Posicionar seus produtos no topo da pesquisa no marketplace aumenta suas chances de venda. E você pode ganhar as primeiras posições na busca seguindo alguns pontos.
Em um cenário cada vez mais digitalizado, o que uma marca precisa fazer para ser facilmente encontrada em uma operação digital dentro de um e-commerce? O que fazer para se destacar quando o cliente pesquisa no marketplace pelo seu produto? Você encontrará soluções para estas perguntas ao decorrer deste artigo.
Os consumidores estão cada vez mais informados, e isto é uma realidade. Para atender aos anseios deles, os vendedores e anunciantes do marketplace precisam entender alguns pontos e estabelecer processos de entrega de conteúdo rico, entre outras otimizações.
Posicionar os seus produtos no topo das buscas de um marketplace depende de muitas variáveis combinadas, todos os elementos possuem sua força, mas não são suficientes se trabalhados de forma individual.
A Americanas Advertising, hub de publicidade da americanas s.a., exibe anúncios de forma dinâmica, para que todos os anunciantes tenham chances minimamente igualitárias para exibir suas campanhas. São soluções que complementam uma estratégia macro, em que outros critérios devem ser respeitados. E vale ressaltar que neste artigo estamos abordando a importância e vantagens de estar bem posicionado nas buscas do marketplace.
Por que é importante se posicionar no topo quando o cliente faz uma pesquisa no marketplace?
Contra dados não há argumentos, não é mesmo? Com base em dados de pesquisa interna, 90% das compras são originadas na primeira página de busca. Isso significa que somente 10% dos usuários dos sites do grupo navegam nas demais páginas, que são “infinitas a depender da categoria e do sortimento de produtos.
De acordo com a Conversion, só em fevereiro de 2021, as lojas online receberam 1,49 bilhão de acessos, um aumento de 21% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
O comportamento de compra está em constante mudança rumo ao digital e o marketplace tem ganhado cada vez mais destaque neste cenário, pois passa muita credibilidade com as marcas fortes e a segurança do frete, entre outros atributos positivos.
Por isso a importância de se posicionar no topo das pesquisas em plataformas de marketplace é estrategicamente impactante para os seus negócios.
Como anunciar na Americanas Advertising e alcançar as primeiras posições na busca no marketplace
A Americans Advertising é a plataforma de anúncios para vendedores da Americanas Marketplace. Através das vitrines patrocinadas e outras funcionalidades, os produtos ganham mais destaque e relevância dentro dos marketplaces da americanas s.a., o que contribui para um aumento representativo de vendas.
Começar uma campanha é relativamente simples e intuitivo. Mas primeiro é necessário dar uma atenção à escolha do seu portfólio e, dentro dos produtos que deseja anunciar, ver quais se adequam ao seu objetivo nesta campanha.
Uma dica é criar um grupo de anúncios com seus melhores produtos. Pois eles já apresentam uma boa taxa de conversão e de cliques. Essas métricas podem te ajudar no leilão das vitrines em conjunto com o CPC.
Ainda assim, com mais destaque e relevância nos mecanismos de busca dos marketplaces, os anunciantes estão atentos às otimizações que podem ser aplicadas para que os seus produtos estejam sempre no topo das buscas.
Mas tudo que é bom pode melhorar, certo? Então aqui vão algumas dicas de como você pode fazer isso para alavancar as suas vendas e não deixar que suas soluções não saiam da cabeça do consumidor em nenhum momento da jornada de compra.
Elabore bem os títulos
O título é o seu cartão de visita. Eles são um elemento fundamental nos seus anúncios, pois através dele os usuários os encontram. Passe clareza e objetividade. Deixe as informações extras para o preenchimento da descrição e da ficha técnica.
Neste artigo mostramos como preparar bons título para seus anúncios.
Faça descrições completas
A descrição do anúncio é fundamental. Nela você pode trabalhar com palavras-chave referentes ao seu produto e destacá-los nas buscas. Esse é o local ideal para descrever de forma detalhada tudo que for relevante sobre o produto.
Veja a importância da descrição no processo de venda neste artigo.
Capriche nas suas fotos
A primeira impressão é a que fica. Essa expressão faz muito sentido para destacar seus produtos no topo da busca. Uma imagem atraente é a chave para trazer mais cliques e aproximar os usuários. Procure colocar imagens com qualidade para exibir seus produtos.
Separamos este artigo com boas dicas de fotos para produtos em marketplace.
Preencha as fichas técnicas
Diga-me onde clicas e te direi o que és. Esta adaptação da famigerada expressão explica a importância da ficha técnica para as buscas de produtos no marketplace. Estes dados técnicos dos produtos passam a explicação mais detalhada dos mesmos. Se sua ficha técnica não estiver completa, isso poderá afetar sua performance nos resultados de busca.
Veja neste artigo como deixar a sua ficha técnica apropriada.
Gerencie adequadamente seu estoque
Para ajudar no seu posicionamento, você precisará fazer um bom gerenciamento de estoque. E isso precisa ser informado! Ter disponibilidade com produtos a pronta entrega ajuda no seu posicionamento. Quanto menor for o seu prazo de disponibilidade, melhor será o seu posicionamento.
O importante é que seu cliente saiba quando vai receber seu produto. Portanto, caso não tenha disponibilidade, por qualquer motivo que seja, deixe isso indicado.
Leia 5 dicas sobre a importância do gerenciamento do estoque neste artigo.
Fique atento na categorização
Existe um motivo para termos deixado este tópico mais para o final. A categorização dos seus produtos é algo que você não pode e nem deve negligenciar.
Seguir os passos anteriores é um bom caminho para posicionar seus produtos no topo das buscas no marketplace, mas a categorização é primordial para que esta estratégia funcione e aumente consideravelmente as suas chances de destaque.
A categorização permite que os usuários encontrem de maneira rápida os itens buscados, fator essencial para subir posições na pesquisa e diminuir a taxa de rejeição. Além do fato de que os seus produtos serão encontrados onde eles devem estar. Por exemplo: não dá para você anunciar autopeças e elas aparecerem na categoria de cama, mesa e banho. Afinal, os clientes não procuram por isso e nem esperam encontrar autopeças no meio das toalhas. Por isso, não perca a exposição e categorize corretamente.
Se você tiver dúvidas sobre como categorizar, o pessoal da Jet E-commerce fez um artigo bem bacana sobre categorização.
O que você ainda está esperando?
Acesse a nossa plataforma, comece a otimizar os pontos que exigem atenção para destacar seus produtos na busca dos marketplaces e atinja novos patamares de resultados com ajuda das nossas soluções de anúncio.
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