* Guest post por Ideris.
A PLP dos Correios é um código de rastreio de objetos postados em agências da rede ou durante a coleta do item. Saiba mais
Saber o que é PLP dos Correios é muito importante para quem trabalha com vendas online e precisa enviar os pedidos dos seus clientes e contatá-los do despacho de envio e código de rastreio.
Quem trabalha com e-commerce ou marketplaces sabe o quanto a reputação de um vendedor é relevante para fidelizar clientes como também para prospectar novos clientes. Entre tantas variáveis que determinam seu sucesso nas vendas online, uma delas tem destaque especial: boas condições de frete, o que inclui valores acessíveis, mas também agilidade e alta qualidade no envio.
Os clientes querem saber quando o produto foi enviado, o código de rastreio, quando chega, entre outras informações. Afinal, se você já adquiriu um produto online sabe que a expectativa da chegada do pedido é sempre grande, não é mesmo?!
Como os Correios ainda são bastante utilizados para as entregas do varejo online, é importante usar esse serviço da melhor maneira possível – e isso inclui o recurso de PLP.
O que é PLP dos Correios
PLP dos Correios é um código de rastreio ativado no momento em que o objeto é postado, seja na agência dos Correios ou na Coleta feita na empresa. Com esse recurso, a empresa e o próprio cliente poderão acompanhar as etapas de deslocamento do pedido, como objeto postado na agência X, recebido no centro de distribuição Y, a caminho do destinatário, tentativas de entrega, entre outras informações.
O recurso é necessário na operação de e-commerce e garante mais transparência e segurança no envio dos pedidos, além de aprimorar a relação entre cliente e marca e evitar chamadas desnecessárias no SAC de consumidores perguntando sobre a entrega.
Como usar a PLP dos Correios?
Para utilizar o monitoramento de entregas dos Correios, é preciso entregar duas vias de um formulário padronizado no momento em que despachar a mercadoria (uma fica com eles, outra com você), além de uma etiqueta de postagem (impressa pelo remetente e colada na maior face da embalagem).
O formulário da PLP dos Correios, deve conter informações como:
- Dados do remetente e do destinatário;
- Tipo de entrega (comum, expressa);
- Características do objeto postado (descrição, dimensões, peso);
- Entre outras.
As etiquetas de postagem são impressas pelo lojista parceiro do marketplace e podem ser coladas antes de ir à agência, agilizando o processo.
Simplifique etapas
Caso o processo de expedição (embalagem, impressão de etiquetas e deslocamento) esteja demandando muito tempo na rotina, é possível simplificar essas etapas.
No caso de uma loja virtual pequena, com poucos pedidos por dia, um bom software de gestão (ERP) pode dar conta, mas se você é um vendedor multicanal (vende omnichanel ou em mais de um marketplace) a dica é investir em um hub de integração.
No decorrer do seu crescimento, é provável que precise rever a estrutura interna para poder escalonar vendas de forma saudável, ou seja, sem prejudicar a operação nem a experiência dos usuários.
Já que a PLP dos Correios exige impressão de etiquetas, uma boa estratégia para agilizar esse processo é utilizar a impressão em massa. Um hub de integração que ofereça esse serviço pode ajudar, principalmente se você utiliza ou pretende aderir à impressão ZPL (linguagem de impressão para rastrear ou marcar produtos com códigos de barras ou RFID).
A gente explica: como o hub centraliza as informações dos seus canais de vendas, você não precisa acessá-los individualmente para imprimir etiquetas, Nota Fiscal eletrônica e Danfe. Estará tudo na mesma tela, simplificando o comando para impressão da PLP dos Correios e outros documentos fiscais exigidos no comércio eletrônico.
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