Logística no marketplace: 5 dicas para agilizar processos

por Ideris

26 de janeiro de 2022

Veja como funciona a logística no marketplace e como se organizar para se destacar na entrega

Uma boa e organizada logística no marketplace é essencial para que os vendedores consigam atender aos prazos de postagem dos envios, conquistar avaliações positivas dos clientes, evitar falhas nos pedidos, entre outras metas importantes para qualquer lojistas que atua em canais de vendas online.

Afinal, a logística é um dos critérios-chave para o sucesso de quem trabalha no varejo online, pois o processo de entrega não se resume apenas ao transporte, mas sim a uma série de etapas desde emissão de Nota Fiscal eletrônica (NF-e), separação e embalagem do pedido, impressão de etiquetas, controle no sistema de gestão e outros.

Sabendo que os clientes prezam por eficiência e cumprimento de prazos, a logística pode parecer um pouco complicada para vendedores iniciantes, mas o segredo para simplificar essas etapas é otimizar a operação. Por isso, selecionamos algumas dicas para auxiliar os lojistas a melhorarem as atividades internas e crescerem nas vendas online.

Estoque organizado

A logística no marketplace pede um estoque organizado, com revisões frequentes e rotinas de trabalho muito bem definidas. 

Existem três tipos de estoque: partilhado, centralizado e descentralizado. Cada um tem seus prós e contras – a decisão depende da estratégia seguida por sua empresa para atender à logística da sua loja virtual. A dica, portanto, é escolher um bom sistema para manter o estoque organizado e mapeado, além de dispor os itens de forma categorizada.

Independentemente do tipo de estoque utilizado na sua operação, há algumas dicas simples para mantê-lo funcionando e garantir a boa gestão da logística no marketplace:

  • Faça inventários;
  • Gerencie custos e receitas;
  • Integre os estoques e gerencie com um único sistema;
  • Monitore as vendas constantemente;
  • Crie estratégias para mercadorias antigas circularem;
  • Mapeie o fluxo de entradas e saídas;
  • Defina critérios de endereçamento;
  • Evite ferramentas ineficientes.

Use material de embalagem de alta qualidade

A embalagem dos pedidos pode parecer um simples detalhe, mas é algo que faz muita diferença no momento de proteger os produtos e garantir que o pedido chegue intacto para o cliente.

Não pense apenas no preço, mas no que é mais adequado para alcançar um bom custo-benefício. No varejo online, tempo é dinheiro e reputação! Embalagens muito frágeis podem ser danificadas antes mesmo do despacho do pedido, exigindo retrabalho e gasto de material – o famoso “barato que sai caro”.

Além disso, a embalagem é a primeira experiência do cliente com o recebimento da mercadoria. Ninguém gosta de receber um pedido amassado, não é mesmo?!

logística no marketplace - interna

Emita etiquetas e NF em ZPL de forma sequencial

A tecnologia pode ser a melhor companheira dos empreendedores das vendas online! Você sabia que é possível emitir nota fiscal, etiquetas e declaração de conteúdo de forma massiva? Esse recurso salva a vida (e a logística no marketplace) de muitos vendedores que precisam de agilidade.

Com a impressão ZPL, é possível otimizar o tempo no dia a dia de trabalho. Isso porque a linguagem de impressão ZPL possibilita rastrear ou marcar produtos, processos e pessoas da equipe com códigos de barras ou RFID, ou seja, tudo o que for etiquetado tem excelente banco de dados.

Na forma de impressão sequencial, você ganha ainda mais flexibilidade para agilizar a logística e-commerce, especialmente se contar com um sistema integrado que permita criação de 20 filas para imprimir etiquetas em lugares diferentes e impressão intercalada (sequenciar impressão de etiquetas e notas fiscais). Tudo isso com acesso aos pedidos feitos por marketplace, por exemplo.

Tenha uma rotina definida para a sua logística no marketplace

A tecnologia é fundamental para a logística de qualquer empresa, mas não podemos esquecer que o comprometimento para o sucesso também vem de toda a equipe e de boas rotinas. Gestores, supervisores e operadores devem estar alinhados às etapas do trabalho diário no que se refere a estoque e logística.

Os processos precisam ser analisados de perto, identificando tudo o que está dando certo ou precisa ser melhorado, assim como disponibilidade de itens, embalagens, produtividade dos funcionários, custos e desempenho.

Você já sabe que existem sistemas capazes de simplificar e turbinar a agilidade da rotina, mas também é preciso levar informação à equipe. Treinamentos claros e atualizações sobre mudanças fazem parte dos cuidados com o controle de estoque e gerenciamento de pedidos.

Todo mundo sai ganhando quando mão-de-obra e sistemas estão em sinergia: funcionários mais produtivos; gestão de ganhos e despesas mais precisos; logística e-commerce eficiente; clientes satisfeitos com a entrega dos produtos.

Use sistemas com picking list para sua logística e-commerce

Entregas ágeis e informações sobre o transporte dos pedidos transmitem segurança e credibilidade, conquistando a confiança dos clientes.

Se o vendedor trabalha com armazenagem, uma boa dica é utilizar sistemas com picking list (coleta e separação de pedidos). Para pequenos negócios, essas tarefas até podem ser feitas manualmente, mas quando o fluxo de pedidos expedidos no dia começa a tomar muito tempo da equipe, o ideal é ter um reforço da tecnologia para simplificar o processo e, consequentemente, a logística.

Há quatro tipos de picking para organizar o trabalho no estoque:

  • Discreto (cada operador atende um pedido por vez);
  • Por zona (funcionários responsáveis por zonas/seções específicas);
  • Por lote (o encarregado inicia a coleta após acumular um certo volume de encomendas);
  • Por onda (com agendamento de requisições por turno, cada separador se encarrega pelo recolhimento de um produto).

Entenda o funcionamento do seu negócio, defina o tipo de picking mais adequado para o dia a dia das operações e escolha o sistema que melhor corresponde às suas necessidades, visando a eficiência da logística na sua loja virtual.

Otimize seu estoque para vender mais

Quando falamos em uma boa logística no marketplace, abrimos a possibilidade de vender mais e melhor, uma vez que essa etapa permite escalonar vendas de modo consistente. Se você quer atender um maior número de pedidos, a empresa precisa estar preparada de ponta a ponta para evitar imprevistos com estoque (vender mais do que pode entregar nunca é uma boa estratégia).

Se você atua em diferentes plataformas e marketplaces, é muito importante fazer a integração em um hub para gerir tudo em um só lugar.

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Ideris

O Ideris, parte integrante da Locaweb Corp, é uma plataforma de integração multicanal, focada em oferecer soluções inovadoras para quem vende em diversos marketplaces. Como um hub de integração, possibilita, além do gerenciamento de marketplaces, gestão de estoque e expedição. Tudo em um só lugar.

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