O Submarino é uma das pioneiras do e-commerce brasileiro. 100% digital e com foco no público “heavy user”, conheça tudo sobre a marca!
O pontapé do e-commerce no Brasil foi em 1996, com o lançamento da livraria virtual Booknet. A novidade era tamanha que a inauguração foi notícia em jornais de circulação nacional. Em 1999, porém, ela foi vendida para o projeto TBL S.A. E naquele momento nascia o que viria a ser um dos maiores e-commerces do país: o Submarino.
Antenado, jovem, moderno, aberto ao novo… Todos esses são adjetivos que descrevem muito bem a marca Submarino e estão presentes e visíveis na sua trajetória. Quem diria que a primeira loja on-line brasileira evoluiu, se aperfeiçoou, cresceu e se tornou uma das maiores representantes do mercado virtual no Brasil?
Neste ano, a marca completa 22 anos, sempre oferecendo os mais variados produtos e a melhor experiência para o cliente. Além, é claro, de cultivar uma relação sincera e próxima com seu público.
Para entender como o Submarino chegou até aqui com um público fiel, nada melhor do que entender todos os passos dessa jornada. Confira a seguir!
1999: de Booknet a Submarino
Com a aquisição da Booknet, a nova empresa abarcou os ativos da livraria, bem como a marca, o site de domínio da empresa, uma carteira de 50 mil clientes cadastrados e a experiência de trabalho no varejo on-line de mais de três anos.
Em 3 de novembro de 1999, o Submarino foi lançado e já era considerado o maior site de vendas de livros, CDs e brinquedos do país.
Uma das coisas à qual a marca se propôs foi trazer valor para os clientes, oferecendo mais do que produtos. Com isso, a marca entregava conteúdos exclusivos, como notícias diárias, entrevistas, resenhas e sinopses de livros e de CDs.
O e-commerce foi construído utilizando a mais moderna tecnologia disponível, em parceria com a Microsoft. E todo o processo de armazenagem, preparação e despacho eram informatizados e utilizavam os melhores padrões internacionais. Isso resultou em agilidade e precisão no atendimento de pedidos.
O sucesso e a recepção do público foi tanta que, já no primeiro mês de atuação, a empresa obteve um faturamento superior a um milhão de reais. No Natal, a empresa não conseguiu atender a demanda e foi preciso comprar produtos em lojas físicas para honrar os pedidos on-line. Ao final dos primeiros seis meses, contava com uma base de 500 mil clientes em todo o território nacional.
Em 2003, o site já disponibiliza cerca de 700 mil produtos diferentes, divididos em 17 categorias, com mais de um milhão de clientes atendidos e um faturamento de mais de R$ 211 milhões.
Submarino aqui, ali, acolá!
Junto com o lançamento da marca no Brasil, o Submarino inaugurou seu site na Espanha. Inclusive, esse fator foi importante e decisivo para a escolha do nome da empresa, pois era preciso um nome que fosse fácil de memorizar, funcionasse nas duas línguas e que tivesse domínio disponível nos dois países.
Ainda em 1999, passou a atuar em outros dois países (Argentina e México) e adquiriu a empresa argentina de material de escritório, a Officenet. A transação era benéfica para ambas: o Submarino aumentaria suas vendas para um IPO na bolsa americana Nasdaq,e a Officenet entraria no mercado brasileiro.
Mas em abril de 2000, com a mudança de diretrizes da Nasdaq, o Submarino precisou suspender as vendas no exterior, concentrando seus esforços no Brasil.
Submarino: sinônimo de tecnologia
Por ser considerada a evolução da primeira loja on-line do Brasil, que era uma livraria, o Submarino, desde o início, tem uma ligação especial com os leitores ávidos. Tanto é que, há um tempo, o site possui uma página toda dedicada à Bienal, que é atualizada com novidades do universo dos livros através de diversos formatos.
E como junto com os livros, os primeiros itens a serem vendidos eram relacionados à tecnologia, como gadgets, videogames e itens da cultura geek, esse é um público fiel da marca! E essa relação foi sendo construída ao longo dos anos.
E toda a identidade visual da marca, suas campanhas e comunicações são pensadas para abraçar, também, este público. Aqui, as mães são gamers, os filhos modernos, pais antenados, o amor é um direito de todos! E você pode conferir isso nas redes sociais da marca, como o perfil no Instagram.
Evolução: Submarino > B2W Digital > B2W Marketplace
O ano de 2006 foi marcante na história do Submarino. Foi nesse ano que aconteceu a fusão com a Americanas, que deu origem à B2W Digital, a companhia líder no segmento de vendas on-line no mercado brasileiro.
A nova empresa se tornou uma das gigantes do comércio eletrônico no mundo, ficando atrás apenas da Amazon e da Barnes & Nobles, ambas americanas. No ano seguinte, a B2W Digital adquiriu, também, o Shoptime.
Em 2013, a B2W Digital deu um passo além na sua estratégia e lançou o B2W Marketplace, um novo modelo de negócios que visava impulsionar as três marcas que compunham a empresa.
O marketplace pode ser caracterizado como um grande shopping on-line, onde o cliente encontra de tudo. Ele é benéfico para quem adere e para quem abre espaço para novos vendedores. Para se ter uma ideia, a B2W Marketplace registrou, apenas em 2020, 1 bilhão de visitas, mais de 31 milhões de itens vendidos e R$16 milhões em faturamento pelos parceiros que vendem ali.
A plataforma nasceu para possibilitar que lojistas de todo Brasil pudessem vender seus produtos no Submarino, Americanas e Shoptime. A novidade acompanhou uma tendência que já se consolidava no mercado internacional e chegava, ainda meio tímida, às terras brasileiras.
O que só o Submarino tem!
Cartão de crédito Submarino
Ainda em 2006, o Submarino foi uma das primeiras lojas a criar o seu próprio cartão de crédito. Com ele, os clientes podiam realizar financiamento em parcelas com juros para compras no site, além de ter acesso a um exclusivo programa de recompensas e promoções especiais.
Com pouco menos de seis meses de operação, foram emitidos mais de 50 mil cartões. Hoje, ele oferece ainda mais vantagens, como o parcelamento em até 15x sem juros, descontos exclusivos e limite de crédito diferenciado e o Programa Léguas, que permite o acúmulo de léguas para trocar por produtos no site.
Submarino Viagens
Com o Submarinos Viagens, você viaja tranquilo! O serviço oferece aos usuários reservas de passagens aéreas, hospedagem, pacotes turísticos, cruzeiros marítimos, seguro viagem, traslados e atrações turísticas.
A ideia para este serviço surgiu com a compra da Travelweb Viagens e Turismo, ainda em 2006. Através da novidade, o cliente tem acesso on-line a:
- +750 companhias aéreas
- 135 mil hotéis em todo o mundo
- Diversas empresas de locação de automóveis
- Entradas para mais de 4 mil atrações em todo o mundo
- Pacotes para mais de 150 destinos
O Submarino é para você!
O melhor, guardamos para o final: você pode fazer parte desta história e oferecer para o seu público a melhor experiência de compra da internet! Aqui é o marketplace ideal para você que quer comercializar os seus produtos com segurança e alcance para todo Brasil.
Já imaginou ter a sua própria loja dentro de uma marca precursora no varejo on-line e que já foi eleita a melhor loja virtual do Brasil? O Submarino é uma excelente porta de entrada para o e-commerce. E é muito fácil começar a vender aqui!
Faça seu cadastro na B2W Marketplace e entre para o nosso time de parceiros.
Leia também:
Heavy user: como atender à expectativa desse tipo de cliente?
Como as marcas podem se comunicar com a Geração Z