O que é o Portal Parceiro e como utilizá-lo?

por Americanas

23 de dezembro de 2021

É por meio do Portal Parceiro que quem vende na Americanas Marketplace realiza toda a gestão da sua loja e fica por dentro das atividades do seu negócio

Todos os parceiros que vendem na Americanas Marketplace contam com uma plataforma única e exclusiva onde eles podem realizar toda a gestão da sua loja: o Portal Parceiro

Criado em 2006, junto com o nosso marketplace, o Portal Parceiro está bastante presente no dia a dia de quem vende com a gente. Os lojistas podem anunciar seus produtos em todos os nossos sites – Americanas, Americanas Empresas, Submarino e Shoptime –, mas suas operações sempre estarão 100% centralizadas no portal, onde eles conseguem ficar por dentro de cada venda realizada. 

No portal, o parceiro também pode checar novidades e comunicados da plataforma, realizar o atendimento com os seus consumidores, contratar serviços para impulsionar as suas vendas e fazer análises de dados da sua performance para criar estratégias de negócio cada vez mais assertivas. 

Quer saber mais detalhes sobre o Portal Parceiro? Separamos algumas das principais funcionalidades para mostrar como a plataforma está presente na rotina dos nossos parceiros e como ele é fácil de utilizar. 

Cadastro de itens no Portal Parceiro 

Assim que o cadastro do lojista é aprovado na Americanas Marketplace, ele já passa a ter acesso ao Portal Parceiro. Afinal, é no portal que ele terá acesso aos contratos da parceria e poderá começar a subir os produtos que serão anunciados. 

Existem duas maneiras de realizar o cadastro de produtos no Portal Parceiro: você pode enviar seus itens individualmente ou de forma massiva.

Para fazer o cadastro individual, você deve acessar o Portal Parceiro, clicar em “Produtos”, “Meus produtos” e depois em “Cadastrar”. Você pode buscar pelo título do produto, ISBN ou EAN, e a página irá mostrar os anúncios que já existem em nossas lojas para você conectar o seu item. Caso o produto ainda não seja vendido, você pode clicar no botão “Não encontrei, quero cadastrar um novo produto”e cadastrar o seu anúncio. 

O cadastro de produtos de forma massiva pode ser feito na opção “Cadastro Massivo e de Produtos”, onde o parceiro encontra um template de planilha que deverá ser preenchida e enviada no próprio Portal Parceiro. 

Fique por dentro de seus repasses

Os lojistas que anunciam seus produtos na Americanas Marketplace também têm acesso a toda parte financeira de seus negócios pelo Portal Parceiro. 

Além de informações sobre seus repasses e comissão sobre as vendas, na opção “Financeiro”, os parceiros podem consultar demonstrativos de suas vendas, extratos dos pedidos aprovados, comprovantes de prestação de serviço e até tirar suas dúvidas sobre os pagamentos.  

Lá, eles encontram tudo de forma bem detalhada, com os valores totais das vendas, da comissão e qual será o valor final do repasse.

Tenha insights estratégicos

Na Americanas Marketplace, queremos que os nossos parceiros levem os seus negócios mais longe e conquistem resultados cada vez melhores. Para isso, oferecemos diversos insights e dados de performance que ficam localizados dentro da ferramenta Analytics no Portal Parceiro.

O Analytics é gratuito e, ao acessá-lo, os parceiros podem checar informações valiosas do seu negócio e também sobre os seus concorrentes.  Assim, eles podem analisar seus resultados e criar estratégias mais assertivas para as suas lojas. 

Área de capacitação do Portal Parceiro

Todos aqueles que vendem na Americanas Marketplace têm acesso a uma área de capacitação exclusiva, com diversas aulas, cursos e outros materiais em vários formatos para que eles possam conferir como e onde eles quiserem, facilitando o seu processo de aprendizagem. 

Os conteúdos da área de capacitação acompanham o parceiro em todas as etapas da sua jornada de vendas, desde o cadastro na plataforma até o pós-venda, passando por dicas para impulsionar seus resultados e otimizar sua operação

Por isso, nós sempre destacamos que todas as dúvidas que os nossos parceiros têm sobre vendas, estratégias ou até mesmo sobre os nossos sites podem ser resolvidas com os conteúdos da área de capacitação. Porém, além dela, nós também temos uma FAQ (“Frequently Asked Questions” ou “Perguntas Frequentes” em portugês) bem completa que o lojista pode acessar a qualquer momento pelo Portal Parceiro. 

portal parceiro - interna

Confira as soluções da Americanas Marketplace

Nós queremos que os nossos parceiros levem os seus negócios mais longe e, para isso, buscamos oferecer mais do que apenas uma plataforma de vendas. 

Todos que vendem por aqui também contam com diversas soluções para apoiar o desenvolvimentos de seus negócios, facilitando o dia a dia de suas operações e fazendo com que suas lojas cresçam cada vez mais. Assim, além do nosso pilar de capacitação, os parceiros também contam com soluções de logística, entrega, publicidade e crédito para impulsionar o potencial de seus negócios.

Com o Fulfillment, por exemplo, o parceiro tem a possibilidade de deixar toda a parte logística nas mãos da Americanas Marketplace. Assim, ele tem mais tempo para focar nas questões estratégicas da operação, enquanto cuidamos de todo o processo, desde a armazenagem até o atendimento ao cliente. 

Já com a Americanas Advertising, o hub de publicidade da americanas s.a., os parceiros podem criar anúncios e campanhas específicas para ganhar mais visibilidade dentro dos nossos sites. 

Na aba “crédito” do Portal Parceiro, os lojistas podem conhecer todos os nossos produtos de crédito e contratá-los de forma descomplicada para ampliar os investimentos no seu negócio. 

As nossas opções de crédito possuem diferentes formas de pagamento e, com a sua verba em mãos, você pode utilizá-la de acordo com as necessidades do seu negócio, como para negociar com fornecedores, aumentar estoque e sortimento, investir em anúncios e campanhas de marketing ou até aproveitar a infraestrutura da operação. 

O que você achou do Portal Parceiro? Muito fácil de usar, não é mesmo? Então, se você ainda não vende com a gente, aproveite para realizar o seu cadastro e comece a levar o seu negócio mais longe com todas as oportunidades da Americanas Marketplace. 

Leia também:

Americanas Marketplace: o que é e como vender neste canal?

O que é marketplace e como ele facilita a venda online

Parceiro Americanas: como vender nas marcas mais queridas

Americanas

O marketplace da Americanas é a plataforma para você vender seus produtos em uma das maiores vitrines online do Brasil. Conte conosco para vender e desenvolver seu negócio!

veja ainda:

logística reversa - destaque

Logística reversa: o que é e como funciona

A logística reversa é um processo essencial para a devolução de produtos, seja por defeito ou insatisfação, e deve ser […]

descrição de produtos - destaque

Descrição de produtos: requisitos e dicas para um cadastro vendedor

O texto da descrição de produtos deve trazer detalhes do item ofertado, mas em texto corrido com início, meio e […]

estratégia omnichannel - destaque

Omnichannel: como criar uma estratégia multicanal

Veja como criar uma estratégia omnichannel para integrar sua operação física e online O conceito de omnichannel representa a integração total entre […]