9 formas de atrair clientes para sua loja

por Alex Vargas - Núcleo Expert

27 de abril de 2021

* Guest post por Alex Vargas.

Atrair cliente é um ponto fundamental para as vendas do varejo físico e online. Mas você sabe como fazer isso? Veja algumas dicas que podem te ajudar nisso!

Em primeiro lugar, hoje em dia um dos principais desafios para os lojistas é ter destaque em relação à concorrência. Para ter destaque é importante oferecer um diferencial e aplicar boas estratégias para atrair clientes.

Atualmente, além da concorrência, o perfil dos clientes tem mudado e antes de efetuar qualquer compra o consumidor faz pesquisas, se tornando mais exigente até mesmo no atendimento.

Nesse conteúdo vou te ensinar 9 formas de como atrair clientes para sua loja. 

Não importa se você deseja apenas vender mais pela internet ou está pensando montar seu próprio negócio este ano.

Confira a seguir as 9 formas de como você pode atrair clientes para sua loja e que serão detalhadas aqui neste artigo:

  • Ofereça um bom atendimento;
  • Faça promoções;
  • Se beneficie com as datas comemorativas ;
  • Seja criativo com o visual da vitrine;
  • Ofereça um unboxing inesquecível;
  • Fique atento ao pós-venda;
  • Invista em marketing e venda mais pela internet;
  • Faça parcerias;
  • Diversifique os seus canais de venda;

1 – Ofereça um bom atendimento

Para manter um negócio, oferecer um atendimento com excelente qualidade é muito importante. Oferecer suporte ao público vai contribuir para a construção de uma boa reputação, atraindo assim mais clientes.

Além de um atendimento ruim não gerar fidelização, poderá fazer com que o cliente não compre e ainda criar uma reputação negativa para sua loja.

 Então tenha sempre em mente que oferecer um atendimento de excelência é imprescindível para ter uma boa reputação e atrair clientes para sua loja.

Um cliente bem atendido é um cliente satisfeito!

Veja a seguir 3 dicas para garantir um atendimento de qualidade oferecendo suporte eficaz aos seus clientes. Confira:

  • 1: Tenha agilidade no atendimento – Ficar esperando pode ser frustrante para o cliente e,além de gerar insatisfação, pode irritar o cliente;
  • 2: Seja profissional – Seja sempre simpático, mantendo uma boa educação e buscando agradar o cliente. Não leve críticas para o lado pessoal;
  • 3: Entenda qual a dor, ou seja, o problema do cliente – Não forneça respostas prontas, entenda qual a necessidade e expectativas dele com o atendimento.

2 – Faça promoções

É uma grande verdade que todo consumidor gosta de uma promoção, não é? Então use isso a seu favor! As promoções além de trazerem mais visibilidade para a marca também aumentam a taxa de ticket médio da compra fidelizando os clientes.

3 – Se beneficie com as datas comemorativas

Uma outra forma de atrair clientes para sua loja é promover campanhas em datas comemorativas (Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Dia dos Namorados, Black Friday, Natal, etc) .

Períodos comemorativos dão uma abertura maior para as vendas e permitem que as lojas saiam da rotina.

Faça promoções e comercialize produtos personalizados para chamar a atenção dos clientes e se destacar da concorrência.

Observação: É importante fazer um planejamento para se programar para as datas importantes.

4 – Seja criativo com o visual da vitrine

O primeiro contato do público com a empresa é a vitrine, basicamente ela funciona como um cartão de visitas da loja.

É muito importante que a vitrine seja criativa, inovadora, informativa e chame atenção do público.

As vitrines são fundamentais tanto para lojas físicas quanto virtuais, mesmo que na internet o conceito seja diferente.

Em lojas físicas você pode fazer uma vitrine com luzes, criando um ambiente chamativo ou intimista.

Nas lojas virtuais, o anúncio é a vitrine do produto. Fique atento ao título, à descrição e à imagem do produto, pois isso vai te ajudar a vender mais pela internet.

Veja a seguir alguns fatores que devem ser considerados nos dois tipos de anúncios do seu negócio. Confira:

  • Defina o público-alvo –  O primeiro passo a ser seguido, antes de montar uma vitrine, é definir e entender o seu público alvo, dessa forma você vai facilitar a abordagem ao cliente.
  • Tenha criatividade – Destaque-se da maioria, então invista no design  relacionado aos produtos que serão expostos, aproveite as datas especiais.
  • Faça a rotação de produtos – Não permaneça com os mesmos produtos na vitrine por longos prazos. Varie e destaque suas peças e produtos de maior relevância naquele período.
  • Atenção ao estoque – Verifique se tem uma boa quantidade de produtos armazenados, que seja suficiente para atender a demanda dos itens que estão na vitrine.
atrair clientes - interna

5 – Ofereça um unboxing inesquecível

Unboxing é o processo de abertura da caixa do produto, mais conhecido como unboxing experience e para muitos clientes esse é um processo muito aguardado.

Muitos canais no YouTube são focados em registrar esse momento. Sabendo disso, ofereça um unboxing inesquecível ao cliente transformando esse momento em uma experiência memorável, fidelizando o cliente.

Elabore uma embalagem que surpreenda o cliente e estimule essa fidelização, aumentando a visibilidade da sua marca.

6 – Fique atento ao pós-venda

Se o seu foco é fidelizar clientes, entenda que esse processo não acaba quando o cliente recebe o produto.

Construir um vínculo no pós-venda é uma tarefa complexa e requer dedicação. Para isso você deverá primeiro oferecer um atendimento excelente, como já mencionei acima, para garantir a fidelização do cliente. Depois disponibilize um suporte eficaz.

É importante manter contato no pós-venda através de e-mails ou até mesmo ligações e mensagens, que vai te proporcionar uma abertura para divulgação de campanhas, promoções e ainda reforçar o vínculo entre lojista e cliente.

Além disso, é relevante inserir espaços para obter reviews e feedbacks do público, para que você obtenha informações sobre o que pode melhorar.

7 – Invista em marketing e venda mais pela internet

Ter mais visibilidade é um dos pilares para alcançar mais vendas, porém, para anúncios funciona diferente. Entenda porque a seguir.

O marketing de conteúdo vem crescendo a cada dia, e o foco principal é atrair clientes a partir da oferta de conteúdos que sejam relevantes, resultando assim, na valorização da marca e consequentemente aumentando as vendas e proporcionando engajamento com o público.

Para que aconteça essa valorização e visibilidade na web é importante que você invista nas redes sociais, tráfego pago ou um blog para poder ampliar seu alcance e vender mais pela internet.

8 – Faça parcerias

Fazer parcerias com outras empresas é uma excelente estratégia para atrair mais clientes, impulsionando a visibilidade do seu negócio.

Para que isso aconteça, use a criatividade para pensar em benefícios tanto para as empresas envolvidas como para os consumidores.

Uma boa dica são os descontos e também o co-marketing entre as empresas.

9 – Diversifique os seus canais de venda

Uma outra boa forma de atrair clientes para sua loja é diversificar os canais de venda. Esse tipo de estratégia vai permitir que lojistas ofereçam aos consumidores uma experiência de compras completa.

O cliente terá a opção de comprar ou visitar a loja física, porém, também poderá comprar através de e-commerce e ainda buscar promoções da sua loja nos marketplaces.

  • E-commerces X Marketplaces

E-commerces próprios permitem que a empresa tenha mais autonomia, fazendo campanhas exclusivas de marketing mantendo um contato maior e mais próximo com os clientes, mas exige um investimento mais alto.

Marketplaces são espaços virtuais de grande visibilidade que permitem a participação da empresa em campanhas que são promovidas pela plataforma. Não exige muitos gastos.

Concluindo

Hoje você aprendeu 9 formas de como atrair clientes para sua loja. 

É interessante ressaltar que diversificar os canais de venda da sua loja vai oferecer ao cliente opções de comprar tanto na sua loja física quanto através de e-commerce. 

Espero que tenha gostado das informações. Até a próxima.

Leia também:

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Alex Vargas - Núcleo Expert

Especialista em Marketing Digital e Negócios pela Internet, com mais de 16 anos no mercado digital. Um dos maiores Infoprodutores do Brasil.

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