A facilidade das compras online conquistou o público e se tornou a forma favorita dos brasileiros na hora de adquirir seus produtos
A pandemia mudou e acelerou um hábito que já estava na mira dos brasileiros: as compras online. Independentemente da compra, com a maior parte dos consumidores em casa por conta do isolamento social, o hábito se tornou uma necessidade. Porém, a comodidade de garantir qualquer produto com poucos cliques acabou conquistando os brasileiros.
De acordo com a pesquisa “Consumo Online no Brasil”, divulgada pela PayPal, em parceria com a Edelman, os brasileiros já estão dando preferência para as compras online na hora de adquirir seus itens. 1 em cada 4 brasileiros querem continuar comprando online diariamente após a pandemia.
A facilidade das compras online
Um levantamento do PayPal mostrou que o consumidor brasileiro também tem um forte interesse em usar cada vez menos dinheiro físico, o que mais uma vez leva esse público a dar preferência pelas compras online, onde a experiência de pagamento acaba sendo menos burocrática.
A pesquisa “Consumo Online no Brasil” mostrou que 84,5% dos brasileiros compra e paga online sempre que pode, sendo que 98,3% considera essa forma de pagamento fácil e 89,9% acredita que esse modelo permite um maior controle das despesas.
Além disso, 98,3% dos entrevistados afirmaram que preferem fazer compras online pela facilidade e 87,5% declararam que esse costume já faz parte do dia a dia.
Compras na internet no dia a dia
Os apps de delivery e grocery também ganharam destaque na pesquisa. 44% do público afirmou que faz compras online no segmento de “Alimentos e Restaurantes” semanalmente e 34% têm o mesmo costume para adquirir itens de “Supermercado e farmácia”.
Segundo a Edelman, o hábito de realizar compras pela internet mudou de mensal para semanal ou quinzenal durante os últimos anos e os segmentos de “Alimentos e restaurantes” e de “Supermercados e farmácias” foram os que apresentaram maior crescimento.
O levantamento “Consumo Online no Brasil” foi realizado durante o mês de outubro com 1.000 pessoas, entre 18 e 55 anos em todas as regiões do país e de todas as classes sociais, que já tinham o hábito de comprar pela internet.
Leia também:
Estatísticas do e-commerce: dados importantes sobre o setor
O que é e-commerce e como começar um?
Americanas Marketplace: o que é e como vender neste canal?