Calendário editorial para redes sociais: como montar o seu

por Nuvemshop

3 de novembro de 2021

*Guest post por Nuvemshop.

O calendário editorial para redes sociais é um documento que inclui todo o planejamento da sua estratégia de Marketing de Conteúdo. Veja como criar o seu.

Se você tem um negócio e deseja obter sucesso na estratégia de marketing é fundamental ter controle sobre os seus conteúdos. Nesse momento, o calendário editorial para redes sociais tem um papel essencial. 

Esse documento permite que o gestor planeje toda a sua estratégia com base em um calendário real, organizando cada postagem. Basicamente, ele funciona como um cronograma que acompanha suas ações e o que deve ser feito na empresa. Afinal, não basta publicar conteúdo sem ter um objetivo.

Quer saber a importância desse recurso nos seus resultados? Continue lendo e aprenda, na prática, a montar seu calendário editorial!

O que é um calendário editorial?

O calendário de conteúdo tem grande importância no plano de marketing de uma empresa. Trata-se de um documento que apresenta toda a programação de publicações que envolve a estratégia de marketing dos canais digitais, como redes sociais, blogs, site, e-mail marketing. Nele, o gestor encontra informações como: 

  • Temas de conteúdos e formatos de cada post;
  • Datas de descontos e promoções para redes sociais;
  • Dia de publicar anúncios e artigos no blog;
  • Personas;
  • Canais utilizados em cada campanha;
  • Palavras-chave usadas nos conteúdos. 

Com ele é possível definir os prazos de cada etapa no processo de criação da equipe de marketing. A partir disso, é possível ter uma visão eficiente das etapas da produção de conteúdo. 

O calendário editorial para redes sociais nasce do mapeamento de conteúdo e trata-se de uma ferramenta que garante que os assuntos de interesse do público não fiquem de fora do blog e de outros canais de comunicação. 

Qual a importância de contar com um calendário de conteúdo para as redes sociais?

Atualmente, para obter destaque nas redes sociais e engajamento, é essencial considerar a frequência das postagens. É relevante investigar as métricas da marca. Assim, o gestor é capaz de desenvolver um calendário editorial que acompanha os horários que seu público utiliza a rede social com postagens que atendem às suas preferências.

Com isso, a empresa tem mais chances de alcançar o seu público-alvo. Afinal, o time criará conteúdos bem direcionados e atraentes de acordo com os interesses dos seguidores. Também é importante considerar as dores da persona a fim de desenvolver maior ligação entre a empresa e o público. 

Um calendário editorial para redes sociais é uma ótima forma de aumentar a visibilidade online de uma marca. Confira mais vantagens:

  • Melhora a organização e o planejamento;
  • Permite mensurar resultados com mais eficiência;
  • Diminui os erros nas postagens e atrasos;
  • Garante melhor entendimento das estratégias de conteúdo;
  • Cria uma rotina de publicações;
  • Evita a repetição de temas;
  • Funciona como um gerador de ideias para a equipe de marketing. 

Como montar um calendário editorial?

Após entender a importância do calendário de conteúdos para as empresas, vamos para a parte prática. Há algumas etapas que podem ser seguidas na elaboração dessa ferramenta para as suas redes sociais. Acompanhe! 

Defina os objetivos 

Com o intuito de construir um calendário editorial bem alinhado com suas estratégias, é essencial ter um bom planejamento, que inclui a definição de personas, objetivos e métricas. 

Por isso, o primeiro passo para montar um calendário de conteúdo para redes sociais é estabelecer os objetivos do seu negócio a fim de guiar suas ações. É importante que essa meta seja bastante específica e de fácil compreensão. Por exemplo, você pode querer aumentar suas vendas, engajar seu público, gerar leads ou se tornar autoridade no seu segmento.

Quanto mais tangível for o seu objetivo, melhor fica para identificar o que deve ser feito para trilhar esse caminho no mercado. Contudo, tenha também dois objetivos principais para não perder o foco do seu empreendimento. 

calendário editorial - interna

Elabore um cronograma para cada canal

O seu calendário editorial é destinado para qual rede social? Instagram? Facebook? Nessa etapa, defina o meio de comunicação para qual criará as suas publicações. Isso é relevante, pois cada canal tem suas características específicas, como formatos, público, abordagens. Todos esses fatores influenciam na hora de desenvolver um cronograma. 

Por exemplo, existem melhores horários para postar no Instagram, Facebook ou LinkedIn. A partir da análise e mensuração de resultados de cada plataforma é possível identificar o horário ideal. 

Pensando nesses aspectos, se sua empresa trabalha com diversos canais, não se esqueça de desenvolver um calendário de conteúdo para cada meio. Assim, é possível manter as redes ativas e atender as preferências do público de cada uma delas. 

Selecione uma boa ferramenta

Outro ponto importante é a escolha da ferramenta para criar seu planejamento para redes sociais. Esse recurso auxilia no registro e compartilhamento com o time de marketing. Alguns exemplos são: 

  • Trello;
  • Excel;
  • Asana;
  • Google Calendar. 

Explore cada um deles a fim de verificar qual é mais intuitivo e que melhor atende às necessidades do seu negócio.

Escolha quais formatos de conteúdo serão explorados 

Os formatos de conteúdo variam conforme a rede social. Por isso, analise cada uma delas e defina corretamente o formato das publicações. Lembre-se de alternar e escolher aquele que engaja mais seu público. 

Se atualize sempre a respeito das mudanças nas redes sociais para se atentar aos novos formatos de conteúdo e descobrir quais favorecem o algoritmo. Por exemplo, o Kevin Systrom (CEO do Instagram) anunciou que, agora, o grande foco da plataforma são os vídeos. Desse modo, o aplicativo gira em torno dos criadores, vídeos e mensagens, além de funcionar como um canal de venda

Se seu empreendimento ainda é novo, é possível variar entre os formatos a fim de descobrir qual funciona melhor para sua marca e público. 

Determine a frequência

A próxima etapa é estabelecer uma frequência de postagens para as redes sociais. No momento em que for estipulado é fundamental cumpri-lo corretamente. 

Portanto, converse com sua equipe e defina o que cada membro produzirá. Tenha cuidado nessa etapa para evitar acúmulo de tarefas, atrasos e falhas na entrega de conteúdos. Tenha em mente que a relevância do conteúdo é mais importante que o número de postagens semanais.

Siga o planejamento e mensure os resultados

Por fim, siga adequadamente o calendário de conteúdo montado, caso não segui-lo irá apenas provocar desorganização e atrasos. Além disso, mantenha-o sempre atualizado com novas postagens conforme a organização estabelecida pelo time.

Depois, compartilhe com sua equipe para manter os colaboradores alinhados com a estratégia de marketing do negócio e garantir que todos tenham conhecimento a respeito dos prazos e datas. 

Como você viu ao longo deste artigo, o calendário editorial para redes sociais é uma ferramenta fundamental para a estratégia de uma empresa. Ele é essencial para diferenciar as postagens da concorrência, desenvolver conteúdos que geram mais engajamento e gerar mais tráfego para seu negócio. No entanto, vale lembrar que esse documento é construído de formas diferentes em cada tipo de empresa

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