Entenda como calcular o goodwill de uma empresa e qual o significado desse valor
Você já ouviu falar em goodwill? Esse termo é bem famoso no mundo da contabilidade e do empreendedorismo, mas ainda gera algumas dúvidas sobre o seu real significado e principalmente sobre como é realizado o seu cálculo.
Basicamente, goodwill é um valor que representa a reputação e a imagem de uma empresa. Assim, quando uma empresa é adquirida, o comprador paga o goodwill, ou seja, um valor excedente ao valor de mercado desse empreendimento.
Continue lendo para entender como calcular esse valor e conferir mais informações sobre ele.
Afinal, o que é goodwill?
Quando uma empresa é colocada à venda, normalmente ela é comprada por um valor maior do que o valor de mercado original. Essa diferença paga pelo comprador é o goodwill, um valor intangível que caracteriza a capacidade de uma empresa de continuar gerando lucros.
Isso acontece porque o valor da empresa que está sendo vendida vai além dos bens materiais e de tudo que vemos. Então, na venda, é contabilizado também o potencial de crescimento dela e a capacidade dela gerar renda após a aquisição.
Por conta disso, o goodwill é muito importante para a avaliação de uma empresa. Quanto mais alto for o goodwill de um negócio, maior é o valor de mercado dele em relação ao seu valor patrimonial líquido (VPL).
Como o goodwill considera variáveis como a reputação da marca, a qualidade dos produtos, a lealdade dos clientes e a sua capacidade de continuar gerando lucro no futuro, ele é considerado um ativo intangível. Por isso, seu cálculo gera muitos questionamentos.
Como calcular o valor do goodwill?
Agora que você já entendeu melhor o que é o goodwill, você já percebeu que ele nada mais é do que a diferença entre o valor de compra da empresa e o seu VPL (Valor Patrimonial Líquido), não é mesmo?
Sendo assim, uma forma de calcular o goodwill é utilizando a seguinte fórmula:
Goodwill = P – (A+L)
Sendo que P é o valor pago na compra da empresa, A é o valor justo do ativo e L é o valor justo do passivo. Então, se uma empresa foi comprada por R$ 100.000 e o valor justo dela era R$ 70.000, isso quer dizer que o valor do goodwill desse negócio é de R$ 30.000.
Algumas formas de prever o valor do goodwill de uma empresa são:
- Analisando o fluxo de caixa da empresa para fazer projeções futuras
Avaliando o fluxo de caixa, você consegue enxergar o potencial de crescimento dessa empresa de acordo com o desempenho atual dela.
- Comparando a operação da empresa com a concorrência direta
Ao comparar o negócio com outras empresas do mesmo segmento, é possível estabelecer a força dessa marca frente ao mercado e estimar um valor com base na performance dela.
Lembrando que o valor do goodwill não é definitivo, visto que a reputação de uma empresa pode cair ou até aumentar ao longo do tempo. Por isso, é essencial ter atenção ao desenvolvimento do seu negócio para garantir que o goodwill siga estável ou até aumente.
O que pode compor esse valor?
O goodwill de uma empresa pode ser estabelecido por uma série de ativos intangíveis, como:
Reputação da marca
A reputação de uma empresa é um quesito fundamental para a composição do valor do goodwill. Construir o valor de uma marca é algo que demanda bastante tempo, afinal, nenhuma marca nasce sendo querida por milhares de pessoas. Sendo assim, quando você tem uma marca com um nome forte, isso acaba sendo determinante para o goodwill.
Credibilidade da marca
Uma marca bem consolidada no mercado, que passa confiança e segurança aos clientes, terá isso como um fator positivo na hora de definir o seu goodwill. Isso acontece pois a imagem da sua empresa frente aos clientes, colaboradores e parceiros pode ser determinante para o futuro do negócio.
Uma marca forte, soluciona as dores e supera as expectativas dos clientes, focando em aprimorar sua operação todos os dias, o que favorece o crescimento dela.
Fidelidade dos clientes
A lealdade dos clientes frente a empresa é outro fator que pode influenciar bastante o valor do goodwill. Ter uma grande carteira de clientes fiéis, que confiam na sua marca, e não só compram, como divulgam o seu negócio para novos consumidores, é algo muito valioso para o crescimento de uma empresa.
A fidelidade dos clientes é algo que irá somar para o potencial de uma empresa continuar gerando lucro ao longo do tempo, sendo um fator indispensável no goodwill.
Gestão empresarial
A gestão da empresa como um todo também pode impactar o valor do goodwill na compra de um negócio. Isso acontece, pois a gestão empresarial abrange todas as áreas da empresa, desde o financeiro e o comercial, até as áreas de recursos humanos e marketing.
Uma empresa bem organizada e com uma gestão eficiente em todas as áreas possui uma maior chance de continuar crescendo e se desenvolvendo no mercado, oferecendo produtos e serviços de qualidade e uma boa experiência, tanto para os colaboradores internos quanto para os clientes e consumidores. Assim, uma boa gestão organizacional será um fator positivo para um goodwill ainda mais alto.
Capacidade de continuar gerando lucro
Esse é um dos fatores mais comuns a serem analisados no goodwill. Afinal, ao comprar uma empresa, mais do que pagar pelos bens materiais que fazem parte dela, você paga as suas chances de obter um negócio lucrativo. Então, quanto maior for esse potencial da empresa continuar gerando lucro, maior será o impacto no valor final do goodwill.
Trabalhar no crescimento e desenvolvimento do seu negócio, focando principalmente nesses ativos que podem compor esse valor, vai potencializar a força da sua marca e o seu goodwill, impulsionando a avaliação da sua empresa, tanto para atrair investidores quanto parceiros para o seu negócio.
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