Quer empreender? Fique por dentro de todas as oportunidades de negócios em Londrina e veja como esse município pode abrir portas para o seu negócio
Ser dono do próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros. E, quem busca empreender em um local fora do eixo São Paulo e Rio de Janeiro, com certeza deve ficar de olho nas oportunidades de negócios em Londrina.
Localizada na região Sul do Brasil, Londrina fica no Paraná e possui cerca de 575 mil habitantes, sendo a segunda cidade mais populosa do Estado – ficando atrás apenas de Curitiba – e a 38º cidade mais populosa do Brasil.
De acordo com o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2020, realizado pela Endeavor, Londrina está entre as 100 cidades mais propícias para os empreendedores que querem começar um negócio ou expandir seus empreendimentos.
A classificação do Ranking ICE 2020 leva em consideração sete determinantes. Entre elas, Londrina se destaca nos pilares de inovação, ocupando a 27ª colocação, e de cultura empreendedora, na 32ª posição e ficando a frente até de Curitiba.
Assim como em muitas cidades brasileiras, o setor de serviços é o que tem maior destaque em Londrina, junto às atividades comerciais, educação, saúde e, principalmente, tecnologia da informação.
Londrina: a “Cidade Genial”
Atualmente Londrina conta com o título de “Cidade Genial”, um reconhecimento que reforça todas as vantagens competitivas da região, sendo um forte pólo de tecnologia da informação no país.
A educação é outro ponto forte em Londrina e que serviu como pilar para o recebimento desse título. Por conta da presença de grandes instituições, como a Universidade Estadual de Londrina, o município também é considerado um pólo estudantil.
Um futuro com muitas oportunidades de negócios
Há alguns anos, foi lançado o “Fórum Desenvolve Londrina”, que reúne as principais entidades empresariais e instituições de ensino superior da cidade. O objetivo: promover o desenvolvimento sustentável de Londrina e região, realizando um planejamento estratégico para o futuro.
Dessa forma, o grupo desenvolve uma visão estruturada para o futuro da cidade. Entre as entidades do movimento está a Associação Comercial de Londrina (ACIL) e o Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel).
As oportunidades de negócio em Londrina
Depois dos meses de isolamento social por conta da pandemia, Londrina iniciou um Plano de Retomada da Economia, buscando estimular o empreendedorismo na região.
Como parte desse movimento, foi lançada a pesquisa “Consumo e Carências de Mercado em Londrina”, encomendada pelo Sebrae/PR e realizada pela Chiusoli Pesquisas, que mostrou diversos insights sobre as atividades do Estado paranaense.
A pesquisa mostrou que algumas das principais motivações londrinenses na hora da compra são: preço, promoções, qualidade do produto e do atendimento. Já ao serem perguntados sobre qual atividade falta no varejo regional, os consumidores destacaram categorias como: roupas (24,4%), eletrodomésticos (13,8%) e calçados (13,8%).
Ao mesmo tempo, os resultados mostraram que os entrevistados estão em um movimento de começar a optar pelas compras online e as categorias que foram apontadas anteriormente, apareceram em alta. Roupas e acessórios (23,3%), calçados (17,6%) e eletrodomésticos (14%) são os segmentos mais comprados por meios digitais.
Enquanto isso, no setor de alimentos, 24,7% dos entrevistados afirmaram que os mercados estão em falta na região
Oportunidades de negócio no e-commerce
Essas quatro categorias – roupas e acessórios, calçados, eletrodomésticos e mercado – representam fortes oportunidades de negócio em Londrina, que podem ser exploradas na venda online e iniciadas facilmente com a ajuda dos marketplaces.
Os marketplaces são uma ótima opção de canal para começar a vender online de uma forma simples e com baixo orçamento. A plataforma oferece uma estrutura sólida para as vendas e cobra apenas uma comissão sobre os pedidos, ou seja, o lojista só paga quando vende.
Além disso, essas plataformas contam com marcas fortes por trás, como a Americanas Marketplace, que permite que os seus parceiros anunciem dentro dos sites das marcas Americanas, Americanas Empresas, Submarino e Shoptime.
Além disso, a Americanas Marketplace também oferece uma oportunidade para os mercadistas anunciarem seus sortimentos na categoria de mercado da Americanas. Trazendo uma oportunidade para que esses negócios digitalizem suas operações, trazendo comodidade e conveniência para as compras de alimentos e bebidas.
Os parceiros Americanas Marketplace ainda contam com serviços e soluções que facilitam suas rotinas de vendas – como publicidade, logística, entrega e capacitação – fazendo com as lojas potencializarem suas vendas.
Cadastre-se e comece a vender na Americanas Marketplace!
Agora que você já conhece algumas das oportunidades de negócios em Londrina, que tal começar a empreender nessa região?
Leia também:
O que é marketplace e como ele facilita a venda online
Como criar Missão, Visão e Valores da sua empresa
Pirâmide de Maslow: conheça as motivações do seu público