Shoptime: saiba tudo sobre o primeiro home shopping do Brasil

por Americanas

24 de junho de 2021

O Shoptime é o primeiro canal de home shopping do Brasil. Conheça a história e curiosidades da marca que vão da TV até o digital!

Neste ano, o Shoptime completou 26 anos. São 26 anos atendendo o brasileiro em diversas plataformas, oferecendo comodidade no momento da compra e qualidade para tornar a casa de cada um ainda mais aconchegante.

Um dos maiores cases de sucesso do varejo brasileiro, o Shoptime se mantém relevante para o público, acompanhando as tendências do varejo e as mudanças de comportamento do seu público. Buscando, assim, oferecer o melhor atendimento e serviço sempre.

Vamos conhecer um pouco mais dessa trajetória?

Shoptime: 1995, tudo começou na TV

Muitas pessoas que hoje compram e vendem no Shoptime, não sabem que ele surgiu como um canal de TV a cabo totalmente dedicado às televendas. Inspirado no modelo norte-americano de home shopping, que ficou muito famoso com o canal Network, a novidade foi lançada em novembro de 1995. E só era possível comprar no Shoptime pelo telefone. 

O projeto foi o primeiro na América Latina a ter uma programação 24h focada em vendas. O objetivo era levar para o cliente um novo jeito de oferecer produtos nas áreas de cuidados pessoais, utilidades domésticas, cama, mesa e banho, informática, lazer, jogos e eletrônicos. 

A programação foi, inicialmente, dividida em programas de 25 minutos cada. E nela era possível conferir o uso, benefícios e diferenciais de diversos itens. Tudo de um jeito leve e divertido.

O grande desafio, naquele momento, era se diferenciar do serviço 1406, como eram chamados os comerciais de até 4 minutos de duração que também faziam vendas de produtos diversos. Além, é claro, de mudar o hábito do consumidor, fazendo com que ele passasse a comprar sem tocar, ou experimentar o item em questão.

Paralelamente ao lançamento do canal Shoptime, a marca lançou um catálogo de vendas, que os clientes podiam receber em casa. Era mais uma forma de oferecer aos clientes uma maneira cômoda e segura de comprar sem sair de casa. Ele era distribuído sete vezes ao ano em uma tiragem de 400 mil exemplares para todo Brasil.

Com o passar do tempo, a marca foi adquirindo a expertise de se comunicar bem com seu público, criando uma conexão poucas vezes vista no varejo. Afinal, conseguir manter a audiência ligadinha 24h por dia não é um trabalho fácil.

Hoje, a marca se consolidou como o maior shopping do Brasil, com um público fiel, que faz questão da experiência visual que a TV pode proporcionar. Um dos marcos do canal foi a venda de 500 máquinas de waffles em apenas 90 minutos, em 2003.

Um dos motivos que faz o sucesso do canal Shoptime está no fato de que o horário nobre é apresentado ao vivo. E já passaram por lá grandes nomes, como Ciro Bottini, Monique Evans, Roberta Close, Marcos Veras e Rafael Baronesi.

Atualmente a programação do canal é ao vivo todos os dias e possui como principais programas: 

  • Casa e Conforto: voltado para artigos exclusivos de cama, mesa e banho
  • Sua Casa: com dicas de viagens, jogos, brinquedos
  • Eletroinfo: modernidade e inovação nos últimos lançamentos do mundo da tecnologia
  • Prime Time: dicas para a cozinha e apresenta, também, as novidades tecnológicas para uma vida mais moderna e prática
  • TV UD: onde você encontra as melhores receitas e dicas de culinária

Hoje, a cobertura atual do canal ultrapassa os 11 milhões de lares, com audiência média de 50 milhões por mês. Seu público é formado por telespectadores de antena parabólica e ainda de televisão por assinatura (NET, SKY e Oi), ou você pode assistir pelo próprio site do Shoptime.

1997: a era da internet chegou!

Ainda em dezembro de 1995, o Shoptime teve o seu primeiro flerte com a internet. Foi a página Cybermall, onde os clientes podiam visualizar informações completas dos produtos anunciados na televisão. Mas as compras ainda deveriam ser realizadas através do telefone.

Com o tempo, a marca conseguiu, por meio do seu home shopping, influenciar os hábitos de compra dos clientes. Aos poucos, eles passaram a comprar cada vez mais sem precisar, necessariamente, tocar ou experienciar o item. 

Agora, era o momento de dar mais um passo e levar essa experiência de compra para outro nível, acompanhando a evolução da tecnologia. Assim, em 1997, a Shoptime lançou a sua loja on-line, a Shoptime.com. 

Ali, além dos produtos divulgados na televisão e no site, os clientes encontraram uma gama maior de produtos, com mais variedades e, inclusive, marcas próprias. Dessa vez, toda a experiência de busca e compra era realizada ali, dentro do site. 

Na internet, a marca foi responsável por grandes lançamentos e novidades que fizeram muito sucesso no mercado, como grill, panelas elétricas e outros eletrodomésticos portáteis. Tudo isso através da sua marca própria, a Fun Kitchen, que foi lançada em 2001.

A marca foi se posicionando cada vez como uma marca forte do e-commerce brasileiro, a ponto de ser adquirida, em 2007, pela B2W Digital. Com isso, o site passou a compor o time imbatível do e-commerce, juntamente à Americanas e ao Submarino. 

2013: todo mundo pode vender aqui!

Em 2013, a B2W Digital, mais uma vez, apostou alto no comércio eletrônico e criou a B2W Marketplace. A plataforma de marketplace nasceu para possibilitar que lojistas de todo Brasil pudessem vender seus produtos nos maiores sites da internet: Shoptime, Americanas e Submarino. 

A novidade acompanhou uma tendência que já se consolidava no mercado internacional e chegava, ainda meio tímida, às terras brasileiras. 

O marketplace é como se fosse um grande shopping on-line, onde o cliente encontra de tudo. O modelo de negócios é benéfico para quem vende e para quem abre espaço para novos vendedores. Para se ter uma ideia, o aglomerado que envolve a Americanas, Submarino e Shoptime registrou apenas em 2020, 1 bilhão de visitas, mais de 31 milhões de itens vendidos e R$16 milhões em faturamento pelos parceiros que vendem ali.

Uma novidade incrível desta nova fase foi que, com o marketplace, os lojistas parceiros passaram a poder divulgar seus itens no canal Shoptime. Os produtos selecionados entram na programação, de acordo com a afinidade entre programa e item. E eles são anunciados pelos apresentadores do canal.

Vale enfatizar que, hoje, o público do Shoptime é basicamente composto por:

  • 55% de mulheres
  • 53% entre 25 e 44 anos
  • 62% de pessoas da região sudeste
  • Pessoas das classes A, B e C
shoptime - interna

As marcas da Shoptime

Além de vender itens divulgados por parceiros e de grandes nomes da indústria, o Shoptime tem um grande diferencial: duas marcas próprias. 

Hoje, são três marcas que oferecem produtos de qualidade e preço justo para o consumidor. Cada uma focada em um nicho específico, trazendo diversidade e uma maior gama de opções. São elas:

Casa & Conforto 

A marca é voltada para produtos de cama, mesa e banho, trazendo o que há de moderno para o segmento. Sempre com um excelente custo-benefício.

Fun Kitchen 

A Fun Kitchen é a mais conhecida dentre as três marcas, oferecendo eletroportáteis de qualidade, com design inovador. Cozinhar pode (e deve) ser fácil e prático.

La Cuisine 

A La Cuisine é para quem quer facilidade, praticidade e qualidade no lar. Cheio de possibilidades dentro do nicho de utilidades domésticas, a marca traz um design exclusivo, com diversas opções para você facilitar a sua vida em casa. 

Quer conteúdo e inspiração? O Shoptime tem!

Mais do que vender, o Shoptime quer vender o que o cliente precisa, para que ele sinta que ali tem um parceiro e não apenas um fornecedor de bons produtos. Para estreitar ainda mais essa relação, a marca trabalha constantemente o marketing de conteúdo.

Essa vertente do marketing digital visa oferecer conteúdos relevantes para o cliente a respeito do universo da marca e dos seus produtos. Foi assim que surgiu o blog Diário de Casa e a página de inspirações Casa com Estilo

No blog, é fácil encontrar dicas diversas, passando por tecnologia e beleza, até o core da marca, que é voltado para itens de casa, com destaque para itens próprios e de parceiros vendidos no site. Categorias como decoração, organização, dicas para a escolha de produtos são algumas das mais acessadas. Além de várias receitas e drinks.

Já no Casa com Estilo, os clientes encontram inspirações de como utilizar os itens vendidos pela marca através das Campanhas de Estilo. O objetivo é que elas sirvam de ponto de partida para dar uma cara nova ao lar de quem acessa.

E você pode fazer parte dessa história!

Quando se fala em Shoptime, o que vem à cabeça é tradição, expertise e facilidade para vender on-line. Tudo o que você precisa para trazer o seu negócio para a internet! Aqui é o marketplace ideal para você que quer comercializar os seus produtos com segurança e alcance para todo Brasil. 

Já imaginou ter a sua própria loja dentro de uma marca tão grande assim? O site é uma excelente porta de entrada para pequenos e grandes lojistas no e-commerce. E é muito fácil começar a vender aqui! 

Faça seu cadastro na B2W Marketplace e entre para o nosso time de parceiros.

Leia também:

O que é marketplace?

Como vender na Americanas?

Vender no Submarino: passos para vender na marca referência em inovação

Americanas

O marketplace da Americanas é a plataforma para você vender seus produtos em uma das maiores vitrines online do Brasil. Conte conosco para vender e desenvolver seu negócio!

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