O que é a Black Week e como aproveitá-la?

por Americanas

10 de junho de 2024

A Black Week marca a semana de ofertas da Black Friday. Veja mais sobre ela e como se planejar para aproveitar as oportunidades deste período

Você já ouviu falar da Black Week? De uma forma geral, ela é um evento informal que pega carona na força da Black Friday.

A ideia surgiu exatamente para estender as promoções que acontecem durante a sexta-feira mais agitada do varejo do e-commerce – e em alguns lugares, também do varejo físico. Algumas marcas, entendendo o impacto positivo que a data trouxe para o mercado, decidiram prolongar as promoções e condições especiais por uma semana inteira. 

Se você pretende aderir à Black Week deste ano, veja, a seguir, mais sobre a data e algumas dicas importantes para você preparar o seu negócio.

Vantagens da Black Week

As vantagens da Black Week são muitas, tanto para consumidores quanto para empresas. Para os consumidores, é a chance de adquirir produtos desejados a preços reduzidos, economizando significativamente. As promoções abrangem uma vasta gama de produtos, desde eletrônicos e eletrodomésticos até roupas e cosméticos, permitindo compras diversificadas.

Para as empresas, a Black Week representa um aumento significativo nas vendas, esvaziamento de estoques e oportunidade de atrair novos clientes e fidelizar os antigos. É um período estratégico para alavancar o faturamento e melhorar o fluxo de caixa.

Preparando seu e-commerce para a Black Week

Quando se fala em preparar a sua loja para Black Week, isso não é apenas uma expressão. Pense em quanto sua demanda aumenta durante a Black Friday. Bom, com a Black Week você terá um aumento parecido durante toda a semana, incluindo mais dias além da sexta-feira.

Por isso, estude e estruture boas ofertas, que vão ser do interesse do seu público, mas não vão espremer sua margem de lucro mais do que o aceitável. Lembre-se, também, que publicidade para os produtos é algo extremamente importante e que vai fazer todo o seu investimento e planejamento valerem a pena. 

Uma boa estratégia é começar a oferecer descontos no fim de semana que antecede à Black Friday, já apresentando a sua campanha da “Black Week”. Por isso, entenda com antecedência como você precisará repor o seu estoque, negociando prazos e preços melhores com os seus fornecedores.

Além disso, é importante que você:

Negocie bem com seus fornecedores

Para as lojas, a Black Week requer um planejamento estratégico robusto. Uma das primeiras ações é a negociação com fornecedores para garantir preços competitivos e um estoque adequado. Com uma boa negociação inicial você consegue criar ofertas mais atrativas para os clientes sem comprometer sua lucratividade.

Aumente seu orçamento em marketing para o período

Este é um período de alta demanda e procura por parte dos clientes, mas lembre-se que muitos outros lojistas também vão aderir a esta campanha e a concorrência tende a ser acirrada. Por isso, é importante que sua loja seja mais vista e seus produtos mais divulgados… Logo, invista ainda mais na sua estratégia de marketing

Anúncios nas redes sociais, campanhas de e-mail marketing e parcerias com influenciadores podem aumentar significativamente a visibilidade das promoções. Criar uma landing page específica para a Black Week no site da loja também pode facilitar a navegação dos clientes e aumentar as conversões.

black week - interna

Entenda o que a sua concorrência está fazendo

Mapear as estratégias da sua concorrência vai te ajudar a entender para que lado caminha o seu mercado de atuação e como ele se posiciona. Quais os produtos mais impulsionados, as formas de pagamento oferecidas, os kits… 

Criar boas promoções

Baixar os preços daqueles produtos que serão atualizados em breve, ou que você deseja liberar do estoque são ótimas estratégias. Criar um combo de produtos também é uma boa opção, agregando itens de muita procura com aqueles de menor saída.

Se você vende em um marketplace, observe a estratégia adotada pela plataforma. Ela certamente tem uma equipe dedicada a estudar a data e analisar as melhores formas de atrair clientes, aumentando as chances de conversão. Na Americanas, por exemplo, os parceiros têm uma série de campanhas às quais eles podem aderir durante esta ou outras datas comemorativas, onde o lojista assume uma parte da promoção e o marketplace a outra.

Criar uma política de fretes

Quem trabalha com loja online sabe que frete grátis é um forte atrativo para o cliente, que pode se tornar até fator decisivo. Por isso, entenda, dentro da sua estratégia de precificação, como é possível oferecê-lo para itens de maior saída e concorrência. 

Você pode ofertá-lo em itens específicos ou para quem comprar a partir de determinados valores, ajudando no aumento do seu ticket-médio. 

Organize o seu estoque de acordo com a sua estratégia para a data

Em uma data que bate recordes de vendas, é preciso estar preparado para vender muito em todos os seus canais de vendas. Por isso, observe com antecedência como é a sua demanda em cada um deles e faça um trabalho personalizado de reposição de estoque.

Aderir à Black Week pode trazer algumas vantagens para sua marca além do aumento nas vendas, como a captura de novos clientes, uma maior popularidade e reconhecimento de marca para o seu negócio e maior credibilidade e confiança junto ao público.

E se você deseja abraçar mais esta data do varejo, a hora de começar a planejar é agora! Assim, você terá tempo para analisar o seu negócio, as melhores estratégias, negociar com fornecedores… Uma semana inteira de ofertas exige dedicação e planejamento para que o resultado seja o esperado. Então, esteja preparado para esta Black Week!

Leia também:

O que é Black Friday e quando ela acontece?

O que é Cyber Monday e como aproveitar a data para vender seus produtos?

5 dicas para melhorar seu gerenciamento de estoque

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