O2O é uma abreviação que simboliza a conexão entre o mundo online e offline, isso quer dizer que o cliente pode comprar ou retirar seus produtos e serviços em ambos os ambientes. Atualmente essa junção do mundo digital e físico já acontece em aplicativos de comida, táxi, sites de compras coletivas e e-commerces.
Você sabia que de acordo com pesquisas da Associação Brasileira de O2O, as empresas com integração do negócio on e offline tiveram crescimento superior a 30% entre 2015 e 2016? Na China, por exemplo, esse aumento chegou a 200% há 3 anos, o que demonstra o imenso potencial de crescimento deste modelo de negócios.
Não, as lojas físicas não irão acabar
Há poucos anos, o mercado especulava sobre o possível desaparecimento das lojas físicas com o surgimento e rápido avanço do e-commerce, já que este, está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana e com uma diversidade de itens muito maior do que um estoque físico de loja é capaz de suportar.
Hoje já sabemos que existem consumidores que não abrem mão da experiência de compra de algumas categorias em lojas físicas, mas que podem querer aproveitar o melhor dos dois mundos:
- Comparar preços online, e em alguns casos até comprar o produto digitalmente, para poder retirá-lo em uma loja física no horário mais conveniente;
- Pesquisar pelo produto em plataformas onlines para ter um comparativo de valores, mas finalizar a compra offline indo a uma loja física.
Estes são alguns exemplos de como mesmo o cliente que pesquisa ou compra online, pode aproveitar os benefícios e conveniência que as lojas físicas oferecem a ele.
O O2O pode ajudar as lojas físicas a receberem mais clientes do mundo online, muitos deles extremamente qualificados e que podem não só movimentar as lojas, mas interagir com elas e seus produtos, adquirindo novos itens no ponto físico.
Mas, para isso, é vital que estas lojas estejam preparadas para receber e atender os clientes com excelência, a fim de gerar recorrência de compra. Caso contrário, o consumidor que teve uma experiência ruim, pode se tornar um detrator da marca.
Se você tem uma loja física, é hora de ter isso em mente e se preparar para integrar suas loja ao online, sem deixar de atender muito bem quem se dirige até seu endereço.
O2O nos marketplaces
Pensando nessa nova forma de consumo e também para aumentar o portfólio de serviços de entrega, canais como o B2W Marketplace oferecem serviços focados no O2O.
Aqui em nosso canal, por exemplo, temos o Click&Collect. Essa solução é oferecida para lojistas parceiros que vendem com a gente e tem o objetivo de agregar valor para quem possui uma loja física.
Nesta modalidade, lojistas podem se tornar um ponto de retirada de produtos vendidos em nossos sites, aumentando assim a visibilidade de suas marcas, com mais clientes circulando em suas lojas.
Com clientes qualificados das marcas Americanas, Submarino e Shoptime, além do ganho de visibilidade para as lojas físicas de nossos parceiros, eles podem ainda aumentar a conversão de vendas em seus pontos físicos, já que o cliente pode ter maior visão e contato com as marcas e produtos dos lojistas.
Vale lembrar que o Click&Collect é um serviço gratuito para todos os lojistas parceiros do B2W Marketplace que tenham pelo menos uma loja física. E eles podem tirar dúvidas e ativar o serviço no formulário a seguir. Caso você tenha uma loja e ainda não venda em nosso canal, basta se cadastrar como nosso parceiro neste link e depois ativar a modalidade.
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