Saiba tudo sobre storytelling e veja como ele pode impactar o seu negócio e alavancar as suas vendas
Você conhece o termo storytelling? Ele soma duas palavras em inglês, story, que significa história, e telling, que significa contar. Ou seja, storytelling nada mais é do que contar uma história ou desenvolver uma narrativa.
Uma história contém personagens, um ambiente específico e começo, meio e fim, e o storytelling não é diferente. Você utiliza tudo isso para passar uma mensagem final e se conectar com o seu público-alvo.
E por falar em conexão, é isso que torna o storytelling tão primordial. Qualquer dono de negócio acredita que o seu público é a base para o sucesso. Afinal, se o público não gosta ou não consome os seus produtos ou serviços, não existe negócio.
Sendo assim, para impactar as pessoas e convencê-las sobre a sua empresa é preciso mostrar que o seu negócio é diferente dos concorrentes e criar uma conexão emocional com esses consumidores.
Saiba mais sobre como storytelling funciona e descubra como essa técnica pode impulsionar o seu negócio e diferenciá-lo dos demais.
O que é storytelling?
Quando aplicado ao negócio ou até às vendas, o storytelling foca na transmissão de conteúdos por meio de uma narrativa mais elaborada, que utiliza a escrita atrelada a recursos visuais.
O objetivo final é promover o seu negócio, produto ou serviço e vender de maneira mais indireta utilizando um conteúdo mais emocional e até persuasivo.
Como contamos, o termo storytelling nasceu da junção de duas palavras em inglês, e podemos entendê-las da seguinte forma:
story = história = a mensagem que será transmitida
telling = contar = forma como a mensagem será transmitida
Qual a importância do storytelling?
Quando você vende um produto ou serviço, você deve considerar sempre a jornada de compra do seu consumidor. Como ele chega até a sua loja? Como ele é convencido de comprar o seu produto? Como é a experiência de compra dele?
Histórias geram identificação e levam o consumidor até a sua loja e até garantir os seus produtos. Sendo assim, por meio do storytelling de uma campanha de marketing, anúncio ou qualquer outro conteúdo produzido pela sua marca, você desperta emoções no consumidor, que fazem com que ele se reconheça naquela história e se veja utilizando os seus produtos.
Quais são os principais elementos do storytelling?
O storytelling acontece de formas diferentes em cada negócio, afinal, cada marca tem a sua própria história, seus propósitos e públicos-alvos muito diferentes. Sendo assim, não existe um manual de regras para criar um storytelling, porém, alguns elementos são indispensáveis ao criar uma narrativa.
Todo storytelling deve conter uma mensagem clara e objetiva, um ambiente onde a narrativa irá se passar, um personagem que vive aquela história e gera identificação com o público e um conflito, que será o motivador principal de toda narração e que fará com que os consumidores de fato sintam a sua história.
Como usar o storytelling no seu negócio
A verdade é que você não precisa de um motivo específico para criar um storytelling. Ele pode estar presente no seu dia a dia, em todos os conteúdos que você produzir para a sua marca.
Utilizando o storytelling em seus conteúdos, você produz materiais diferenciados e criativos, que posicionam os seus produtos ou serviços dentro da realidade dos consumidores, causando uma maior identificação por parte deles. Dessa forma, você diferencia a sua marca dos concorrentes e alavanca as suas vendas.
Mas, atenção, antes de criar qualquer narrativa ou conteúdo para o seu negócio, estruture um plano de ação com objetivos e estratégias bem definidos para narrar a sua história da melhor maneira possível e evitar mal-entendidos.
Dicas para criar o seu storytelling
Uma das principais dicas para criar um storytelling ideal para a sua marca é: seja real! Dessa forma, os consumidores não apenas se reconhecem na sua narrativa, mas você também humaniza a sua marca, colocando os clientes como ponto focal.
Além disso, lembre-se que pessoas reais não são rasas. Desenvolva os seus personagens e a sua história. Nesse momento, você não precisa ser muito direto, afinal, você quer impactar o público e conquistá-lo criando uma conexão emocional. Para isso, a mensagem não pode ser superficial e deve ser apresentada da maneira mais completa possível.
E histórias completas tem começo, meio e fim! Certifique-se de que o seu storytelling está conduzindo a sua narrativa de forma arrematada, que transmite sensações, mostra os benefícios do seu negócio e leva o seu cliente a uma conclusão final.
Entendeu como o storytelling funciona? Ele pode ser criado todos os dias de formas diferentes, fazendo com que você conquiste cada vez mais clientes e alavanque suas vendas por meio de histórias inesquecíveis e criativas.
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