Veja como usar as enquetes para Instagram para aumentar a interação dos clientes com a sua marca na rede social
As enquetes para Instagram são mais uma opção de ferramenta que a rede social criou para permitir uma maior interação entre os usuários, se tornando uma ótima alternativa para marcas e negócios trocarem informações com os seus clientes.
Com as enquetes, você pode criar conteúdos bem diversos para entender a opinião dos seus seguidores, realizar pesquisas e adquirir informações valiosas para o desenvolvimento das suas estratégias de marca.
Continue lendo e veja como as enquetes para Instagram podem ser um recurso vantajoso para o seu negócio.
O que são as enquetes para Instagram?
Se você já utiliza o Instagram, sabe que a rede social está sempre inovando, se adaptando às tendências e criando novos recursos para aprimorar a experiência dos usuários. A ferramenta de enquetes para Instagram foi criada em 2017 como um recurso interativo para os stories, focando em possibilitar um maior engajamento nas páginas.
Assim, a enquete entrou para o time de stickers interativos que a plataforma disponibiliza para os usuários utilizarem nos stories, possibilitando que eles criassem perguntas que poderiam ser respondidas pelos seguidores com algumas respostas previamente criadas pelo próprio usuário.
No lançamento, o recurso permitia a criação de uma enquete com apenas duas opções de respostas. Porém, em 2022, as enquetes para Instagram foram atualizadas, pensando novamente em oferecer uma maior interação com os usuários da rede social.
A partir dessa mudança, era possível incluir até quatro opções de respostas nas enquetes, que poderiam ser votadas pelos usuários. Além disso, a atualização também permitiu que os usuários realizassem customizações de cor na enquete.
O dono do perfil e todos os usuários que votam na enquete podem conferir os resultados em tempo real. Vale lembrar que como os stories do Instagram duram apenas 24h, a enquete também dura apenas esse período de tempo.
Por que utilizar as enquetes para Instagram?
Para as marcas, o Instagram já deixou de ser apenas uma rede social e se tornou uma ferramenta estratégica para os negócios, principalmente por conta de recursos como as enquetes.
Para os empreendedores, essa ferramenta pode ser extremamente útil na hora de conhecer melhor o público-alvo do negócio – que é um ponto essencial para o desenvolvimento de uma marca.
Dessa forma, além de conhecer seus clientes, você ainda se aproxima deles por meio dessa troca, interage e aumenta o engajamento do seu perfil no Instagram. Ao mesmo tempo que obtém informações estratégicas para o seu negócio.
Como meu negócio pode utilizar as enquetes para Instagram?
Uma dúvida muito comum na hora de apostar nesse recurso do Instagram é: qual conteúdo eu posso trazer na minha enquete? E a verdade é que você pode trazer praticamente qualquer assunto para as enquetes, basta alinhar o conteúdo com a sua estratégia de marca e soltar a criatividade.
Vamos imaginar que você tem uma loja de roupas, e recentemente você tem trabalhado em lançar uma nova coleção. Nesse caso, você pode utilizar o recurso para pedir a opinião dos seus seguidores sobre as novas peças.
Crie enquetes mostrando dois produtos e perguntando qual dos dois os seus seguidores preferem ou compartilhe a foto de um look completo e pergunte se eles usariam aquelas peças – com respostas como “sim” ou “não” na votação. Dessa forma, você obtém um feedback simples e rápido e fica por dentro das preferências do seu público.
Você ainda pode aproveitar esse momento da loja para interagir com o seu público, por exemplo, com uma enquete perguntando se eles estão animados para o lançamento da nova coleção. Para usufruir ao máximo desta postagem, inclua também um link da sua loja online e gerar visitas no site.
Falando em interação, as enquetes para Instagram são perfeitas para você trazer conteúdos de forma mais dinâmica para o público. Com essa ferramenta, você pode compartilhar curiosidades sobre uma nova coleção ou até mesmo sobre a sua marca.
E esse dinamismo da enquete, pode até trazer a oportunidade de tratar assuntos mais sérios de uma forma mais leve. Por exemplo, você pode criar uma enquete para entender o que seus seguidores querem saber mais, qual é o assunto mais relevante para eles ou qual é a maior dúvida deles em relação ao seu negócio ou ao seus produtos.
Acompanhe e mensure os resultados das suas enquetes
Para usar a ferramenta de maneira estratégica, acompanhe os resultados em tempo real e analise quais foram as respostas mais votadas pelos seus seguidores – elas podem se tornar insights valiosos para o seu negócio.
Alinhando os conteúdos das suas enquetes para Instagram com os objetivos e metas da sua empresa, é possível usar a ferramenta para aprimorar seus serviços e produtos, fazendo com que a sua marca se aproxime cada vez mais dos clientes.
E a melhor parte é: você obtém esses dados de forma orgânica! Apenas apostando nesse recurso e sem a necessidade de fazer qualquer investimento em mídia ou outros formatos, tornando as enquetes uma forma rápida e barata de obter insights para o crescimento da sua marca.
Lembrando ainda que tanto o próprio criador da enquete quanto os usuários que votam nela podem acompanhar os resultados da votação. Assim que um seguidor vota na enquete, os resultados são mostrados, indicando a porcentagem de cada uma das opções da enquete. Já o próprio criador tem uma visão ainda mais profunda desses resultados: ao arrastar o story pra cima, além de ver a porcentagem final de cada opção da enquete, ele pode visualizar o perfil de cada um que votou.
Como criar uma enquete para Instagram no meu perfil?
Criar uma enquete para interagir com os seus seguidores é mais simples do que você imagina! Para ajudar, montamos um passo a passo completo para você criar a sua própria enquete. Confira:
1º Passo
Na página inicial do Instagram, arraste a página pro lado esquerdo ou clique na sua foto de perfil no canto superior esquerdo para criar um story.
2ª Passo
Escolha uma foto de fundo para a sua enquete. Você pode tirar uma foto nesse momento, escolher uma foto da sua galeria ou apenas colocar uma cor – toque no ícone “Aa” para aplicar um fundo colorido.
3º Passo
Com o plano de fundo definido, clique no ícone de sticker e selecione a opção “enquete”.
4º Passo
Edite a sua enquete de acordo com os textos que você deseja compartilhar e, se quiser, altere a cor da sua enquete. Quando terminar, clique em “concluir” no canto superior direito e publique o seu story para todos os seguidores do seu perfil ou apenas para os seus close friends.
Viu como é fácil criar enquetes para Instagram e utilizar essa ferramenta para interagir com o seu público e aumentar o seu engajamento na rede social? Aproveite todas essas dicas e impulsione sua presença no Instagram!
Leia também:
TikTok dá dinheiro? 5 dicas para monetizar no app
Como gerar QR Code para o seu negócio?
Americanas Marketplace: o que é e como vender neste canal?