Quando uma compra é confirmada, se inicia uma das principais partes da experiência do cliente: o packing, ou seja, a embalagem do pedido
Packing é um momento indispensável em qualquer operação de venda pela internet, principalmente porque, nas compras online, o consumidor não tem contato com o produto. Ele pode analisar as fotos, conferir detalhes da descrição e ler cada avaliação, mas a entrega final é o que vai definir a experiência dele.
Além disso, o pós-venda também é o momento de fidelizar o seu cliente. Por isso, é importante estar sempre atento às condições que o seu produto é entregue.
Afinal, o que é packing?
Como a própria tradução mostra, packing nada mais é do que o processo de preparação e embalagem das suas mercadorias antes do envio. Mas, apesar de parecer um processo simples, ele vai muito além de ser simplesmente a embalagem dos produtos e exige mais cuidado e atenção do que você imagina.
O packing tem uma influência direta na qualidade das suas entregas e na experiência final do seu consumidor, uma vez que, caso esse processo não seja feito corretamente, ele pode levar a possíveis danos no seu produto e consequentemente gerar insatisfação nos clientes.
Para te ajudar nesse processo de embalar e preparar os seus produtos, criamos um passo a passo definitivo para um sistema de packing organizado e eficiente.
1 – Conheça as necessidades do seu produto
Antes de definir uma embalagem, faça uma boa análise do seu produto e das suas necessidades. Confira o tamanho dos itens, material, forma, peso, entre outros detalhes que podem influenciar o empacotamento.
Alguns objetos podem demandar um cuidado maior do que outros ou até uma embalagem mais resistente. Então, caso o seu produto seja mais delicado, não economize no seu processo de packing! Esse investimento irá reduzir avarias e assim prevenir outras despesas.
Confira abaixo alguns pontos essenciais para criar uma boa embalagem para os seus produtos.
2 – Defina um espaço e comece a empacotar
Depois de definir as suas embalagens, estabeleça uma operação organizada e eficiente para o seu processo de packing, pois esse é um momento que exige atenção nos detalhes. Tenha cuidado com a quantidade de produtos que será empacotada e também fique alerta aos meios de transporte que serão necessários para o deslocamento da entrega. Dessa forma, você garante que o seu produto chegue sem defeitos até o consumidor.
Com os produtos na caixa, comece o processo de etiquetagem. Nesse momento, atente-se a anexar a etiqueta contendo todas as informações necessárias, como nome e endereço do cliente, número do pedido, entre outros. E não se esqueça da nota fiscal!
3 – Pense fora da caixa
Como destacamos no início, a entrega é o primeiro contato real que o consumidor tem com o seu produto. Por isso, o packing é a oportunidade perfeita para se diferenciar e fazer a sua loja ganhar ainda mais destaque. Aposte em embalagens criativas e de boa qualidade, que expressem a personalidade da sua marca e tragam os seus produtos de uma forma mais original. Às vezes, um pequeno detalhe pode fazer uma grande diferença na experiência final do seu consumidor e ainda colaborar para a sua fidelização.
Conte com os marketplaces para te ajudar
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