Empresas de transporte: pontos de atenção ao escolher uma

por Americanas

8 de dezembro de 2022

Entenda tudo que você precisa levar em conta na hora de analisar as empresas de transporte disponíveis para o seu negócio 

Nas operações de varejo, a logística é um dos pilares mais importante e, por isso, conhecer e analisar as empresas de transporte antes de contratar uma para atender sua loja é essencial para o desenvolvimento do negócio e para garantir uma boa experiência de compra para os clientes. 

E esse assunto acaba gerando uma série de dúvidas entre os varejistas. Afinal, como escolher uma empresa de transporte ideal para o negócio? O que deve ser levado em consideração nessa decisão?

Para te ajudar, separamos algumas dicas e requisitos que devem ser lembrados na hora de optar por uma empresa de transporte para atender a sua operação. 

Empresas de transporte e a eficiência logística 

A logística é fundamental para qualquer negócio, sobretudo para quem vende pela internet – seja em um e-commerce próprio ou em um marketplace. Pois quando uma compra é confirmada na internet, começa a parte mais importante: o pós-venda, que envolve diversos processos logísticos. 

A logística é responsável pelo estoque, armazenamento, separação dos pedidos, embalagem dos produtos, além do envio e de questões relacionadas à entrega, como controle e rastreamento. 

E o momento da entrega é também o primeiro contato que o consumidor tem com os produtos, então tudo deve ser feito para garantir a melhor experiência de compra. Entregas demoradas e fora do prazo geram insatisfação e podem até levar o cliente a deixar avaliações e comentários negativos na sua loja. 

Por isso, estruturar esse fluxo e firmar parceria com uma empresa de transporte que atende às necessidades do seu negócio e garante a sua eficiência logística é essencial para o desempenho da sua loja online. 

O que considerar na hora de escolher empresas de transporte? 

Antes de escolher a melhor empresa de transporte para o seu negócio, é preciso entender alguns aspectos da sua operação e analisar tudo que as empresas estão oferecendo, já que as duas irão trabalhar em parceria para garantir as entregas da sua loja. 

1 – Experiência no mercado

O primeiro passo para escolher uma empresa de transporte é conhecer a fundo as operações que elas oferecem. Como essa transportadora irá agregar valor ao seu negócio? 

Procure entender se a empresa já tem experiência com vendas no e-commerce ou até atendendo outras lojas do mesmo segmento que a sua. 

Além disso, caso essa empresa de transporte fique responsável pela armazenagem e estoque dos seus produtos, garanta que o espaço disponível é ideal para a conservação dos seus itens – principalmente se os produtos tiverem alguma necessidade específica.

2 – Localização estratégica 

Ao analisar suas opções de empresas de transporte, dois pontos importantes que devem ser levados em consideração com relação à localização são: a proximidade com a sua loja e a área de cobertura da transportadora. 

Dessa forma, você garante uma empresa de transporte com uma localização estratégica em relação ao seu negócio e também aos seus consumidores – o que é essencial para assegurar que as suas compras cheguem com agilidade. 

Neste momento, analise também os meios de transporte utilizados pela empresa e a proximidade de estradas e rodovias. Todos esses pontos, além de garantir a rapidez das entregas, também reduzem os custos das operações de frete e envio dos seus produtos.  

Como falamos anteriormente, muitas vezes, essas empresas de logística também ficam responsáveis pela armazenagem e estoque dos produtos. Se este for o seu caso, certifique-se de que a empresa possui um lugar seguro para manter as suas mercadorias.

3 – Investimento 

Quando falamos sobre vendas, seja online ou offline, a rentabilidade é um assunto que precisa ser analisado com atenção. Por isso, na hora de contratar uma empresa de transporte, o investimento necessário também deve ser considerado junto dos custos operacionais do seu negócio. 

Na hora de pedir orçamentos e estudar todas as empresas de transporte, considere todas as particularidades e propostas de cada uma para comparar as diferentes ofertas. Além disso, converse com clientes dessas empresas para entender como flui a parceria entre eles e se é exatamente isso que você busca para o seu negócio.  

Na hora de tomar uma decisão, pense de forma estratégica garantindo uma empresa de transporte que ofereça o melhor custo-benefício, e não aquela que irá cobrar mais barato pelos serviços prestados. 

empresas de transporte - interna

4 – Confiança e reputação

Quando você contrata uma transportadora para fechar esse tipo de parceria, a imagem da sua loja e dessa empresa passam a ser associadas. Por isso, antes de mais nada, tenha certeza de que você confia nessa organização. 

Ao fechar um contrato com a empresa de transporte escolhida, certifique-se de conhecer melhor o negócio e os serviços oferecidos. Pesquise mais sobre a empresa, a reputação dela no mercado e os clientes que ela já atende – você pode até entrar em contato com eles para saber mais detalhes sobre o serviço prestado. 

5 – Tenha um plano B 

Imprevistos acontecem, não tem como evitar! Porém, o que você pode fazer é estar preparado para atender seus clientes da melhor maneira possível, mesmo quando circunstâncias não são ideais. 

Assim, uma dica importante é sempre ter outras opções na manga além da sua empresa de transporte escolhida. Dessa forma, caso tenha algum problema com a sua transportadora, você tem outras opções para recorrer. 

Empresas de transporte no marketplace 

Os lojistas que vendem em marketplace contam com diversas vantagens e soluções oferecidas pelas próprias plataformas, e a logística é uma delas. 

Na Americanas Marketplace, por exemplo, a plataforma conta com soluções e serviços de entrega e logística para impulsionar a operação dos parceiros, facilitando essa parte da operação e garantindo entregas eficientes e dentro do prazo. 

Além de parceria com algumas empresas de transporte, a Americanas Marketplace conta com a Americanas Entrega, uma solução própria com diferentes modelos de envio para atender os lojistas das melhores maneiras para o desempenho de seus negócios. 

Agora que você já entendeu os pontos principais que devem ser considerados na hora de escolher entre as diferentes empresas de transporte do mercado e também a importância de escolher uma empresa que esteja alinhada com a sua operação, chegou a hora de concluir essa etapa e impulsionar seu negócio.

Leia também:

O que é picking e qual a sua importância?

O que significa objeto postado?

O que é marketplace e como ele facilita a venda online

Americanas

O marketplace da Americanas é a plataforma para você vender seus produtos em uma das maiores vitrines online do Brasil. Conte conosco para vender e desenvolver seu negócio!

veja ainda:

logística reversa - destaque

Logística reversa: o que é e como funciona

A logística reversa é um processo essencial para a devolução de produtos, seja por defeito ou insatisfação, e deve ser […]

estratégia omnichannel - destaque

Omnichannel: como criar uma estratégia multicanal

Veja como criar uma estratégia omnichannel para integrar sua operação física e online O conceito de omnichannel representa a integração total entre […]

estoque de segurança - destaque

Estoque de segurança: guia prático de como calcular

Descubra como calcular o estoque de segurança de forma precisa e eficiente para evitar rupturas e otimizar custos Manter um estoque […]