Como ter frete e prazo de entrega competitivo no sudeste com CNPJ de outra região?

por Fulfillment

9 de fevereiro de 2021

Ter um bom frete e prazo de entrega para clientes do sudeste pode ser desafiador se o seu CNPJ está fora dessa região – mas algumas ações podem deixar sua loja mais competitiva. Veja quais

O e-commerce brasileiro está cada vez mais maduro no que diz respeito ao uso de estratégias de gestão que possibilitem o impulsionamento das vendas e a economia operacional. Contudo, o Brasil possui uma grande desproporcionalidade quando se trata da localização dos consumidores on-line.

Isso porque a maior parte deles está concentrada na região sudeste (64% de acordo com o EBIT).  

A dúvida que muitos lojistas têm, principalmente quando querem expandir os seus negócios para diferentes pontos do país, é: como ter um frete e prazo de entrega mais competitivo tendo um CNPJ fora do sudeste? Como concorrer com os lojistas desta região de forma mais justa e lucrativa? 

A sua resposta pode estar em um serviço cada vez mais comum no mercado, o fulfillment. Talvez, você não tenha parado para pensar nessa possibilidade ainda, mas vale a pena analisá-la e entender como o seu negócio pode se beneficiar com ela. 

Conheça o fulfillment!

Hoje, no mercado, existem algumas opções de serviço de fulfillment. Ele, basicamente, faz a gestão logística completa da sua loja, cuidando desde a armazenagem, embalagem, envio para o cliente e alguns até oferecem o serviço de logística reversa embutido. 

Ao terceirizar sua operação, seus produtos são armazenados em um centro de distribuição estratégico, no qual você passa a dividir o espaço físico com diversas outras empresas, tendo redução no custo operacional como mão de obra, equipamentos e espaço. 

Nesse tipo de operação, o mais interessante é que seus itens estarão mais próximos da maior parte dos consumidores, o que, consequentemente, trará mais agilidade ao processo de envio dos pedidos dentro da região sudeste. 

E existem as vantagens ligadas diretamente ao cliente. Afinal, com uma maior agilidade e assertividade no processo de envio, você conseguirá reduzir o prazo de entrega, melhorando a experiência de compra 

Olhando ainda para o cliente, ele pagará menos pelo frete, já que as empresas que prestam serviços de fulfillment têm melhores acordos com distribuidoras, devido ao alto volume de pedidos que enviam para todo Brasil.  

sudeste - interna

Como fazer o envio de seus produtos ao parceiro?

A forma mais simples é realizar a compra junto ao seu fornecedor e solicitar a entrega diretamente ao prestador do fulfillment. Assim, ele mesmo irá alimentar o seu estoque sem que você coloque esforços nesta etapa da operação.  

Mas atente-se à parte fiscal desse processo! O seu contador deve estar ciente da mudança para emissão das notas corretamente – tanto as notas de saída de produtos vendidos, quanto as notas de entrada ao fornecedor. 

Quanto custa esta operação?

Há vários formatos de cobrança, que podem variar de acordo com o prestador de serviço. Porém, geralmente você paga um valor para cada item armazenado e outro valor por manuseio da encomenda, o que inclui embalagem, fita e expedição do transportador. 

Em geral, os custos de uma operação fulfillment ficam muito próximos ao que você investiria para realizar todo o processo por conta própria, dentro do seu espaço, com a sua equipe e tecnologia. 

Mas a operação fulfillment se torna mais vantajosa a partir do momento que ela tira esse processo do escopo de trabalho da sua equipe. Assim, vocês podem focar na parte estratégica do negócio e em estar mais próximos dos consumidores. 

Para parceiros Americanas Marketplace

A Americanas Marketplace foi uma das pioneiras na prestação deste serviço, cobrindo seus parceiros em pontos estratégicos, como São Paulo, Rio de Janeiro e Recife. O nosso Fulfillment é exclusivo para lojistas da plataforma, que podem contar com uma solução logística completa e gratuita. 

Se você já vende na Americanas Marketplace, saiba que, com a nossa solução de Fulfillment, você consegue entregar uma alta performance operacional, o melhor prazo de entrega e o frete mais barato. Tudo isso com ressarcimento de 100% do valor da nota fiscal em casos de perda na armazenagem ou na entrega. E se o seu cliente precisar de ajuda no pós-venda, pode contar com o atendimento especializado do nosso SAC. É tudo por conta do serviço. 

O Fulfillment pode se tornar ainda mais interessante para alguns departamentos, como livros, brinquedos, automotivos, casa e construção e games. Isso porque, ao aderir ao serviço, eles ganham relevância no buy box da Americanas, Shoptime e Submarino. 

Se você já vende na Americanas Marketplace e ainda não aderiu ao Fulfillment, preencha o formulário abaixo e nossa equipe entrará em contato com todas as informações.

Leia também:

Como escolher uma transportadora para sua loja?

Frota Americanas foca na sustentabilidade e nos carros elétricos

Logística no marketplace: 5 dicas para agilizar processos

Fulfillment

O Fulfillment é o serviço de logística completa para os produtos dos parceiros que vendem na Americanas Marketplace. Auxiliamos com a armazenagem do produto e envio de pedidos até o atendimento pós-venda.

veja ainda:

estoque de segurança - destaque

Estoque de segurança: guia prático de como calcular

Descubra como calcular o estoque de segurança de forma precisa e eficiente para evitar rupturas e otimizar custos Manter um estoque […]

otm - destaque

Entenda o que é o OTM e o seu papel na logística integrada 

O OTM é fundamental na logística, hoje em dia. Veja mais sobre seu papel na otimização de processos e redução […]

dropshipping - destaque

Dropshipping: o que é e quais as vantagens e desvantagens

Entenda como funciona o dropshipping: modelo logístico que dispensa as etapas de estoque e frete Você já ouviu falar em […]