5 passos para você vender ar condicionado

por Americanas

13 de junho de 2022

Confira as principais dicas e melhores práticas para vender ar condicionado pela internet 

Você quer começar a vender ar condicionado na internet? Esse nicho de produto pode ser ideal para você que quer começar a investir no e-commerce dentro da categoria de eletrônicos ou até para os empreendedores que já trabalham no comércio físico e querem diversificar os canais de venda. 

Independentemente do tanto que você já conhece o mercado, antes de dar os primeiros passos no universo online, é preciso se preparar e entender como essa categoria atua no ambiente digital. 

Então, para te ajudar nessa jornada, separamos algumas dicas em um passo a passo completo para você começar a vender ar condicionado na internet. 

1 – Conheça o mercado e o público

Segundo a 45ª edição do relatório Webshoppers, a venda da categoria de eletrodomésticos cresceu 18% em 2021 em comparação com o ano anterior. Enquanto isso, a Neotrust mostrou que o setor foi o de segundo maior faturamento no e-commerce em 2021, e deve crescer 14% em 2022. 

Oportunidades não faltam. Assim, o primeiro passo é conhecer o mercado de climatização, afinal, existem diferentes modelos de ar condicionado e que atendem diferentes públicos também. 

Entender esses diferentes nichos é essencial para que você defina o foco do seu negócio. Você pode optar por trabalhar com uma determinada marca ou até atender diferentes marcas, mas focar em um modelo específico.  

Nessa etapa, também busque analisar detalhes como público-alvo, as carências e expectativas do mercado, assim como a atuação da concorrência. Isso te ajudará a estabelecer um posicionamento mais estratégico e assertivo. 

Nesse momento, você pode, por exemplo, optar por trabalhar com um público mais corporativo e vender ar condicionado para empresas e negócios. 

2 – Defina o seu canal de vendas

Você pode vender ar condicionado em diferentes canais online. Por isso, antes de começar seu negócio, é importante que você conheça as diferentes opções do mercado para definir qual é a melhor para a sua loja. 

Hoje, os marketplaces aparecem como uma excelente opção para quem está começando, já que eles disponibilizam as vitrines de grandes marcas para que lojistas lojistas de todos os tamanhos, experiências e segmentos anunciem seus produtos. 

E a melhor parte é que esses canais não cobram nenhum investimento inicial ou mensalidade. É cobrada apenas uma comissão sobre as vendas, ou seja, o lojista só paga quando vende.

Se você vender ar condicionado na Americanas Marketplace, por exemplo, com um cadastro único, você anuncia seus produtos na Americanas, no Submarino e no Shoptime. Sites grandes e consolidados no mercado, que possuem uma base de clientes sólida, que já conhece e compra das marcas há anos. 

Se na etapa anterior você definiu que o seu negócio atenderá outras empresas, realizando uma venda mais corporativa, a Americanas Marketplace tem o canal perfeito para você: a Americanas Empresas. Com o cadastro na plataforma, você pode habilitar as vendas dentro deste site, que atende os lojistas que desejam vender para outros CNPJs. 

E tem mais: os lojistas dos marketplaces ainda contam com diversas soluções para impulsionar as vendas, como entrega, crédito e publicidade. Na Americanas Marketplace, os parceiros ainda têm acesso a uma área de capacitação exclusiva em vários treinamentos e materiais que auxiliam toda a sua jornada de venda online.

Cadastre-se na Americanas Marketplace e comece a vender!

vender ar condicionado - interna

3 – Crie um anúncio vendedor 

O cadastro de produtos é uma etapa que sempre exige bastante atenção dos lojistas no e-commerce, e ao vender ar condicionado esse cuidado deve ser ainda maior, pois é por meio dele que o cliente terá contato com o seu produto e entenderá se ele realmente é o que ele busca.

Na descrição e na ficha técnica, não economize nos detalhes. Confira se você está colocando os termos certos e se todas as informações sobre o produto estão bem claras ao consumidor. Detalhes como os BTUs (Capacidade de Refrigeração), voltagem, modelo, fornecedor, garantia e mais são primordiais!

As imagens ilustram o seu anúncio e não podem faltar! Nesse momento, aposte em imagens de boa qualidade e em fundo branco para profissionalizar o anúncio e mostrar com mais clareza todos os detalhes dos produtos, como tamanho, dimensões, material e outros aspectos. 

Toda essa atenção aos detalhes reforça o comprometimento e a seriedade da sua loja, e fará com que você destaque o seu anúncio da concorrência. 

4 – Invista em logística 

Na internet, a experiência final do cliente depende de diversos fatores que podem até fazer com que  a sua oferta seja mais ou menos atrativa. Afinal, não adianta você oferecer o menor preço, mas ter um prazo de entrega muito longo ou até um frete mais caro.  

Por isso, investir em uma boa logística é essencial para garantir alguns diferenciais competitivos — como prazo de entrega mais rápido ou até um frete mais competitivo — e sair na frente da concorrência, já que esses são pontos extremamente relevantes para a decisão de compra dos clientes. 

Hoje, muitos consumidores apostam nas ferramentas de busca para encontrar as melhores ofertas e comparar preços. Sendo assim, uma dica é ter dinamismo e sempre monitorar os preços do mercado para, quando necessário, realizar ajustes na sua loja, se possível. 

5 – Use campanhas e promoções para converter 

O Market Review: Tendências para o e-commerce em 2021, realizado pela Bornlogic e Opinion Box, identificou as principais motivações que levam os brasileiros a optarem pelas compras online e muitas delas estão diretamente relacionadas aos preços dos produtos. 

Os preços mais baixos do que no comércio físico (61%), as promoções exclusivas da internet (58%) e as campanhas sazonais (24%) foram alguns motivos que se destacaram. 

Sendo assim, para impulsionar as suas vendas e destacar as suas ofertas, invista em campanhas e promoções para incentivar a compra na sua loja. Aproveite as datas comemorativas e, ao vender ar condicionado, invista principalmente na questão da sazonalidade. 

No Verão, as vendas de ar condicionado disparam e, consequentemente, os preços tendem a subir. Já quando estamos mais próximos do Inverno, as promoções ganham mais destaque como um estímulo para a conversão de venda. 

Os parceiros da Americanas Marketplace têm ainda mais facilidade para criar promoções, pois as marcas estão sempre criando grandes campanhas, tanto em datas sazonais como em oportunidades identificadas para certas categorias. É só ativar a campanha desejada!

Anotou todos os passos? O mercado digital está cheio de oportunidades para quem quer vender ar condicionado. Então, não perca mais tempo e comece o seu negócio online hoje mesmo. Boas vendas! 

Leia também:

Americanas Marketplace: o que é e como vender neste canal?

O que é marketplace e como ele facilita a venda online

O que é análise SWOT e como aplicá-la?

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O marketplace da Americanas é a plataforma para você vender seus produtos em uma das maiores vitrines online do Brasil. Conte conosco para vender e desenvolver seu negócio!

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