4 dicas para gestão de equipe remota

por Americanas

22 de junho de 2020

Confira algumas dicas para fazer a gestão de equipe quando todos trabalham de forma remota

A gestão de equipe exige muita atenção e quando isso é feito a distância, em trabalho remoto, é preciso redobrar o cuidado para manter a comunicação ativa, sem ruídos e as pessoas motivadas e bem direcionadas.

Um bom alinhamento de demandas e prazos é essencial, mas a boa gestão vai além disso. Separamos algumas dicas para quem pretende fazer uma gestão de equipe que tenha bons processos , resultados e envolvimento real da equipe. Confira!

1 – Tenha a certeza que todos possuem os equipamentos necessários

Um passo importante para a gestão de equipe remota é que todos tenham as ferramentas básicas que precisam para executar o trabalho, seja de onde estiverem. 

Como gestor, é seu papel entender qual será o processo de trabalho e alinhar com sua equipe as ferramentas que a empresa irá disponibilizar (Ex: equipamentos eletrônicos) e quais ficam por conta dos funcionários (Ex: mesas, cadeiras). 

Além disso, vale reforçar algumas dicas de ergonomia que possam ser mantidas em casa, além de cuidados com equipamentos da empresa durante o manuseio ou limpeza.

2 – Obtenha reports das demandas ou metodologias de gerenciamento de tarefas

Se você ainda não usa alguma metodologia de gerenciamento de tarefas, vale considerar utilizar um método que te permita gerenciar as demandas e entregas de sua equipe.

Crie reuniões periódicas para planejar novas demandas e acompanhar as entregas da semana, quinzena ou mês anterior. Sempre analise o espaçamento que faça mais sentido para seu negócio para que as reuniões sejam regulares, mas que dê tempo para a equipe entregar o que precisa.

3 – Utilize ferramentas úteis para o trabalho e comunicação

Além das ferramentas para a execução do trabalho, será preciso ter uma boa comunicação com sua equipe. 

O telefone pode ajudar, mas as chamadas por vídeo podem substituir melhor as reuniões presenciais porque elas permitem acompanhar mais elementos sobre as pessoas do seu time, checar se estão bem e se precisam de algum auxílio.

Google Hangouts (ou Google Meet), Skype, Zoom, Facebook Messenger e até o Whatsapp são ferramentas que permitem vídeo chamadas. Só vale você entender qual delas possui o melhor sistema para te atender. 

4 – Mantenha a comunicação regular

Não só tenha boas ferramentas para comunicação, mas procure fazer uso delas regularmente. 

Além de te ajudar a ter maior conhecimento sobre seu time, como estão, o que estão fazendo e ajudá-los com algum desafio, isso permite que as pessoas se sintam mais acolhidas, e em contato com seus colegas de trabalho e a empresa.

Por isso, não foque apenas em conversas particulares com os membros do time, mas também crie momentos para reuniões com toda a equipe. Tenha a certeza que todos estejam cientes do que seus colegas andam fazendo, das metas, direcionamento e entregas gerais da equipe, além dos rumos tomados pela empresa. 

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