Investimentos publicitários podem gerar muito retorno para sua loja, mas é preciso ter um bom planejamento sobre isso. Veja algumas dicas!
Sabemos que o mercado publicitário está em constante crescimento e, considerando sua modalidade on-line, essa expansão fica ainda mais visível. Segundo pesquisa liderada pela IAB Brasil, os investimentos em publicidade devem crescer 12% em 2021 no Brasil, graças ao aumento de transações digitais. E esse número pode ser ainda maior se considerarmos as mudanças de comportamento causadas pelo isolamento social.
Nesse cenário de aquecimento das vendas on-line, a publicidade deve ser usada como alavanca na construção da sua marca. É através do planejamento de marketing que você vai entender quem é seu público-alvo e qual a melhor forma de se conectar com ele. Além disso, sua loja poderá explorar diversos formatos de divulgação para se comunicar com seus consumidores, fortalecendo a presença do seu negócio na mente desse público.
Porém, antes de começar, é preciso entender qual o principal objetivo da sua empresa com essas comunicações e quais formatos estão de acordo com a sua realidade financeira. Em um artigo anterior, nós já conversamos sobre os benefícios da publicidade e, em outro, te apresentamos alguns formatos possíveis para operar publicidade na Americanas Marketplace.
Hoje, queremos focar em alguns pontos importantes sobre investimentos em publicidade e em como quantificar o montante a ser investido.
Entenda a realidade da sua empresa
Para definir seu orçamento de marketing, você deve começar pela análise do seu faturamento mensal. Dessa forma, você conseguirá identificar o comportamento financeiro do seu negócio, analisando seu histórico e prevendo as diferenças de cada mês.
Com essa análise, vai se tornar mais fácil visualizar o quanto é possível aplicar nos seus investimentos de publicidade. Ao entender a margem do seu negócio, você compreende se é possível investir em múltiplos canais ou se deve focar em canais mais seguros e de venda direta.
Reconhecimento da sua loja
Agora é o momento de analisar sua posição no mercado, avaliar a concorrência e o quanto você está em evidência em comparação a ela. Afinal, estando menos presente que outros negócios da mesma categoria, quer dizer que você precisará de um esforço maior para se destacar, aumentando seu investimento.
A efeito de comparação, empresas com posições de destaque no mercado e que já são conhecidas pelo público, concentram seus investimentos em ações mais pontuais e que reforçam esse reconhecimento. Porém, não se engane, isso não quer dizer que elas investem pouco. Marcas que são referência no mercado, tendem a fazer grandes ações publicitárias em canais cuidadosamente estudados. Afinal, não só querem se manter em sua posição, mas também impulsioná-la para novos mercados.
Pensando nisso, lembre-se de considerar todos esses pontos no momento de definir seu orçamento de marketing. Foque em garantir a continuidade de suas ações e não deixe de acompanhar seus resultados a cada etapa. Assim, você poderá otimizá-las e potencializar seus ganhos.
Publicidade na Americanas Marketplace
Na Americanas Marketplace, os lojistas parceiros contam com a ajuda da Americanas Advertising para analisar e definir onde e como vão acontecer os investimentos de publicidade de cada negócio.
A Americanas Advertising oferece diversas soluções para impactar os clientes de forma estratégica, potencializando as vendas da sua loja com base em inteligência de dados.
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