O que é razão social?

por Americanas

14 de junho de 2021

A razão social é o nome oficial da sua empresa. Saiba mais sobre ela e como criar a sua!

Razão social é um fator comum a todas as empresas. Se você vai montar o seu negócio, seja MEI ou ME, independentemente do segmento ou do tamanho da sua operação, ele precisa de uma. Mas você sabe o que é isso?

A razão social, também conhecida como denominação social ou firma empresarial, é o nome jurídico da sua empresa. É ele que você vai usar nos documentos legais, contratos, para abrir conta bancária do negócio… É ele, também, que irá aparecer na nota fiscal que vai para o cliente e na fatura do cartão de crédito dos consumidores.

Somada ao CNPJ e ao endereço, a razão social é um dos dados mais importantes da sua empresa. E ela é única, uma vez que não é permitido por lei que dois empreendimentos distintos tenham a mesma nomenclatura jurídica. Isso ajuda a evitar irregularidades.

Razão social x Nome fantasia

É importante lembrar que razão social é diferente do que chamamos de nome fantasia.

Enquanto a primeira aparece nos documentos oficiais, a segunda é a que está na home do site, ou na fachada da sua loja física. É o nome pelo qual os clientes conhecem o seu negócio. 

E eles não precisam ser, necessariamente, iguais. Mas o ideal é que tenham relação um com outro, para criar conexão entre marca e empresa. E até mesmo evitar confusões, como um cliente não identificar uma compra no cartão de crédito porque a razão social que aparece na fatura é completamente diferente e desconexa do nome fantasia, a ponto dele não reconhecer a empresa.

Dicas para escolher o nome jurídico da sua empresa

Escolher a sua razão social demanda tanta atenção quanto a escolha do nome fantasia. Isso porque ela precisa ser baseada na atividade da empresa e deve respeitar algumas regras. 

Para te ajudar, seguem algumas dicas que vão facilitar esse processo:

O nome deve ter uma identificação própria: pode ser um termo específico, o nome dos sócios ou uma sigla.

Nela deve constar no termo a área de atuação do negócio: como comércio, indústria ou internet, dependendo do setor de atuação.

Dê preferência para nomes não muito longos: é melhor quando o nome é de fácil compreensão.

Também deve aparecer a constituição legal do negócio. Atualmente, as opções são as seguintes: 

  • Microempreendedor individual (MEI)
  • Microempresa (ME)
  • Empresa de pequeno porte (EPP)
  • Limitada (LTDA)
  • Sociedade anônima (S/A)

Lembrando que são as siglas que devem constar na razão social. 

E como esse nome jurídico precisa ser único, é interessante que você pense em mais de uma opção, caso a sua escolhida já tenha sido registrada. 

razão social - interna

Como registrar a razão social do seu negócio

Antes de mais nada, é preciso se certificar que a sua escolha já não existe no mercado. Para isso, pesquise no Google, na Junta Comercial e nos cartórios. 

Caso o nome escolhido seja passível de registro (ou seja, nenhuma outra empresa já registrou), siga com o registro da razão social e da modalidade jurídica do negócio (uma dessas que citamos acima, no tópico anterior).

Com a razão social registrada, depois você vai usá-la em todas as outras etapas do processo de abertura do seu negócio, como a documentação do município, estado e outros órgãos. 

Mas se você for MEI, saiba que o processo é bem mais simples! E você pode realizá-lo todo pelo site Portal do Empreendedor.

E trocar, pode?

Poder, pode! Mas é preciso lembrar que, com a troca, todos os documentos registrados com a razão social antiga ficam invalidados. Logo, tudo precisará ser refeito.

Por isso, pense bem! Essa troca pode demandar bastante tempo, esforço e recursos para substituir toda documentação. 

E é devido a todo esse trabalho, que vale reforçar mais uma vez a importância de escolher bem sua razão social. Quanto mais ela for pensada, menor a chance de você precisar trocá-la. 

Leia também:

O que é marketplace?

Declaração de conteúdo: o que é e como funciona?

Como criar uma Política de Privacidade para seu e-commerce

Americanas

O marketplace da Americanas é a plataforma para você vender seus produtos em uma das maiores vitrines online do Brasil. Conte conosco para vender e desenvolver seu negócio!

veja ainda:

marcas de suplementos - destaque

Marcas de suplementos: as mais vendidas do Brasil 

O mercado de suplementos no Brasil é vasto, com marcas nacionais e internacionais, atendendo desde atletas a pessoas em busca […]

marcas de produto de cabelo - destaque

Marcas de produto de cabelo que toda loja deve ter 

Oferecer certas marcas de produto de cabelo pode transformar sua loja em uma referência no mercado O mercado de produtos […]

sustentabilidade - destaque

Sustentabilidade: a ascensão dos produtos sustentáveis no varejo 

A busca por sustentabilidade e a ascensão dos produtos sustentáveis no varejo refletem uma mudança irreversível nas demandas dos consumidores […]