Americanas Marketplace: o que é e como vender neste canal?

por Americanas

27 de setembro de 2021

Vender na Americanas Marketplace é vender nos maiores sites de venda do Brasil. Veja como fazer parte

A Americanas Marketplace é a plataforma da Americanas que permite que qualquer lojista venda seu estoque para clientes da Americanas.

Os marketplaces já conquistaram lojistas de todos os lugares e tamanhos. Esses canais, são uma ótima porta de entrada para o universo online, já que eles garantem aos varejistas uma plataforma pronta e bem estruturada, além da possibilidade de alcançar mais clientes de forma rápida.

Para se ter uma ideia, em 2020, as vendas em marketplaces chegaram a crescer acima do total de e-commerce. Enquanto o crescimento do e-commerce chegou a 41%, a atuação dos marketplaces cresceu um total de 52%. (Ebit/Nielsen).

A Americanas Marketplace 

A nossa plataforma surgiu em 2006, diante da fusão das marcas Americanas e Submarino, que deu origem a B2W Marketplace. Desde então, anos se passaram e nós crescemos e evoluímos muito. Recebemos novas marcas, fizemos história com grandes eventos na Black Friday e trouxemos lançamentos pioneiros para o Brasil, como o Americanas Ao Vivo

Hoje, somos a Americanas Marketplace, a maior plataforma de marketplace do Brasil. O nosso propósito é somar o que o mundo tem de bom para melhorar a vida das pessoas, trazendo oportunidades para lojistas de todos os tamanhos, segmentos e experiências.

O alcance da Americanas Marketplace é surpreendente e, por isso, traz uma grande visibilidade para todos que desejam anunciar seus produtos aqui dentro. Hoje, contamos com mais de 49 milhões de clientes ativos e somamos mais de 1 bilhão de visitas nos nossos sites. 

Como a Americanas Marketplace funciona? 

Os parceiros que vendem por aqui têm a oportunidade de anunciar em todos os nossos sites ao mesmo tempo, trazendo a possibilidade deles alcançarem clientes no país todo e somarem ainda mais vendas. 

Além disso, eles têm a oportunidade de criar uma página exclusiva para seus produtos dentro dos maiores sites de vendas do país e aproveitam todas as vantagens que a plataforma oferece: 

Zero investimento

Você não paga nada para começar a vender por aqui. É cobrada apenas uma comissão sobre o valor dos itens. Aliás, é assim que você calcula exatamente quanto você irá receber pelas vendas!

Pagamento integral e quinzenal 

Você recebe por suas vendas nos dias 1 e 15 do mês, ou no próximo dia útil, se forem feriados ou fim de semana. Além disso, o valor é sempre repassado de uma vez, independentemente do cliente ter parcelado a compra. 

Equipe dedicada

Quem vende por aqui conta com o apoio de quem mais entende de vendas online em todas as etapas da jornada, do cadastro à operação.

Quem pode vender na Americanas Marketplace?

Nós buscamos oferecer a melhor experiência de venda aos nossos parceiros e também a melhor experiência de compra aos nossos clientes. Sendo assim, existem alguns critérios para anunciar os seus produtos por aqui. 

Primeiramente, para se cadastrar na nossa plataforma, você deve ter um CNPJ que não seja MEI, e ter um CNAE que te permita vender no varejo.

Além disso, é importante que você tenha CNPJ ativo e sem restrições, emita nota fiscal e tenha uma conta corrente vinculada ao CNPJ cadastrado. 

Quanto custa vender na Americanas Marketplace?

Como comentamos anteriormente, você não precisa fazer nenhum tipo de investimento para começar a vender por aqui, o cadastro na Americanas Marketplace é gratuito!

Você anuncia seus produtos sem pagar nada e é cobrada apenas uma comissão sobre as vendas que varia de 12% a 19%, de acordo com o seu departamento. Veja os valores atuais por departamento:

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Com Americanas Entrega

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Com entrega própria

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A comissão não é cobrada se houver pedido de cancelamento pelo cliente, a não se que tenha ocorrido algum erro operacional do lado do nosso parceiro, como envio fora do prazo de expedição, arrependimento de compra (conforme Código de Defesa do Consumidor) ou pelo item ser divergente da compra ou apresentar defeito. Saiba mais aqui.

Como recebo pelas vendas?

Como falamos, o pagamento é feito para você de uma só vez, mesmo que o cliente compre parcelado. Funciona da seguinte forma:

  • O pagamento é feito quinzenalmente, nos dias 1 e 15 de cada mês ou no dia útil subsequente, caso estas datas sejam feriados ou finais de semana;
  • A data de pagamento começa a ser contada após o dia em que o pedido foi entregue ao transportador, mas só é efetivada após a confirmação da entrega para o cliente;
  • Valores de todos os pedidos entregues ao transportador entre os dias 1 e 15 do mês, serão repassados no dia 1 do mês seguinte*;
  • Valores de todos os pedidos entregues ao transportador entre os dias 16 e 31 do mês, serão repassados no dia 15 do mês seguinte*
  • Caso a entrega ao cliente não se confirme até um dia antes da data programada, ela será feita na quinzena seguinte.

Os pagamentos (repasses) são feitos sempre para uma conta corrente jurídica, associada ao CNPJ da matriz de sua empresa.

Além disso, o banco cadastrado precisa estar vinculado ao seu CNPJ de cadastro e ser homologado pela CIP – Câmara Interbancária de Pagamentos – no Sistema de Liquidação Centralizada para poder receber de marketplaces. A lista é grande! Você pode encontrar todos estes bancos aceitos aqui.

Soluções pensadas especialmente para você

Mais do que uma plataforma de vendas. A Americanas Marketplace é mais do que uma plataforma de vendas! Para levar os negócios dos nossos parceiros mais longe, nós contamos com uma série de soluções e serviços que facilitam o dia a dia de suas operações, fazendo com que suas lojas cresçam e vendam cada vez mais. Conheça um pouco mais sobre esses recursos. 

Entrega

Com as nossas soluções de entrega, você tem mais tempo para focar na parte estratégica do seu negócio, enquanto nós cuidamos do transporte. Além disso, como nós contamos com a ajuda de algumas transportadoras conveniadas, esses serviços ainda diminuem o seu prazo de entrega e diminuem o valor do frete. 

Fulfillment

Com as nossas soluções de logística fulfillment, você deixa parte da operação nas nossas mãos, como armazenagem, expedição, entrega e SAC. Assim, você garante entregas mais rápidas, uma melhor experiência de compra para os seus clientes e ainda aumenta suas vendas.

Publicidade

Investir em publicidade é uma das melhores formas de fazer a sua loja ser vista e conquistar ainda mais consumidores. Com a nossa plataforma de publicidade, fica ainda mais fácil criar anúncios e campanhas e ter mais visibilidade dentro dos nossos sites e apps.

Crédito

A nossa solução de crédito dá o empurrãozinho que os nossos parceiros, às vezes, precisam para levar seus negócios mais longe. Com ela, você contrata uma verba de forma completamente descomplicada e amplia os investimentos no seu negócio de acordo com as necessidades dele.

Conteúdos em diferentes lugares e formatos 

Nós costumamos dizer que na Americanas Marketplace você aprende sempre, e não é brincadeira! Aqui dentro, os nossos parceiros contam com cursos e aulas exclusivas preparadas por especialistas, e os assuntos vão desde o cadastro dos produtos na plataforma até as melhores estratégias de venda nos marketplaces. Muito legal, né? 

Além desses treinamentos, que são apresentados em vídeos, áudios, aula ao vivo e webinars, nós também oferecemos muitas dicas estratégicas nas nossas redes sociais e temos até um grupo no Telegram. 

Dá uma olhada em todas essas oportunidades de ficar por dentro dos nossos conteúdos livres: Instagram, Youtube, Facebook, LinkedIn, Telegram. E, ao se cadastrar, confira também dentro do nosso portal todos os conteúdos exclusivos para nosso lojista vender mais e melhor!

americanas marketplace - interna

Cadastro na Americanas Marketplace

O cadastro na Americanas Marketplace é a primeira etapa para sua loja começar a vender na Americanas.

O processo de cadastro é muito simples e pode ser feito pelo próprio varejista que deseja se tornar nosso parceiro. Basta acessar o site e preencher a página de registro com as informações solicitadas. 

Quando o seu cadastro na Americanas Marketplace for aprovado, basta configurar sua loja dentro da nossa plataforma, subir os seus produtos e começar a receber pedidos de clientes que já compram com a gente.

Quem pode realizar o cadastro na Americanas Marketplace? 

Qualquer varejista com CNPJ pode se tornar um parceiro da Americanas Marketplace. Você pode ser ME ou um CNPJ equivalente ou superior, distribuidor, indústria, loja virtual ou até loja física e impulsionar o seu potencial anunciando os seus produtos aqui. 

Então, se você já tem uma loja física ou online, o cadastro na Americanas Marketplace fica ainda mais simples e traz uma grande oportunidade para alavancar a visibilidade do seu negócio. 

Distribuidores e fabricantes também podem vender aqui, mas, neste caso, para a parceria ser aceita, eles terão que manter um CNAE que permita que eles façam vendas no varejo.

O que eu preciso para vender no canal?

Para fazer parte do nosso time de parceiros, é preciso se enquadrar em alguns critérios para garantir o melhor funcionamento da operação aqui dentro. Confira os requisitos necessários para vender por aqui:

CNPJ ativo e sem restrições

Você não precisa ter uma loja física ou virtual, mas o seu negócio precisa estar devidamente registrado. Ainda não tem CNPJ? Tudo bem! Confira como criar o seu.

Emitir nota fiscal (NF-e ou NF-a)

Sua loja precisa estar habilitada a emitir nota fiscal pois, a cada venda, você deverá enviar uma versão digital da nota para o comprador. Se não souber como começar, clique aqui.

Conta corrente vinculada ao CNPJ

Sua loja deve ter uma conta corrente vinculada a ela, pois é através dela que serão feitos os repasses dos pagamentos pelas suas vendas.

Capital social igual ou superior a R$1 mil

Este valor aparece no Contrato Social da sua loja e é a quantia investida por você para apoiar as operações do seu negócio quando ele foi aberto. Saiba mais sobre

CNAE de varejista

A CNAE é um padrão nacional para identificar a atividade econômica de uma empresa. Clique aqui caso tenha dúvidas sobre como incluir ou alterar o seu CNAE.

Inscrição no sintegra

A inscrição do CNPJ no Sintegra permite que sua loja emita notas fiscais (NF/ NFe) e forneça as informações de contribuição de venda aos fiscos estaduais.

Passo a passo de cadastro na Americanas Marketplace

O processo de cadastro na Americanas Marketplace é muito simples e pode ser feito em apenas 3 etapas. Confira: 

1) Acesse a página de cadastro da Americanas Marketplace. É só clicar aqui.

2) Preencha todos os dados solicitados e clique em “continuar”.

3) Você receberá um código de confirmação em seu e-mail. Basta digitar esse código na página e confirmar.

Nosso sistema fará a análise dos seus dados e enviará um e-mail para você.

Com a documentação correta, a aprovação é feita rapidamente. Mas, se acontecer alguma incoerência, nós avisamos por e-mail para que você ajuste a informação e faça uma nova tentativa depois.

Caso o seu cadastro seja reprovado, não se preocupe! Existem alguns motivos que levam essa reprovação e você pode ajustar o seu negócio para realizar um novo cadastro. 

Cadastro aprovado? Seja bem-vindo a Americanas Marketplace!

Assim que o seu cadastro na Americanas Marketplace for aprovado, você recebe no e-mail o seu login e senha de acesso ao Portal Parceiro, que é o site onde você irá realizar toda a gestão do seu negócio, desde o cadastro dos seus produtos até a administração das suas vendas e o atendimento da sua loja. 

Sendo assim, é no Portal Parceiro que você vai configurar a sua loja para vender nos nossos sites. E nós preparamos um passo a passo para te guiar nesse momento. 

Passo 1: configure a sua loja

Comece cadastrando todas as informações essenciais da sua loja, como logotipo, descrição do seu negócio e política de devolução e troca.

Passo 2: cadastre a sua conta bancária

É por meio dessa conta bancária que você irá receber o pagamento pelas suas vendas. E lembre-se: a conta deve estar vinculada ao CNPJ utilizado no cadastro da sua loja!

Passo 3: cadastre a sua política de frete

Você precisará definir como será feita a entrega dos seus produtos, podendo optar por enviar a sua tabela de frete ou utilizar um dos nossos modelos de entrega. 

Passo 4: integre o seu negócio

Se você vende em outros canais, pode optar pela integração do seu negócio com o nosso marketplace. Assim, você integra todos os seus estoques e gerencia as informações dos seus produtos em um só lugar. 

Passo 5: cadastre os seus produtos

Essa é uma etapa muito importante e varia bastante caso você tenha escolhido integrar o seu negócio ou não. Se você não optou pela integração, você ainda pode realizar o cadastro dos seus produtos de forma individual ou massiva.

O processo é simples e nós te acompanhamos em cada uma das etapas. Então, vamos começar essa parceria? Comece a vender com a gente agora mesmo!

Leia também:

O que é marketplace?

Shoptime: saiba tudo sobre o primeiro home shopping do Brasil

Submarino: conheça uma das pioneiras do e-commerce no Brasil

Americanas

O marketplace da Americanas é a plataforma para você vender seus produtos em uma das maiores vitrines online do Brasil. Conte conosco para vender e desenvolver seu negócio!

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