Vender itens de cauda longa pode ser uma oportunidade muito grande para lojistas. Confira insights do Fórum E-commerce Brasil para a venda de itens de nicho
Nesta semana, durante os dias 28, 29 e 30, estará acontecendo a 20ª edição do Fórum E-Commerce Brasil. Em sua primeira edição global, o evento contará com a participação de palestrantes em três países diferentes: Brasil, Estados Unidos e Inglaterra.
A equipe B2W Marketplace acompanhou o evento e traz para o blog a cobertura dos momentos de maior destaque nestes três dias de muito conteúdo, tendências e informação para quem vende no mercado online.
O futuro do mercado de nicho
Chris Anderson, autor do livro “A Cauda Longa: Do Mercado de Massa para o Mercado de Nicho”, trouxe para os congressistas do Fórum E-Commerce Brasil alguns pontos muito interessantes sobre o seu objeto de pesquisa há tantos anos.
Ele começou sua palestra mostrando o que era relevante para o mercado 20 anos atrás e o que se mostra relevante hoje. Mais uma vez, em sua opinião, a cauda longa não falha. Para exemplificar isso, Anderson apresentou os canais mais vistos no YouTube, dividindo-os em:
- Canais de mídias (marcas) tradicionais
- Canais de indivíduos (que não estão ligados à nenhuma marca)
- Canais de novas mídias.
E por incrível que pareça, as pessoas comuns estão roubando a cena na internet. Por mais que canais de marcas ainda tenham mais inscritos, os de pessoas que criam conteúdo por conta própria têm mais acessos. Sejam canais de culinária, de vídeos cômicos, de música… É o nicho se mostrando um forte aliado de quem quer estar presente no mercado.
Anderson pontuou, para quem ainda não estivesse familiarizado com as diretrizes da cauda longa, que ela é conduzida pela equação:
Aumento de opções
+
Diminuição dos custos de busca
=
Melhor satisfação dos consumidores
Ou seja, quanto mais opções existem no mercado e quanto mais barato for para o cliente ter acesso a elas, mais satisfeito ele ficará, afinal, maiores as chances de ele encontrar realmente o que procura. Por exemplo, hoje, talvez ele não queira encontrar apenas uma loja que venda camisetas, mas, sim, uma loja que venda camisetas de super-heróis.
E até mesmo os maiores players do mercado, percebendo a força da cauda longa (ou seja, do mercado de nicho), estão se abrindo para isso. É neste cenário que surgem os marketplaces, que abrem espaço para que mercados de nicho entrem em seus sites, ampliando os seus sortimentos.
Para finalizar, o autor trouxe ainda segmentos importante do mercado nos quais os mercados de cauda longa se destacaram, abrindo espaço para mais pessoas:
- Propagandas: com as palavras-chave específicas
- Conteúdo online: YouTube, Spotify, Netflix, podcasts etc
- E-Commerce: B2W Marketplace, Amazon, Taobao etc
- Jogos mobile
- Social: micro influenciadores
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