*Guest post por Giovanna Parra, da Nuvemshop.
Uma prova social é uma confirmação de outras pessoas, através de depoimentos e comentários, de que um produto ou marca valem a pena
Sabe quando aquele amigo ou parente te indica um produto porque sabe que, realmente, vale a pena adquirir? Ou, então, quando você está com dúvidas sobre comprar algo pela internet, devido à confiabilidade dos sites, e confere os comentários e avaliações de outros clientes que já adquiriram o produto? Isso é chamado de prova social.
O ser humano precisa de indicações para realizar uma compra, seja pelo boca a boca, por redes sociais, como o Instagram, Facebook e Twitter, ou, até mesmo, na aba de comentários da sua plataforma de e-commerce.
Por isso, ao longo deste conteúdo, vamos entender como você pode usar esse fenômeno a favor do seu negócio. Vamos começar?
O que é prova social?
Prova social é o depoimento das pessoas que já adquiriram seu produto. Segundo Cavett Robert, consultor de vendas e motivação, 95% das pessoas compram com base na opinião e na experiência de outras pessoas.
“Como 95% das pessoas são imitadoras, e apenas 5% são iniciadoras, elas são convencidas mais pelas ações dos outros do que por qualquer prova que possamos oferecer”
Quantas vezes você já não observou um cliente novo te seguindo no Instagram depois que um amigo dele postou um stories marcando a sua loja? Ou, até mesmo, quando seu cliente retorna na sua loja levando alguém para conhecer?
Isso nos faz pensar que precisamos tratar os clientes muito bem, para que retornem e indiquem a sua marca. A partir daí, será possível usar a prova social a favor da sua empresa.
Como a prova social pode ajudar as empresas?
Na maioria das vezes, o ser humano age por impulso na hora da compra e a prova social é o gatilho que muitos e-commerces usam para garantir sua venda.
É muito importante deixar sua loja online sem problemas em sites como o Reclame Aqui, afinal, isso garante mais confiança para o cliente que, antes da compra, percebe que sua nota está com média confiável nesse tipo de plataforma de avaliações.
Separe sempre um tempo para responder e ajudar pessoas que estiverem com alguma dificuldade ou dúvida sobre o seu produto. Não há nada mais valioso para um cliente do que ser bem atendido, independentemente de eventuais imprevistos.
Além de usar a prova social em seu e-commerce, é bem importante trabalhar essa estratégia em redes sociais, como Instagram e Facebook. Confira, a seguir, algumas dicas sobre cada um desses canais:
É fundamental que você consiga fazer com que seus clientes te sigam e te marquem no Instagram, como, por exemplo, em uma foto com seu produto.
Além de aumentar o engajamento de sua loja online, dessa maneira, você também poderá compartilhar esses stories e marcações para mostrar vários casos de prova social para seus seguidores. Quanto mais conteúdos indicando seu produto, mais confiabilidade você terá e, consequentemente, mais vendas.
No Facebook, é legal estimular os clientes a comentarem e avaliarem seus produtos. Além de pedir, você pode oferecer promoções como, por exemplo, um frete grátis em uma próxima compra, desde que o cliente deixe um comentário em sua página. Dessa maneira, você aumenta suas provas sociais e ainda estimula o cliente a recomprar com você.
Loja virtual
Assim como no Facebook e no Instagram, usar a prova social no seu próprio site de vendas é fundamental. Por isso, mantenha sempre uma aba de comentários ou notas em seu site ou loja virtual, pois isso influencia novos clientes a adquirirem seu produto, mesmo que seja por impulso.
Sempre sugerimos a criação de uma seção de depoimentos de seus clientes satisfeitos em seu e-commerce, pois, além de trazer credibilidade e confiança à sua loja, consequentemente isso te ajuda a aumentar as vendas.
5 fatores determinantes para a prova social
A prova social é uma tática de persuasão de vendas, ou seja, um gatilho mental que faz com que as pessoas comprem os seus produtos com mais confiança.
Um dos gatilhos mentais mais usados nesse método é o de reciprocidade.
Quando sua loja oferece algum benefício como frete grátis ou, até mesmo, um mimo de brinde, o cliente sente na “obrigação” de retribuir elogiando a loja, agradecendo ou postando uma foto do produto recebido em sua rede social. Esse método irá fazer com que o cliente sinta obrigação de agradecer ou de postar um elogio em sua rede social e/ou site.
Existem 5 fatores que podem nos ajudar com essa estratégia. Vamos conhecê-los:
1 – Ambiguidade
Ao comprarmos um produto, verificamos a maioria dos comentários. Se suas avaliações forem positivas, as chances de venda aumentam. E vender é o maior objetivo de qualquer e-commerce, certo?
2 – Atração
A atração, nesse caso, é quando você tem admiração por alguém e acredita nessa pessoa. É aí que se encaixam os influenciadores digitais, blogueiros e, até mesmo, seus amigos e familiares. Assim, você acaba seguindo a opinião dessa pessoa, e sendo atraída e influenciada pela compra caso ela recomende algum produto.
3 – Autoridade
A autoridade diz respeito ao poder, influência e conhecimento que a empresa transmite ao público. Por exemplo, sabemos que a Apple é uma referência em tecnologia, conhece os seus produtos e sabe promovê-los muito bem, o que não nos faz questionar a sua qualidade e confiabilidade.
4 – Escala
Esta é a famosa “onda dos outros”. Grande parte das pessoas tende a procurar pelo que a maioria compra e comenta. Dessa forma, ao seguir o comportamento do grupo, elas continuam a se sentir aceitas e descoladas.
5 – Similaridade
“Me diga com quem andas, que te direi quem és”. O ser humano possui afinidades com pessoas que frequentam seu círculo social; tendem a comprar produtos ou ter atitudes que pessoas ao seu redor também tenham e façam. Essa estratégia é muito usada no marketing de influência, por meio do exemplo que pessoas próximas possam dar a seus amigos e parentes, incluindo ao consumir produtos de determinada marca.
Tenha cuidado com as provas sociais em sua empresa
As provas sociais são extremamente importantes para o seu negócio, mas falamos apenas coisas boas até aqui. Mas, é preciso ficar atento com opiniões negativas dos seus clientes sobre sua marca.
Quando mal atendidas, as pessoas também tendem a reclamar sobre seu produto e atendimento, por meio de comentários e avaliações negativas. Com isso, toda sua estratégia de prova social resultará em uma queda de vendas.
As pessoas não compram de quem possui notas baixas e avaliações ruins. Por isso, reforce a qualidade de atendimento em sua empresa. Seja sempre educado e cordial, além de buscar uma solução que possa ajudar o cliente.
Nem por isso, você, lojista, precisa ficar com medo da estratégia de prova social, pois é possível reverter o cenário de opiniões negativas observando e perguntando sobre a experiência que teve. Com isso, você conseguirá comentários como feedbacks para melhorar a operação e os produtos de sua loja online.
A prova social é muito importante para o seu e-commerce ou, até mesmo, para a sua loja física, porém é necessário sempre estar atento às diferentes estratégias e oferecer o melhor serviço que puder. Usando-a a favor do seu negócio, com certeza, você notará o impacto positivo que ela pode ter sobre suas vendas!
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