A expedição tem o papel fundamental de ordenar todas as etapas finais para a entrega do produto ao cliente
A data de expedição pode ser entendida como o último contato do produto com o armazém, antes de sua saída para entrega.
É nesse momento onde se faz toda a verificação da documentação final para que o cliente receba exatamente o que pediu, evitando erros e garantindo que ele receba sua entrega dentro do prazo e em perfeito estado.
Porém, para garantir um cenário à prova de falhas ou com a menor quantidade erros, deve-se entender este processo.
Entendendo o processo de expedição
O processo de expedição, que ocorre após as etapas de recebimento e separação, pode ser dividido em cinco fases: planejar e organizar; consolidar os pedidos; verificar documentação; acondicionar; e realizar o carregamento.
Planejar e organizar
O planejamento possui um papel altamente relevante na expedição de mercadorias, organizando as operações fora e dentro do centro de armazenagem, através das seguintes atividades:
- Definir e confirmar os pedidos que serão preparados e enviados no dia;
- Ordenar a lista de pedidos a preparar;
- Atribuir os pedidos às transportadoras e indicar as faixas horárias de coleta da mercadoria;
- Programar o acesso dos veículos de transporte;
- Prever o espaço necessário na área de armazenagem temporária junto às expedições.
Consolidar os pedidos
A consolidação da mercadoria é o processo de combinar e agrupar produtos provenientes das diferentes áreas de picking ou do armazém para sua posterior expedição.
Normalmente, dentro da própria área de expedição do armazém se reserva um espaço adjacente destinado a esta tarefa. A ordenação da sequência de picking é fundamental para que as mercadorias não fiquem paradas na expedição à espera de complementar os pedidos.
Verificar a documentação
Antes da partida dos produtos é preciso conferir os diferentes documentos associados (recebimento do pedido, ordem de picking, nota de entrega, rota, carta de porte…) e verificar se os produtos requisitados são os que estão no palete ou pacote.
Acondicionamento
Trata-se da pesagem e da volumetria da carga, e do processo de empacotamento, seja em paletes ou em caixas, de acordo com os requisitos das transportadoras, e a sua etiquetagem.
Além disso, esta etapa é marcada por personalizações dos envios (a pedido do destinatário ou da loja responsável pela venda) bem como da montagem de kits, packs de produtos e embrulhos com papel presente.
Carregamento
Após todas as demais etapas, com tudo verificado, é feito o carregamento da mercadoria junto ao transporte responsável pela entrega, juntamente com a documentação exigida, nota fiscal e demais informações dos destinatários.
Algumas dicas para otimizar o processo de expedição
- Controle a cadeia de suprimentos e os estoques para que a sua expedição não acumule estoque em excesso e mantenha capital parado nas prateleiras;
- Conheça as particularidades da sua operação e organize a logística escolhendo a localização dos armazéns, o modal de transporte mais adequado e os fornecedores mais capacitados;
- Esteja atento às demandas do mercado, considerando as necessidades dos clientes e as diferenças de cada mercadoria;
- Tenha uma equipe bem treinada, com grande conhecimento no processo logístico para evitar atrasos na produção e na entrega, falhas na reposição do estoque e perda de produtividade;
- Compare sua operação com a da concorrência para identificar os aspectos que podem melhorar seus processos logísticos;
- Busque parceiros que sejam especialistas, inovadores e eficientes;
- Analise o histórico das suas movimentações para ser mais assertivo nas previsões.
Basicamente, investir em tecnologia e automatização das atividades é o principal diferencial para otimizar seu processo de expedição. Com isso, você ganha em agilidade, em produtividade e obtém maior controle das informações, aumentando a qualidade e confiabilidade dos seus processos logísticos dos custos e dos gargalos da cadeia de suprimentos.
Vantagens de contar com um bom ERP
Um bom software de gestão permite integrar os sistemas de gestão, dos processos logísticos e das áreas envolvidas na produção, estoque e transporte.
Por meio de uma tecnologia exclusiva, com módulos integrados de Gestão (ERP), Atendimento (SAC), Logística (WMS) e Transporte (TMS), é possível ter acesso a todas as áreas da sua empresa de maneira fácil e rápida.
Um bom ERP otimiza seus processos desde o recebimento do pedido até a expedição, facilitando vários processos como:
- Recebimento de pedidos das plataformas em tempo recorde e, em alguns casos, operando com coletores wi-fi que minam a necessidade de imprimir uma picking list, trazendo maior mobilidade e velocidade;
- Emissão da DANFE simplificada, que pode reduzir em até 50% o tempo do processo de embalagem;
- Visão em tempo real da ocupação do centro de distribuição, o que pode guiar automaticamente o processo de armazenagem para o local mais adequado;
- Checagem da acurácia do estoque com inventários globais ou parciais (non-stop).
Um bom ERP, como por exemplo o BSeller, pode otimizar toda a sua operação de e-commerce,e fornecer mais agilidade, reduzindo custos para escalar suas vendas. Por isso, veja a solução que melhor se adapta ao seu negócio e gerencie bem sua logística para agilizar sua data de expedição e entrega!
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