Levantamento realizado pela ABComm reforça o crescimento do e-commerce no país e traz visão para futuro das compras online
Com cada vez mais brasileiros optando por comprar pela internet, o e-commerce consolidou seu crescimento no mercado varejista nacional. De acordo com os novos dados levantados pela ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), as vendas online já correspondem a 11,6% do setor varejista no país.
O que era apenas uma tendência para o futuro, acabou se tornando uma forte realidade em 2020, quando as vendas online ganharam uma relevância ainda maior por conta do distanciamento social ocasionado pela pandemia. Com o público passando a maior parte do tempo em casa, o e-commerce se tornou a melhor alternativa para garantir os produtos desejados.
Antes desse período, a participação do e-commerce brasileiro no varejo não havia passado dos 10%. Segundo a ABComm, em abril, esse resultado já saltou para 11,1% e chegou a registrar 14,4% em novembro de 2020, um recorde estimulado também pelas vendas da Black Friday.
Tendência que veio para ficar
Apesar do crescimento do e-commerce ter sido impulsionado pela pandemia, essa tendência trouxe comodidade e conveniência para o público brasileiro, que agora já está acostumado a comprar os seus produtos no conforto de casa e com poucos cliques.
Assim, podemos esperar que, mesmo com o comércio físico retomando sua atuação, o e-commerce continuará com uma grande parcela de participação no varejo brasileiro, ainda mais com as vendas multicanais se tornando ainda mais relevantes entre as marcas.
De acordo com o presidente da ABComm, Mauricio Salvador, esse novo levantamento da companhia apenas reforça uma prática que já estava ganhando cada vez mais relevância no dia a dia dos brasileiros e acelerou a consolidação dos canais digitais no mercado de varejo.
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