7 dicas para você vender camisetas online

por Americanas

16 de maio de 2022

Confira as principais dicas e um passo a passo completo para vender camisetas na internet 

A categoria de Moda é uma das que mais crescem no varejo brasileiro. Segundo a Neotrust, a categoria de Moda somou o maior número de pedidos no e-commerce brasileiro em 2021 e ficou entre as cinco categorias que mais faturaram no ano.

Já o relatório Market Review: Tendências do E-commerce para 2022, realizado pela Bornlogic e Opinion Box, mostrou que 55% dos consumidores costumam comprar roupas online.  

Assim, vender camisetas online é uma grande oportunidade para quem deseja começar a empreender ou até para quem já tem uma loja física de roupas e quer diversificar os canais de vendas. 

Para te ajudar a vender camisetas online, separamos várias dicas e estratégias que te acompanham passo a passo para começar o seu negócio na internet. 

1 – Escolha um nicho de mercado  

Hoje, ao comprar online, os clientes buscam experiências diferenciadas e que conversem com suas crenças e valores. Sendo assim, criar uma loja com diversos produtos que não conversam entre si, ou tenham diferentes níveis de qualidade, pode confundir seu público. 

Por isso, escolher um nicho de mercado mais específico é muito importante para levar a sua loja mais longe. Dessa forma, você consegue se especializar melhor nesse segmento e conversar de forma mais assertiva com o seu público. 

Para escolher o seu nicho é recomendável que você opte por algo que tenha mais familiaridade. Assim, você tem uma noção melhor do segmento, dos fornecedores e, claro, do público. 

Para vender camisetas online, você pode apostar em um nicho de produtos focado em certo tipo de público, como moda feminina, moda masculina, infantil, ou em um segmento específico, como camisetas básicas, de bandas ou até mais sociais. 

2 – Faça uma boa pesquisa de mercado e conheça o seu público

Com o seu nicho definido, é muito importante que você realize uma boa pesquisa de mercado para entender como o segmento funciona de fato e como você pode se diferenciar vendendo camisetas. 

Busque pesquisas oficiais para ter uma visão mais profunda sobre o mercado e público-alvo e pesquise quem são os seus concorrentes diretos, veja como eles se posicionam e entenda as estratégias praticadas por eles. 

Aproveite esse momento para também conhecer o seu público-alvo mais profundamente. Vá além do básico – gênero, idade e ticket médio são alguns pontos interessantes –  e busque entender o comportamento de compra desses clientes.

Uma visão das personas através de um mapa de empatia também poderá te ajudar a conhecer os sentimentos, dores e necessidades dos seus clientes.  

Descubra o que eles gostam e quais são as expectativas deles quanto aos seus itens. Essas informações te ajudarão a tomar decisões mais assertivas em suas estratégias de negócio, fazendo com que você segmente melhor suas estratégias e impacte as pessoas certas. 

3 – Defina o seu canal de vendas

Você pode vender camisetas em diferentes canais online. E, hoje, existem diferentes plataformas, que atendem cada negócio de uma determinada forma. Por isso, um dos seus primeiros passos será analisar essas opções e escolher um canal que atenda melhor às necessidades da sua loja de camisetas. 

Ter a sua própria loja online, por exemplo, pode ser uma boa opção se você quer ter um espaço exclusivamente seu. Porém, o modelo exige alguns gastos altos, como para a  contratação da plataforma, para o pagamento das comissões dos meios de pagamento, o investimento na hospedagem do site, a contratação dos serviços de segurança, entre outros.

Se você tem um investimento mais baixo, os marketplaces são a opção ideal para você! Essas plataformas funcionam como grandes shopping centers virtuais, onde lojistas de todos os tamanhos e segmentos podem anunciar os seus produtos. 

O marketplace é uma opção mais em conta pois eles não cobram nenhum tipo de mensalidade. Os lojistas que desejam anunciar seus produtos pagam apenas uma comissão sobre as vendas, ou seja, só pagam quando vendem.

Além disso, quem vende nos marketplaces também conta com diversas soluções para impulsionar resultados, como entrega, crédito e publicidade. Na Americanas Marketplace – plataforma que permite que os lojistas vendam nos sites da Americanas, do Submarino e do Shoptime –, os parceiros ainda têm acesso a uma área de capacitação exclusiva com vários treinamentos e materiais que auxiliam toda a sua jornada de venda online.

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4 – Aposte em um anúncio completo

O cadastro de produtos é uma etapa extremamente importante para quem vende online. Isso porque, na internet, os consumidores não têm contato com os produtos como eles teriam em uma loja física, e dependem apenas das informações fornecidas por você. 

Assim, ao criar as descrições e ficha técnica das suas camisetas, busque oferecer o máximo de informações possível para que o consumidor não tenha nenhuma dúvida ao finalizar a compra e também não aconteçam casos de troca e devolução dos produtos. Detalhes como cores, tamanho, medidas e composição não podem ficar fora! 

Para completar o seu anúncio, invista em fotos de produtos com boa qualidade, boa iluminação e os enquadramentos certos para ressaltar as suas peças. Utilize fundo branco para destacar os itens que você vende e dar um ar mais profissional para as suas produções.

Além disso, tente sempre fotografar as camisetas sendo utilizadas em diferentes corpos para que os clientes tenham uma noção melhor do produto e o observem em diferentes ângulos. Você pode até aproveitar o momento para montar diferentes looks com as suas peças, destacando a versatilidade dos produtos e criando uma maior identificação com o consumidor. 

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5 – Tenha diferenciais competitivos 

Vender online vai além de oferecer os produtos ideais para os seus consumidores. Afinal de contas, a experiência online tem alguns aspectos diferentes da compra em um comércio físico e que impactam diretamente todo o processo, como a entrega, por exemplo. 

Segundo dados da Bornlogic e Opinion Box, 94% dos consumidores já deixaram de comprar algo online pelo valor do frete e 78% por conta do longo prazo de entrega. Ou seja, você pode até vender os produtos favoritos dos clientes, mas se as suas ofertas não forem competitivas, a sua loja acaba ficando para trás. 

Por isso, ao vender camisetas online,  busque destacar a sua loja oferecendo um prazo de entrega mais rápido ou até um frete mais competitivo, que são pontos que impactam diretamente na decisão de compra dos consumidores. 

Para garantir entregas cada vez mais rápidas, busque investir em uma boa operação logística para realizar os seus envios de forma eficiente e ágil. 

A diversidade dos meios de pagamento é um grande diferencial do e-commerce! De acordo com o Market Review: Tendências do E-commerce para 2022, 24% dos clientes apontam as formas de pagamento como uma motivação para comprar online

Muitos clientes podem precisar ou preferir pagar as compras por outros meios que não sejam cartão de crédito ou boleto bancário. Assim, ferramentas como o PIX ou as carteiras digitais acabam ganhando destaque. 

6 – Integre os seus canais de venda 

A 45ª edição do Webshoppers analisou os hábitos de compra dos brasileiros dentro da categoria de moda em 2021 e identificou como os clientes chegam até as lojas online. Os sites de busca (14%), as redes sociais (29%) e a busca pelo nome da marca ou loja específica (20%) foram os meios que mais se destacaram. 

Complementando esse resultado, o Market Review, da Bornlogic e Opinion Box, identificou que 65% dos consumidores têm o hábito de pesquisar por produtos para comprar nas redes sociais. 

Como você pode ver, as redes sociais têm um papel muito relevante para as lojas de roupas, uma vez que, muitos consumidores têm o costume de acompanhar suas marcas favoritas por lá e ainda descobrem muitas novidades navegando pelas redes. 

Sendo assim, ao vender camisetas online, aproveite canais como Instagram, Facebook, Pinterest ou TikTok para criar conteúdos mais inspiracionais. Esse tipo de estratégia gera uma forte sensação de desejo pelos itens e pode complementar a experiência dos clientes, incentivando a decisão da compra. 

Você também pode fazer parcerias com influenciadores digitais e outras marcas para aumentar a sua visibilidade, humanizar o seu negócio e ainda gerar um maior engajamento com o perfil. 

Além das redes sociais, não esqueça de também trabalhar muito bem outras origens do cliente conforme o relatório da Webshoppers apontou. No seu site, invista em SEO para aparecer nos buscadores e, além de investir em branding para promover sua marca, considere a venda pelos marketplaces, que já são e-commerces muito conhecidos e que têm um alto nível de confiança do consumidor. 

7 – Invista em um pós-venda vendedor 

A experiência de compra oferecida pelas marcas é um dos grandes diferenciais do e-commerce, já que a entrega dos produtos é também o primeiro contato que o cliente tem com o item, criando todo um momento especial. 

Diante disso, é muito importante que ao vender camisetas, você tenha um cuidado maior com o seu processo de pós-venda, que também é o momento ideal para fidelizar os seus clientes. 

O cuidado com as embalagens, por exemplo, é essencial, já que queremos que o produto chegue perfeito nas mãos dos clientes. E você ainda pode aproveitar essa parte do processo também para pensar fora da caixa e criar embalagens criativas, que expressem a personalidade da sua marca e tragam os seus produtos de uma forma mais original.

Chegou a sua hora de vender camisetas! 

Agora que você já sabe tudo sobre vender camisetas online, chegou a hora de começar o seu negócio. Siga todas as nossas dicas e crie estratégias certeiras para a sua loja. Boas vendas! 

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Americanas

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