Veja lista dos brinquedos atuais mais vendidos na internet e dicas para definir as melhores estratégias para a venda destes itens
De acordo com a Abrinq, Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos, o setor de brinquedos cresceu 3,81% em 2023, faturando cerca de R$ 9,4 bilhões. E mais! Ele deve crescer 4% em 2024, atingindo R$ 9,8 bilhões. Este é um dado bem significativo para quem atua no mercado e deseja expandir seus negócios. Se quer saber quais são os brinquedos atuais mais vendidos na internet e dicas de como alavancar suas vendas on-line, acompanhe nosso artigo!
O mercado de brinquedos on-line em 2024
Uma coisa é certa: as pessoas estão cada vez mais aprendendo a comprar pela internet. E isso acontece em todos os segmentos e mercados.
Com um crescimento de 9,7% no primeiro trimestre de 2024 em comparação à 2023, as vendas totais do e-commerce brasileiros atingiram a marca de R$ 44,2 bilhões. Os dados são da ABComm, Associação Brasileira de Comércio Eletrônico. O ticket médio também subiu de R$470 em 2023 para R$ 492, por consumidor, em 2024.
No setor de brinquedos, as projeções também são relevantes. Segundo a Abrinq, se em 2010 o departamento de brinquedos vencia cinco itens per capita no Brasil, no ano passado (2023), o número subiu para 11 brinquedos.
Os dados também mostram que os brinquedos mais vendidos são aqueles classificados como relações sociais, com 17% das vendas, seguidos pelos focados em desenvolvimento afetivo (15%), criatividade e técnico empatados no terceiro lugar (13% cada um), e primeira idade (11%). Datas como o Dia das Crianças e Natal devem impulsionar as vendas ainda mais.
Como é possível ver a seguir, é em São Paulo que grande parte das empresas varejistas de brinquedos estão localizadas. Em seguida, temos Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul. As informações são do Econodata.
De acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), o Varejo teve alta de 1,1% na semana do Dia das Crianças 2023. A Fecomercio também apontou um crescimento de 0,8% nas vendas de produtos durante o Natal. Por isso, essas são datas importantes para o varejista ficar de olho, especialmente nas vendas de brinquedos, tradicionais nas duas datas.
11 brinquedos atuais mais vendidos na internet
Selecionar brinquedos para vender na internet se tornou, definitivamente, uma brincadeira de gente grande. E apesar do crescimento do mercado no e-commerce, ele ainda está cheio de oportunidades.
Para te ajudar a selecionar os melhores itens, com mais saída e conversão, preparamos uma lista dos brinquedos atuais mais vendidos na internet em 2024, segundo dados da Circana. Confira!
1 – Bonecos Avengers Olympus 24cm – Hasbro
2 – Conjunto Massinha Play-doh Brincando De Dentista – Hasbro
3 – Caixa Média de Peças Criativas Classic Lego – LEGO Group
4 – Casa De Boneca Dos Sonhos Barbie – Mattel
5 – Amoeba Azul – BH Toys
6 – Cara a Cara – Estrela
7 – Girafa Divertida Com Blocos Fisher Price – Mattel
8 – Quadriciclo Spider (Homem-Aranha) – Maral
9 – Pelúcia Patrulha Canina Skye Sunny 30cm – Sunny Brinquedos
10 – Hot Wheels Carrinho Básico Sortido com Escala 1:64 – Mattel
11 – Bichinho Virtual Bitzee Pet – Sunny Brinquedos
Aposte em um portfólio diversificado
Em um mercado onde as tendências mudam rapidamente e as crianças estão sempre em busca de novidades, é essencial manter um estoque variado que atenda a diferentes faixas etárias e preferências. Por isso, mescle brinquedos educativos, itens colecionáveis, produtos que estimulam a atividade física, motora, criatividade, etc. em seu portfólio.
Além de atrair um público mais amplo, a variedade também permite que as lojas possam adaptar suas ofertas de acordo com as mudanças sazonais e as novas tendências do mercado. Além disso, fique atento às oportunidades, como:
Personalização e customização de brinquedos
Uma tendência crescente no mercado de brinquedos é a demanda por personalização. Os consumidores, especialmente os pais, estão cada vez mais interessados em produtos que possam ser personalizados de acordo com as preferências de seus filhos. Oferecer opções de personalização não só aumenta o valor percebido do produto, como também cria um vínculo emocional entre o consumidor e a marca, incentivando a fidelidade e repetidas compras.
Impacto das licenças e parcerias
As parcerias e licenças com grandes marcas do entretenimento, como filmes, séries e videogames, têm um impacto significativo nas vendas de brinquedos. Produtos licenciados, como os brinquedos da Marvel e Pokémon, aproveitam o enorme apelo desses universos fictícios para atrair consumidores. Investir em brinquedos licenciados pode ser uma estratégia eficaz para capitalizar em cima da popularidade de personagens e franquias que estão em alta.
5 dicas para alavancar suas vendas de brinquedos on-line
Agora que você já sabe quais produtos têm feito a cabeça da criançada (e de alguns adultos), é importante entender como destacar o seu negócio, ganhando mercado e alavancando suas vendas.
Para te ajudar, separamos algumas dicas práticas e valiosas, que vão permitir que você defina suas estratégias de maneira mais assertiva, focada no seu mercado e de olho no que o cliente quer e precisa.
1 – Defina seu portfólio e o segmento de mercado
Brinquedos é um segmento extremamente nichado e você pode escolher entre atender uma destas demandas, ou ser mais abrangente. É importante analisar as variáveis e as possibilidades mais interessantes para, então, definir uma estratégia. E por estratégia, entende-se preço e portfólio de produtos.
Algumas opções de nicho:
- Gênero (que tende a cair em desuso)
- Faixa etária (recém-nascidos, infantis, adultos, entre outros)
- Divisão por tipos de produtos (educativos, licenciados, super-heróis ou bonecas etc)
Para você entender melhor como funcionam os nichos e quais as vantagens e desvantagens de optar por um, indicamos o artigo “Como identificar um nicho de mercado para vender on-line”.
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2 – Esteja atento aos lançamentos
O mercado de brinquedos é muito dinâmico. Os lançamentos são constantes e um novo produto que chega, pode colocar outro para escanteio. Por isso, esteja atento aos lançamentos do mercado e aos demais fatores que influenciam isso.
Desenvolver esta estratégia fará com que você seja capaz de reagir a picos de demanda por um determinado item.
Nossa dica é: estabeleça uma relação próxima com os seus fornecedores. Isso vai te ajudar a garantir uma compra e reposição rápida e preferência na aquisição das novidades.
3 – Aproveite as datas comemorativas e temáticas
Natal e o Dia das Crianças são duas datas em que a conversão do setor de brinquedos cresce exponencialmente. Logo, não deixe de aproveitar essa oportunidade! Prepare o seu marketing e o seu estoque para estes períodos de alta demanda.
Tenha sempre mapeadas as principais datas de vendas. Você pode acessar o calendário que preparamos e identificar quais datas do varejo fazem mais sentido para o seu negócio.
Assim é possível definir estratégias de reposição de estoque e otimização de preços.
4 – Fique de olho em quem lança tendências
O cinema sempre foi um canal que lança tendências que refletem diretamente no mercado. Com brinquedos não seria diferente. Franquias de super-heróis, desenhos animados e live-actions são alguns dos possíveis ditadores de moda do setor.
É importante que você esteja atento ao que acontece nas telinhas e que podem interferir nos seus negócios. Nos próximos meses vai estrear um filme do Homem-Aranha? Programe-se para atender a possível demanda por tudo que gira em torno do personagem.
Mas de uns anos para cá, outro canal tem lançado tendências: o YouTube. Ou melhor, os influenciadores mirins que mantém um canal na rede, indicando brinquedos, fazendo reviews e criando em quem acompanha o desejo pelos novos brinquedos.
Alguns nomes fortes são:
Maria Clara & JP: os irmãos Maria Clara e João Pedro têm o maior canal infantil brasileiro no YouTube, com 44 milhões de inscritos e 29 bilhões de visualizações. Os vídeos costumam abordar brincadeiras, historinhas, desafios e paródias de músicas e conteúdos populares nas redes sociais.
Valentina Pontes: Valentina apresenta aos fãs sua rotina, bem como brincadeiras e review de brinquedos. Hoje, ela conta com 25 milhões de inscritos e 9 bilhões de visualizações.
Planeta das Gêmeas: as gêmeas Melissa e Nicole mostram suas rotinas com brincadeiras, teatrinhos, vlogs e até videoclipes musicais. Possuem 14 milhões de inscritos e quase de 3 bilhões de visualizações.
Bela Bagunça: Isabela Castro traz vídeos de novelas, brinquedos, teatros, histórias e desafios. O diferencial do canal é que a garota se preocupa em atingir tanto o público feminino como o masculino. Seu canal tem 12 milhões de inscritos e quase 3 bilhões de visualizações.
Brincando com o Rafael: ensina brincadeiras, mostra seus passeios e viagens, além dos desafios com seu irmão. Hoje, são 11 milhões de inscritos e quase 4 bilhões de views.
Para além de acompanhar o conteúdo que essas crianças produzem, ficando atento ao que pode sofrer uma alta na demanda, também é possível mapear esses pequenos influenciadores para campanhas de marketing e parcerias digitais.
5 – Anuncie nos marketplaces
Estar onde o seu cliente está é essencial. E quanto mais fácil te encontrar, melhor! Por isso, mesmo que você já tenha uma loja on-line, vendas nas redes sociais ou tenha um negócio consolidado no varejo físico, o marketplace sempre pode ser uma boa opção!
A reputação e credibilidade das grandes redes varejistas, como a Americanas, ajuda a atrair consumidores e gerar mais negócios. Eles estão acostumados a encontrar tudo que precisam por lá. Então, é lá, também, que buscam por produtos para diversão. Veja a opinião de um parceiro do canal que vende brinquedos:
Essas lojas também apostam alto em marketing digital e anúncios para que os produtos dos seus parceiros sejam encontrados pelos mecanismos de busca e que apareçam com mais frequência na publicidade on-line.
Se você deseja trazer a sua loja de brinquedos para o e-commerce, ou se planeja abrir o seu negócio diretamente na internet, o marketplace da Americanas é o lugar certo para você começar a sua experiência!
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