Criar uma marca vai além de nome e logo: ela carrega toda a identidade da sua empresa e deve traduzir isso para o mercado.
O cliente está cada vez mais exigente e, muitas vezes, busca mais do que um produto, ele também procura uma experiência e uma marca que carreguem valores e crenças com as quais ele possa se identificar. Por isso, o processo de criação de marca é tão complexo.
Dar os primeiros passos para criar a sua própria marca envolve diversas questões importantes, que vão além de escolher os produtos, o nome e um logo para ela. E caso você deixe alguns pontos de lado, eles podem acabar fazendo falta na hora de desenvolver melhor a sua empresa.
A marca é a identidade de um negócio e deve refletir no mercado toda a sua essência e os seus valores. Para que isso aconteça, existem alguns passos essenciais para criar uma marca. Confira:
1 – Conheça o seu público e os seus concorrentes
Fazer uma boa pesquisa de mercado é o primeiro passo!
Descubra quem é o seu público-alvo e conheça muito bem suas preferências, costumes e comportamentos durante as compras. Isso será essencial para saber exatamente como impactá-lo.
Além do público, você também deve conhecer muito bem os seus concorrentes. O que os outros negócios do seu segmento estão fazendo? Como eles chegam até o público? Pesquise os seus concorrentes diretos e indiretos e entenda o que você pode fazer para se diferenciar deles.
2 – Defina a sua personalidade
A personalidade de uma marca é o conjunto das características que fazem ela ser única, como o seu tom de voz, identidade, valores e propósito.
Definir a sua personalidade é extremamente importante para unificar a forma como a marca se comunica. Todos os seus colaboradores devem saber muito bem “quem é” a sua marca para garantir que os consumidores também entendam isso claramente.
3 – Escolha o foco do seu negócio
No que a sua marca irá focar? O que você quer passar para o seu público? Esse posicionamento reflete o diferencial da sua marca e deve estar bem claro tanto internamente, quanto para o seus consumidores.
Com a personalidade e o posicionamento da sua marca definidos, você assegura que ela irá se posicionar no mercado da maneira exata que você busca.
4 – Escolha um nome
Tudo o que você entendeu e aprendeu sobre a sua marca até aqui, como personalidade, posicionamento e público, será combinado para a criação do nome dela.
O nome carrega a identidade da sua marca, então, ao criá-lo, você pode experimentar algumas possibilidades, como: combinar palavras, usar abreviações, criar uma nova palavra ou até fazer alguma associação aos seus produtos. Tudo isso sempre tendo em mente o impacto que esse nome irá trazer para o seu público e para o seu negócio.
Ao escolher um nome, não esqueça de verificar se ele já não existe e de registrar a sua marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), essa é a única forma de protegê-la de ser copiada.
5 – Crie um slogan
O slogan é uma frase curta e direta que posiciona a sua marca rapidamente e passa a principal mensagem do seu negócio.
Apesar de não ser obrigatório, o slogan pode ser um elemento fácil e bastante atrativo para você incluir nas suas comunicações. Então, se você escolher criar um, aposte em uma frase que passe o lema da sua marca e cause um impacto positivo no seu público.
6 – Defina a sua aparência
Chegou o momento de pensar no visual da sua marca. Comece estabelecendo cada elemento que será aplicado na sua identidade visual, como as cores, fontes, formas e símbolos. São esses detalhes que irão ficar na cabeça dos seus consumidores, facilitando a lembrança da sua marca e diferenciando-a dos concorrentes.
Além disso, com uma identidade visual bem definida, fica mais fácil aplicá-la em todas as suas comunicações, criações, site e canais de venda, unificando a aparência de tudo que está relacionado a sua marca.
7 – Crie um logo
Que tipo de mensagem você quer passar? Essa é a primeira pergunta a se fazer antes de definir o seu logotipo, pois assim como a identidade visual, o logo irá facilitar que o público se lembre da sua marca.
O logo funciona como o rosto da sua marca, por isso, pense em algo que represente bem o seu negócio. Além disso, leve em consideração os lugares onde esse logo será aplicado e pense em algumas variações de tamanho para trazer uma maior flexibilidade de uso.
8 – Formalize o seu negócio
Com todos esses pontos definidos, chegou a hora de colocar a marca em ação!
Criar um CNPJ é um passo importante para formalizar a sua empresa. Além de abrir algumas portas no mercado, ter um CNPJ pode te trazer alguns benefícios bem legais no trabalho.
Agora que você já tem todas as ferramentas estabelecidas, comece a desenvolver a sua marca, faça ela ser vista e crie um relacionamento com o seu público. Tudo isso fará a sua marca crescer cada vez mais e facilitará o seu progresso ao longo dos anos.
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