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Veja como aproveitar o Halloween para impulsionar a venda de fantasias e artigos de festas e atender esta demanda dos clientes
O Halloween, popularmente conhecido como Dia das Bruxas no nosso país, é comemorado em 31 de outubro. A data apresenta raízes mais fortes em países onde existe maior predominância da língua inglesa, como o Canadá, Estados Unidos, Irlanda, Nova Zelândia etc. Por lá, é comum que as crianças saiam batendo de porta em porta nesse dia pedindo por “doces ou travessuras”.
Apesar de se tratar de um evento mais popular em outros países, ano após ano os brasileiros estão aderindo a tradição, mas de outra forma. Por aqui cada vez mais pessoas estão comemorando a data fazendo festas à fantasia, jantares temáticos etc.
Com isso, trata-se de uma ótima data sazonal para quem deseja vender artigos relacionados ao Dia das Bruxas.
Neste artigo explicamos como aproveitar o Halloween para vender produtos online.
Dia das Bruxas e o comércio
Quando estamos nos aproximando de qualquer data comemorativa é comum que as pessoas procurem por mais conteúdos referentes à ela. É aí que sua empresa pode aproveitar essa tendência para escalar negócios e vender produtos procurados pelo consumidor..
Como em qualquer outra data comemorativa, os lojistas devem se atentar ao Halloween e se preparar com antecedência. Trata-se de uma ótima oportunidade para conquistar novos clientes e consequentemente vender produtos online.
Alguns setores conseguem aproveitar a data mais do que outros, como por exemplo lojas de fantasias, acessórios, máscaras e enfeites que são alguns dos itens mais buscados nos dias que antecedem o Halloween. Produtos de decoração como morcegos, aranhas, abóboras enfeitadas participam em peso desse cenário de vendas.
As vendas no setor alimentício também costumam apresentar ganhos significativos durante o evento e em sua véspera. Alimentos salgados e doces produzidos de forma diferenciada, além de sucos com coloração alterada são vendidos em grande quantidade, principalmente para o público infantil.
Promoções
Uma boa sugestão é utilizar a data do Halloween como um chamariz promocional.
Você pode, por exemplo, vender produtos que estão parados em estoque, gerando despesa para sua empresa, com promoções exclusivas durante o evento.
Procure por produtos que apresentam uma margem de lucro alta ou até mesmo dificuldade de venda e aplique descontos especiais sobre eles.
Estes descontos podem ser oferecidos ao consumidor utilizando diferentes formas como por exemplo:
- Oferecendo uma porcentagem de desconto sobre o preço do produto;
- Criando kits de 2 itens ao preço de um: o famoso pague 1 e leve 2;
- Comprando um produto o cliente ganha desconto em sua segunda compra;
- Promoções onde o cliente que trouxer alguma pessoa ou indicar um amigo ganha descontos especiais ou brindes.
Aliás, oferecer um brinde para o cliente que comprar de você é uma boa ideia e pode engajar a compra. Você pode aproveitar o evento para oferecer algum acessório ou decoração tradicional da data.
Ofertas relâmpago e promoções durante o dia ou até mesmo durante a semana do evento também são bem vindas: escolha um produto ou serviço com atenção e ofereça um desconto sobre ele, de forma que não venha atrapalhar os ganhos da sua empresa.
É importante que antes de colocar essas estratégias em prática, você analise o caixa e o estoque da sua empresa. Observe quais das ações citadas acima são capazes de te ajudar a vender produtos online e apresentar o melhor custo-benefício. Então faça uma análise minuciosa.
Decoração e personalização
Qualquer evento sazonal tem o potencial de trazer boas conversões para sua marca. Independentemente se sua empresa atua diretamente com o público ou é mais voltada para o e-commerce.
Então sim, o halloween entra na lista dos eventos que carecem de uma decoração especial.
Se você é proprietário de uma loja virtual, faça com que seus clientes sintam o Halloween quando entrarem no seu site, vale a pena focar na personalização dos seus banners e imagens, pense em algumas edições assustadoras para sua página inicial, claro sempre preservando a identidade visual da empresa.
Essa estratégia tem um incrível potencial para ajudar sua organização escalar e vender produtos online.
Mas cuidado para não exagerar nos elementos decorativos, vale lembrar que não se trata do carnaval, é sempre bom utilizar o bom senso.
Explore ao máximo sua criatividade, invista na decoração e sempre mantenha em mente o seu público-alvo.
Halloween nas redes sociais
Jamais deixe a data do Dia das Bruxas passar em branco. Com a popularidade das redes sociais, elas se tornaram ferramentas muito potentes quando o assunto é escalar seu negócio. Pensando nisso, estruturar sua estratégia de vendas se apoiando nas redes sociais pode ser uma ótima saída para vender produtos online.
Realize posts com o intuito de incentivar os seus seguidores e clientes a consumirem os produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa durante essa data.
Seja qual for a rede social escolhida por você, Facebook, Instagram, etc. elabore um post interessante e descontraído, se sua empresa possuir uma quantia em dinheiro disponível para impulsionar as publicações. Isso ampliará ainda mais o alcance dos seus posts e vai te ajudar a vender seus produtos.
Outra excelente possibilidade, é contar com a ajuda dos colaboradores para apoiar na divulgação dos conteúdos produzidos pela organização. Pode até parecer algo simples, mas que com certeza tem o poder de fazer suas publicações alcançarem muita gente de forma gratuita e ajudar sua empresa a crescer e vender produtos online.
Engajamento
Durante o Dia das Bruxas as pessoas podem compartilhar conteúdo relacionado, como fotos de festas, fantasias, decoração etc. Não perca tempo use isso a seu favor.
É interessante fazer uma competição de vídeos ou fotos das melhores decorações ou fantasias. Faça uma enquete e convide seu público para compartilhar e participar votando.
Ofereça prêmios para as pessoas mais votadas.
Mesmo que sua organização não tenha nada relacionado com abóboras nem fantasmas, essa estratégia pode ser muito boa para aumentar seu engajamento e ajudar a empresa a vender produtos online.
Após consumir todo esse conteúdo, estar informado sobre todas estas possibilidades, resta a você fazer uma análise sobre todas essas dicas e escolher as que melhor se encaixam no seu modelo de negócio. Essas estratégias têm grande potencial de ajudar sua empresa a vender mais durante a data!
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