em uma boa câmera semiprofissional, a DSLR é a mais indicada.
A dica é configurar o aparelho da melhor forma para que ele tire fotos com 100% da qualidade.
2. Iluminação
Além da câmera, ter uma boa iluminação para foto de produto é muito importante para garantir fotos que demonstrem com fidelidade o produto. Você poderá utilizar tanto a luz natural, como também luzes brancas – também chamadas de “luzes frias”. As luminárias fazem muito bem esse trabalho.
Para garantir que as fotos fiquem perfeitas, você terá que observar se a distribuição da iluminação está sendo feita corretamente. Em caso negativo, as fotos ficarão com sombras e reflexos indesejados.
Uma ideia muito interessante e que deixará as fotos de produtos com cara de profissional é fazer um mini estúdio fotográfico em casa. Para entender na prática como fazer o seu estúdio para tirar fotos de produtos, clique aqui.
3. Tripé
Um dos grandes aliados na hora de fotografar produtos é o tripé. Ele não deixará que as fotos fiquem tremidas ou até mesmo com o ângulo errado. Basta posicioná-lo corretamente e tirar fotos incríveis, seja com uma câmera semiprofissional ou até mesmo com o celular.
É possível encontrar esse equipamento por um ótimo valor, basta ficar atento às promoções.
4. Explore os ângulos
Na hora de comprar qualquer item online, os consumidores precisam ter a certeza que ele chegará exatamente da maneira como ele visualizou no site, por isso é importante que você tire fotos de todos os ângulos do produto.
O importante é que um produto tenha pelo menos 3 imagens extras que demonstre a sua textura e cor.
5. Edição da foto
Depois que você tirou a foto nada de subi-la no site sem ao menos realizar algumas edições básicas. Hoje é possível encontrar ótimos programas de edição gratuitos, como o VSCO CAM e o Lightroom em suas versões para celular, que contém algumas funções básicas e que deixam a foto muito mais vendedora.
Na hora da edição, você deverá observar se existe algum tipo de reflexo e se a cor da fotografia é exatamente a do produto real. O ideal é que você ajuste o brilho, saturação, contraste e deixe as cores mais atrativas e fiéis possíveis.
Outro programa do pacote Adobe, que ajudará muito é o Photoshop, que além das funções apresentadas no Lightroom também é possível tirar imperfeições. Ele possui tanto a versão Express (para celular) que é gratuita como também a Full (desktop e mobile) para quem quer ter mais recursos e pode investir.
Webinar BCreative Content: como produzir uma fotografia vendedora
Se você gostou dessas dicas sobre como tirar fotos de produtos para sua loja online, assista ao Webinar apresentado pela BCreative Content, a agência de conteúdo para e-commerce da B2W Digital, onde você terá mais dicas sobre o tema com especialistas da área. Nesse material, você confere como fazer sua pré e pós-produção e ainda como criar seu mini estúdio e tirar fotos de produtos na sua casa.
Clique aqui e confira o Webinar completo.
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