Pesquisa sobre a Black Friday – confira alguns dados que sua empresa deve levar em conta ao vender na data comercial mais aquecida do ano
O maior evento do ano tem sido marcado por recordes de visitas, pedidos e pela mudança do comportamento do consumidor, devido à pandemia.
Para que você descubra como o consumidor se comportou durante o evento em 2020 e poder se preparar, trouxemos dados da americanas advertising e outras fontes para elaborar esta pesquisa sobre a Black Friday que vai te mostrar como os consumidores se comportaram durante a data em anos anteriores.
Marketplace como parceiro do seu negócio
A publicidade em marketplaces é uma tendência no mercado e auxilia os vendedores a potencializarem as vendas, principalmente em épocas como a Black Friday.
De acordo com levantamento feito em 2019 pela Kantar e GFK, 75% dos consumidores consideram o marketplace o principal canal de pesquisa de produtos na internet.
O mesmo estudo mostra ainda que o marketplace é 200% mais efetivo na construção de awareness e 93% na construção de branding. Por isso que a representação do marketplace no comércio eletrônico já chega a 78%.
Atualmente, 71% dos lojistas já atuam com vendas em marketplace e 26% pretendem investir nessa estratégia em um futuro próximo.
E para entrar nesta onda e aproveitar esse espaço da melhor maneira, você precisa entender como o consumidor se comporta neste ambiente.
O comportamento do consumidor e o impacto nos seus resultados
Muitas pesquisas sobre a Black Friday são em torno do entendimento de como o consumidor se comporta durante eventos como esse e como isso pode ser um fator que auxiliará nas vendas e no resultado final das estratégias de publicidade no marketplace.
Com pouco menos de um mês para o evento, muitos vendedores já estão se planejando e começam a fazer uma pesquisa sobre a Black Friday para saber como organizar e colocar em prática suas ações. Mas o que poucos se atentam é em como alinhar dados comportamentais às estratégias.
Se o ponto focal das suas ações for o consumidor e, principalmente, sua jornada de compra, as chances de sucesso só aumentam.
Então vamos a alguns dados extraídos do BI do americanas advertising:
- Em 2019, homens e mulheres dividiram por igual as ações de compra nos sites da Americanas Marketplace (Americanas, Submarino e Shoptime). E o desktop já despontava como o principal device de acesso ao marketplace, com 54%;
- Já em 2020, as mulheres tiveram maior representatividade, 56% dos acessos, e o desktop cresceu ainda mais, se consolidando como a preferência dos consumidores, com 57% do uso;
- A região Sudeste tem a maior força do mercado de compras online nos sites da americanas s.a. Mas vale ficar atento às oscilações do mercado;
- A representatividade do nordeste vem crescendo, atingindo 13% da fatia do mercado, e isso pode ajudar nas suas vendas, com um direcionamento certeiro das suas campanhas.
Comece agora mesmo a colocar em prática o seu planejamento e saia na frente da concorrência com variados formatos de anúncios e projetos especiais.
Recorte de desempenho de categorias do varejo na Black Friday
Separamos algumas categorias que tiveram muito destaque na Black Friday de 2020 e que têm tudo para se destacarem ainda mais neste ano. Confira:
Moda
De acordo com a Neotrust, a categoria de moda foi uma das que tiveram mais destaque no ano passado, representando 13% do total de pedidos do e-commerce brasileiro.
Durante a Black Friday, clientes que investiram com as soluções do americanas advertising no departamento de moda tiveram 337% mais visitas e 62% mais pedidos na data do que em outras sextas-feiras de novembro.
Beleza e Saúde
Se teve uma coisa que o brasileiro aprendeu e potencializou em 2020 foi a rotina de skincare, não é mesmo? Com mais tempo em casa, a preocupação com o bem-estar foi uma das prioridades do consumidor.
As visitas aumentaram significativamente nos itens da categoria durante o período. Foram feitas 801% mais visitas e 241% mais pedidos na sexta-feira da Black Friday do que nas outras sextas de novembro de 2020.
Isso mostra a força das soluções do americanas advertising e que ações antecipadas e o conhecimento do comportamento do consumidor fazem toda a diferença. Por isso é importante se manter atento às tendências do mercado.
Com anúncios vs. sem anúncios
Ainda falando da Black Friday de 2020, os lojistas parceiros que utilizaram as soluções do americanas advertising durante o mês de novembro tiveram 7x mais pedidos em relação aos vendedores que não anunciaram.
Para estes anunciantes, quando comparamos o final de semana da Black Friday com os outros finais de semana de novembro, os resultados são impressionantes. Em média foram:
- 208% mais impressões
- 247% mais conversões
- Um GMV 436% maior
- ROI 41% maior
- E um ticket médio 43% maior
Se você já vinha fazendo alguma pesquisa sobre a Black Friday, esperamos que este conteúdo tenha ajudado a te fazer pensar, ou repensar, suas ações e aguçado a sua criatividade sabendo que diferentes categorias performam bem tanto para branding quanto para performance durante o maior evento do varejo do ano.
E para explorar todos os dados de forma compilada, aqui você encontra 2 materiais produzidos pelo time do americanas advertising com muitos dados e insights complementares para te ajudar!
Leia também:
O que é Black Friday e quando ela acontece?
Americanas Marketplace: o que é e como vender neste canal?
Como fazer um planejamento de marketing para o ano