O e-commerce pode crescer mais de 20% em 2021. Veja algumas dicas para planejar sua estratégia de comunicação para o ano e aproveitar a data
Sabemos que o ano de 2020 mudou o comportamento de muitos consumidores, tornando-os mais digitais. Isso resultou na migração de muitos negócios já estabelecidos no meio off-line para o ambiente digital. Todas essas mudanças fortaleceram o modelo de marketplace e elevaram as expectativas para o e-commerce no próximo ano, que deve ter um crescimento de 26% no número de vendas, segundo pesquisa realizada pela Ebit/Nielsen.
Diante desse cenário, é importante mapear as principais oportunidades do ano para conseguir aplicá-las ao seu negócio de maneira estratégica. As datas comerciais, por exemplo, são uma grande alavanca para o e-commerce. Mas, investir na divulgação do seu sortimento para que ele esteja em evidência em todos os momentos, e não apenas em períodos com maior expectativa de venda, é essencial para fortalecer a sua marca e potencializar os seus ganhos.
Em meio a um ambiente competitivo, é muito importante ter um bom planejamento de metas e definir uma estratégia de comunicação para o próximo ano. Nesse artigo, separamos algumas dicas para te ajudar nisso.
Analise seus resultados do último ano
Faça um levantamento de todas as ações realizadas no ano passado e seus respectivos resultados. Em seguida, identifique quais não geraram o retorno esperado, quais têm potencial para serem desenvolvidas, e quais geraram bons resultados.
Assim, você conseguirá entender o que pode e deve ser aplicado no novo planejamento, e o que não é válido para o momento. Não se esqueça de explorar o porquê de algumas das ações não terem gerado bons resultados. Afinal, isso pode trazer insights para sua nova estratégia.
Atente-se ao calendário de varejo
Como sabemos, as datas comemorativas são grandes alavancas de vendas para o mercado e devem integrar sua estratégia de comunicação. Por isso, é fundamental que seja realizada uma análise do calendário do ano. É só clicar no link e você encontrará as datas mais importantes para guiar o seu calendário.
Você pode, inclusive, elaborar um calendário voltado apenas para o seu negócio, levando em consideração as datas que mais se enquadram no seu nicho. Assim, será possível mapear com antecedência os prováveis períodos de alta e baixa procura dos seus itens, para definir de maneira estratégica onde alocar seus investimentos.
Defina planos de mídia contínuos
A mudança de hábito dos consumidores aponta o e-commerce como um dos principais meios de compra. Por isso, é fundamental que a sua loja esteja sempre visível nas buscas.
Quanto mais exposto você estiver, maior o seu alcance e a sua chance de conquistar novos clientes e fidelizá-los. Isso fortalecerá a sua marca e potencializará suas vendas.
Atualmente, o mercado oferece diversas soluções que podem ajudá-lo a impactar o seu público de forma contínua e intensificar o seu planejamento de vendas no próximo ano. Os lojistas que vendem na Americanas Marketplace, por exemplo, podem contar com a Americanas Advertising, um canal de publicidade exclusivo da plataforma.
Nosso hub de publicidade possui diferentes formatos para que os lojistas consigam se manter presente em todas as etapas de compra dos clientes, aumentando competitividade, e intensificando a estratégia de venda.
Já vende com a gente? Então clique aqui e conheça todas as nossas soluções de publicidade! E se ainda não é nosso parceiro, cadastre-se já e comece a vender para clientes dos maiores sites do Brasil: Americanas, Shoptime e Submarino.
Leia também:
Você sabe como calcular seus investimentos em publicidade?
Como fazer uma promoção de vendas?
Os benefícios da publicidade no marketplace