Como aumentar as vendas no marketplace

por Americanas Advertising

24 de setembro de 2021

Entender como aumentar as vendas no marketplace é uma das principais “dores” de quem vende online. Por isso preparamos este material cheio de insights sobre isso

O marketplace é um dos principais canais de divulgação do comércio online. Tal modalidade já ocupa 78% de participação do comércio eletrônico B2C (Business-to-Consumer), segundo o Ebit|Nielsen.

Os sites Americanas, Shoptime e Submarino, da americanas s.a., são especializados no varejo digital e também operam na modalidade de marketplace, ou seja, funcionam como grandes vitrines para quem deseja ampliar o alcance de suas marcas e produtos e, consequentemente, aumentar as vendas.

A concorrência nesses espaços é muito grande, assim como o sortimento de produtos, mas, ainda assim, existem formas de ganhar mais destaque dentro desses sites. E criamos este artigo para te mostrar como isso é possível.

Mas antes, vamos te mostrar alguns benefícios que o marketplace pode gerar para o seu negócio.

Benefícios de trabalhar com o marketplace

Um passo de cada vez, certo?

Para você entender como aumentar as vendas no marketplace, é necessário conhecer antes os benefícios de trabalhar com esta modalidade. Algumas destas vantagens são:

Maior visibilidade dos produtos

Como dissemos anteriormente, os marketplaces vêm sendo frequentemente relacionados como uma espécie de shopping center virtual, já que o volume de visitas nessas plataformas todos os dias é muito grande.

Agregar o seu e-commerce a um marketplace amplia a oportunidade de seus produtos serem acessados por mais pessoas de forma orgânica ou com anúncios, mas vamos falar dos anúncios mais à frente.

O modelo é simples: quanto mais usuários visitarem os marketplaces, maior será a probabilidade de vendas serem efetuadas.

Destaque nos mecanismos de busca

Uma das formas de se aproximar de potenciais clientes em qualquer comércio digital é ter um bom posicionamento nos mecanismos de busca. Isso porque o comportamento dos consumidores está cada vez mais voltado para consultas antes da tomada de decisão de compra.

Os marketplaces têm uma boa otimização do SEO, que é um composto de métodos que aprimoram a plataforma para os mecanismos de busca. Sendo assim, mais uma vez toda a atenção de deixar sua loja aperfeiçoada para atrair clientes será menor. Mas vale ressaltar que uma boa definição com palavras-chave também é essencial

Além destes dois benefícios, podemos citar aqui também o menor investimento inicial que é feito ao se trabalhar com marketplace, pois manter uma plataforma de comércio eletrônico funcionando plenamente e gerando performance pode ter um gasto bem alto com os gastos com um bom serviço de hospedagem e outros custos de manutenção.

como aumentar as vendas no marketplace - interna

Como aumentar as vendas no marketplace, afinal?

Muito se fala em 4 pilares para aumentar as vendas no marketplace, mas vamos te dar 5 dicas muito úteis para expandir seus números.

Estes pilares passam por pontos que você já conhece e que os consumidores já avaliam logo de cara quando procuram um produto na internet, tais como:

  • Preço
  • Frete
  • Qualidade
  • Tempo de entrega

Mas vamos às dicas porque você quer mesmo é aumentar suas vendas, né?

Faça a categorização dos itens

Sabe aquela função de filtros nos sites de compras?

Pois bem, os consumidores utilizam muito essa função pois isso facilita o processo de pesquisa. Para que os seus produtos sejam facilmente encontrados por esses filtros, é necessário fazer a categorização deles dentro do marketplace.

Sem isso, o cliente não irá encontrar seus produtos ao utilizar filtros de busca, o que faz com que a sua empresa saia atrás dos concorrentes, perdendo oportunidades. Portanto, garanta uma atenção especial a esse processo.

Trabalhe com preços justos e competitivos

Contar com preços competitivos é essencial para atrair clientes e fechar novos negócios. É preciso monitorar a concorrência e saber como eles estão precificando seus produtos. Mas não é pra copiar, hein!

Essas informações servem para orientar a precificação de seus itens de forma que possam ficar competitivos no mercado, mas isso sem prejudicar seus resultados. Conheça seus custos e margens mínimas para o negócio valer a pena!

Atenção na apresentação dos produtos

O marketplace é um catálogo virtual que possui um grande sortimento de produtos e diversidade de fornecedores, fazendo que a concorrência seja acirrada neste ambiente.

Portanto, capriche nas fotos dos produtos, procurando mostrar todos os atributos com imagens de qualidade. E aproveite para elaborar boas descrições, apresentando a mercadoria e inserindo todas as informações técnicas. Os clientes estão cada vez mais exigentes e observam todos os aspectos dos itens de seu interesse.

Precifique bem o frete

No momento de decisão o cliente não pode hesitar. De acordo com um levantamento feito este ano pelo Facebook IQ, sobre a Black Friday, o frete é o principal motivador para a decisão de compras e também o principal fator de desistência de determinada compra.

É neste momento que ele avalia o valor do frete e o prazo de entrega. As altas tarifas ou um longo tempo de entrega faz com que você perca clientes. Por isso, é importante criar um sistema funcional e competitivo.

Faça um bom trabalho de benchmark e planilhe os prazos e tarifas praticados pelos seus concorrentes. Com essas informações tabeladas, você terá mais ferramentas para ser mais competitivo e chamar a atenção dos clientes.

Agora foque na logística! Cumpra seus prazos de entrega e encante seus clientes.

Conquiste elogios e boas avaliações

Outro fator de muita relevância e que tem um grande impacto para você aumentar as vendas no marketplace são as avaliações

Com o produto facilmente encontrado, o preço ajustado, frete justo e bom prazo de entrega, os consumidores vão olhar a opinião de outras pessoas para saber a experiência delas tanto no ato da compra quanto com o uso do produto. O famoso marketing boca a boca, só que digital!

Os elogios significam melhora da reputação do seu negócio e também aumento de vendas no marketplace. Os algoritmos consideram o rating dos produtos na hora de mostrá-los na busca.

Por isso você deve estimular o relacionamento com seus clientes e executar esses pontos para promover o encantamento e torná-los propagadores orgânicos da sua marca e produtos. E isso pode ser feito através de um marketplace, como você acabou de ver.
Agora que você já sabe o que fazer para aumentar suas vendas no marketplace, que tal conhecer algumas uma plataforma que ajuda a melhorar a performance do seu negócio através de publicidade multicanais? Acesse o site da Americanas Advertising e conheça!

Leia também:

Descrição de produtos: requisitos e dicas para um cadastro vendedor

O que é marketplace?

O que é Americanas Advertising e como te ajuda a vender mais?

Americanas Advertising

Oferecemos a mais completa solução de publicidade nos sites da Americanas Marketplace. Ajudamos a escalar seu negócio com maior visibilidade para seus anúncios em áreas estratégicas dos sites e com insights relevantes sobre o consumidor.

veja ainda:

descrição de produtos - destaque

Descrição de produtos: requisitos e dicas para um cadastro vendedor

O texto da descrição de produtos deve trazer detalhes do item ofertado, mas em texto corrido com início, meio e […]

público geek - destaque

Público geek: o que é e o que vender para estas pessoas? 

O público geek é apaixonado por tecnologia, cultura pop e colecionáveis, sendo altamente exigente e leal às marcas que oferecem […]

publicidade no marketplace - destaque

Como a publicidade no marketplace pode impulsionar seus produtos de forma estratégica

Com a publicidade no marketplace, seu produtos são mais vistos e comprados nestes canais! Veja como utilizá-la a seu favor […]