Uma loja cadastrada como ponto de retirada do online pode receber mais visitas e ter mais oportunidade de venda para um público qualificado
Um ponto de retirada nada mais é do que uma loja física que permite que os clientes retirem, em suas instalações, os produtos que eles tenham comprado de forma on-line, seja em um e-commerce próprio da loja ou em e-commerces parceiros.
Os e-commerces que oferecem essa modalidade de entrega permitem que os compradores escolham essa opção como uma alternativa ao delivery. Com isso, muitas vezes, os clientes conseguem bons descontos no frete (ou até isenção) e melhores prazos de entrega. E tudo isso optando pela retirada do item em um local que já está mapeado na rota de frete daquela loja.
Em geral, os clientes optam por endereços mais próximos à suas casas ou locais de trabalho.
A seguir, destacamos os principais benefícios de cadastrar sua loja física como um ponto de retirada de grandes e-commerces:
1 – Maior divulgação para a sua loja
Quando sua loja se torna um ponto de retirada de um grande e-commerce, isso faz com que ela fique em maior evidência para aquele público. Todas as pessoas que já compram naquele site e estão em sua região podem, em algum momento, se deparar com sua loja como opção de retirada de um item.
Essa é uma forma da sua marca aparecer mais para um consumidor qualificado, e que tem migrado para a internet, mas sem necessariamente investir tanto em marketing digital. Sua loja sempre será uma opção para seus vizinhos retirarem itens comprados on-line, e assim eles podem conhecer ou lembrar da sua marca.
2 – Aumento no fluxo de consumidores
Além de ser mais impactado pela sua marca, caso o cliente escolha sua loja para retirar o produto, isso pode ampliar o fluxo de consumidores que visitam seu espaço físico!
Sobretudo se o seu comércio não está localizado em uma avenida movimentada ou em um centro comercial, o maior fluxo de consumidores será uma ótima oportunidade para ampliar a movimentação com potenciais clientes do seu bairro, aumentando as chances de venda de seus próprios produtos.
Como os clientes costumam optar por um ponto de retirada próximo de suas casas ou trabalho, se eles gostarem de suas ofertas e atendimento, poderão voltar com frequência e indicar a sua loja para pessoas próximas.
3 – Retiradas podem render compras
Com o maior fluxo de visitas em sua loja, é estratégico aproveitar para destacar seus produtos de maior potencial e criar incentivos e promoções para quem desejar adquiri-los ali mesmo.
Aproveite o momento para mostrar as ofertas e oferecer itens de fácil saída. Em dias quentes, por exemplo, é quase certo que o cliente aceite um suco, refrigerante ou mesmo uma água gelada de uma lanchonete. Se tiver geladeira de bebidas, não deixe de sugerir algo.
Uma pesquisa, realizada neste ano, com clientes que retiraram produtos em lojas, mostrou que 65% daqueles que fizeram compras no momento da retirada adquiriram alimentos ou bebidas.
Mesmo em outros ramos de negócio, aproveite o momento para apresentar coleções novas, saldos, e fazer um atendimento de primeira linha, que faça com que o cliente queira voltar. Havendo abertura, você pode cadastrá-lo em sua base de clientes ou ainda oferecer um cartão fidelidade para manter a relação ativa com ele.
4 – Posts positivos nas redes sociais
Capriche no atendimento! Se for bem recebido na hora de retirar o produto, o cliente pode compartilhar essa experiência em suas redes sociais, por meio de avaliações positivas ou fotos do produto que acabou de retirar. Isso pode gerar maior divulgação, engajamento e até vendas para você no futuro.
Caso você não possa atendê-lo pessoalmente, destaque um funcionário mais qualificado para recebê-lo, entregar o pedido com cuidado, e educamente oferecer um café ou suco e sugerir que ele conheça sua loja.
Se puder, dedique um espaço exclusivo da loja para esse atendimento, transformando-o em um momento especial e digno de um post nas redes sociais. Se ele gostar muito da experiência e fizer isso, sua loja ganha mais relevância digital e pode atrair mais e mais clientes!
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