O que é Phygital e como isso pode beneficiar seu negócio?

por Americanas Advertising

14 de dezembro de 2021

Você conhece ou sabe como aplicar o conceito de phygital no seu negócio? O termo vem da fusão das palavras em inglês physical (físico) e digital (digital).

A era digital trouxe, além da evolução da tecnologia, diversas estratégias e conceitos diferentes para aplicar nos negócios, e um destes conceitos é o phygital, que une formas de negócio que são compreendidas como antônimos.

As experiências phygital rapidamente se espalharam pelo mundo, por meio de ações como uso de QR Codes, telas interativas, aplicações de realidade aumentada, provadores virtuais, live streamings, e live shopping, que são vendas em tempo real e costumam ser mediadas por influenciadores famosos.

Segundo pesquisa da WebShoppers realizada pela e-Bit/Nielsen, no primeiro semestre de 2020 houve um crescimento de 61% no faturamento de transações que integram canais físicos e digitais. 

Essa forma de trazer a experiência integrada entre física e digital, criou uma série de inovações e atualizações ao mercado, que agora caminha a passos mais assertivos: a necessidade de colocar o consumidor em evidência por meio da experiência híbrida.

Como o phytgital pode favorecer seu negócio?

Marcar presença em ambientes físicos e digitais, em um mundo em que o virtual tem tanta importância, é imprescindível. Assim como construir relevância e engajamento da marca com o consumidor também de forma offline também é fundamental para estar presente para clientes que valorizam esse tipo de experiência.

Philip Kotler, grande teórico do Marketing, em “Marketing 4.0”, já trazia considerações muito palpáveis sobre o quanto os consumidores gostam de mesclar as compras virtuais e físicas. E é por isso que o consumidor vive a dinâmica de interagir cada vez mais pela internet, sem deixar de lado a vivência do mundo físico.

Em resumo, para as empresas, uma jornada que une o offline e online significa construir um melhor relacionamento com o público e facilitar processos. Além disso, é possível ter uma grande economia de recursos ao aproveitar as possibilidades que a tecnologia oferece.

Ao investir no phygital as empresas têm a possibilidade de contornar algumas características do novo consumidor que poderiam se tornar objeções para a compra.

Como aplicar o phygital em sua estratégia?

Apesar de ser uma estratégia que exige um pensamento e planejamento amplo de todo o posicionamento da empresa, você pode iniciar considerando 3 pontos principais.

1 – Atente-se ao omnichannel

E não só na logística! Use a estratégia omnichannel também nos seus canais de comunicação. Essa tática serve para integrar a mesma forma de conversar com os seus clientes em todos os canais, com um objetivo central: envolver seu público com a marca.

Assim como as pessoas gostam de ser bem atendidas nas redes sociais, pessoalmente, na sua loja, elas buscam o mesmo tratamento.

A estratégia omnichannel voltada para a experiência phygital deve compreender o cliente como centro das atenções e, mais do que nunca, oferecer uma jornada única e de excelência.

2 – Promova ações que integrem online e offline

Ações de marketing podem funcionar de maneira integrada. Apesar da diferença entre as plataformas, é possível promover iniciativas de sucesso com criatividade e planejamento nos cenários físicos e digitais juntos.

Alguns dos principais objetivos das ações de marketing integradas que promovam uma experiência qualitativa para aproximar a marca e, ao mesmo tempo, estimule as vendas ampliando os pontos de relacionamento.

Focar nestes principais aspectos irá facilitar o desenvolvimento de ações de marketing e vendas integradas, que realmente chamem a atenção do seu consumidor e o engajem nas diferentes plataformas utilizadas pela marca.

3 – Tenha a tecnologia como aliada

Dispositivos e tecnologias como os smartphones e outros mais promovem não apenas a conexão entre o físico e o digital, mas também a imersão necessária para manter seu cliente interessado em comprar da sua empresa. 

É errado pensar que para desenvolver uma boa estratégia phygital será necessário investir altos valores ou ter tecnologias inacessíveis. Com pequenos detalhes já é possível proporcionar uma melhor experiência de consumo, como adaptar o seu site para o uso em celulares, mantendo um carregamento rápido e uma usabilidade facilitada.

A ideia é proporcionar experiências inesquecíveis aos olhos do seu consumidor. E isso não é uma falácia, e sim uma tendência do mercado exigente que temos na nossa frente.

O marketing de experiência busca surpreender o consumidor em locais onde não estão acostumados a ser impactados por campanhas comerciais.

Uma ação bem executada irá gerar espanto ou surpresa no consumidor, além do potencial de fazer com que ele se sinta parte importante da marca.

As pessoas não compram produtos ou serviços, mas sim as sensações e experiências vividas. Negócios que conseguem fazer isso, considerando o que é phygital vão prosperar e se destacar perante os outros que fazem mais do mesmo.

O phygital chegou para ficar. É de suma importância que os vendedores, indústrias e agências pensem em ações de marketing e vendas tendo como plano de fundo esse conceito. Quem sabe o futuro da publicidade não esteja justamente nessa fusão dos universos offline e online? Que apesar de serem cheios de particularidades, também estão repletos de pontos em comum para se potencializar.

phygital - interna

Phygital na prática: o case da Mondelez

A Mondelez, em parceria com o americanas advertising, hub de publicidade omnichannel da americanas sa, criou uma experiência phygital, ou seja híbrida entre o físico e digital, para aumentar seus resultados.

Esta parceria criou uma Páscoa omnichannel, focada em expandir a visibilidade dos produtos da marca e alavancar resultados através da criação de uma experiência unificada entre o ambiente online e físico sem tirar o consumidor do foco das ações.

A campanha tinha como propósito oferecer uma experiência integrada entre site, app e lojas físicas da Americanas e possibilitar ao consumidor a escolha entre retirar os produtos nas nossas lojas físicas, receber em casa ou enviar para o presenteado.

A construção Omnichannel/O2O resultou em awareness e performance de forma equilibrada para não saturar o consumidor.

Os formatos utilizados na ação cobriram todas as etapas da jornada do consumidor e isso levou a marca para dentro do reality show com a casa mais vigiada do Brasil.

Tamanha exposição da marca com o impacto da inteligência das soluções de publicidade do americanas advertising ficou estampado no sucesso da campanha. Com isso, a Mondelez teve a sua maior Páscoa dos últimos 10 anos!

Indicadores como crescimento de receita chegaram a bater +127% e os estoques esvaziaram depois de um dos ovos de Páscoa ter sido batizado como “ovo da Juliette”, depois da sister, vencedora do programa e atual embaixadora da companhia, ter dito que adorou o chocolate.

Comece a aplicar o modelo híbrido

Experiências como essa da Mondelez mostram que o phygital, unido a uma estratégia inteligente e técnicas assertivas de marketing, pode levar seu negócio muito mais longe! 

Em um cenário em que é impossível ignorar o digital, mas a experiência física também conta pra muita gente, não dá pra ignorar a necessidade de pensar em modelos híbridos para sua loja…. Na logística, em multicanais de venda e, claro, na comunicação e publicidade da sua marca.

Mas e você? Já começou a utilizar essa estratégia para promover sua marca e produtos?

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