O que são gôndolas de mercado e como organizá-las?

por Americanas

22 de junho de 2023

Entenda qual a função das gôndolas e como utilizá-las a favor do seu negócio.

A organização é um requisito fundamental, principalmente quando se tem uma loja física. Nesse cenário, as gôndolas de mercado são ótimas aliadas para manter a organização do local e despertar a atração do cliente. 

Quando a organização é feita de maneira estratégica, as chances de despertar um maior interesse por parte do consumidor em conhecer o seu espaço, garantir a satisfação do cliente e fortalecer a imagem do negócio aumentam. Por isso, cada medida para tornar a loja mais ordenada e atraente conta. 

Neste artigo vamos falar mais sobre a função das gôndolas de mercado e como organizá-las a favor do seu negócio. Continue lendo e confira!

Afinal, o que são gôndolas e qual a diferença delas para as prateleiras?

As gôndolas estão entre os itens mais básicos de móveis e equipamentos para supermercados. De um modo geral, elas são feitas com uma base plana e um componente vertical com pranchas, entalhes ou paredes de ripas. Como já citado anteriormente, as gôndolas têm um uso muito estratégico para a exposição de produtos no varejo físico.

Por outro lado, as prateleiras tratam-se de móveis fixos na parede das lojas, enquanto as gôndolas de mercado podem comportar um número maior de produtos. Com isso, elas trazem mais segurança para a exposição dos itens de sua loja, além de proporcionar a oportunidade de dispor uma quantidade maior de produtos em um mesmo espaço.

E agora, como organizar as gôndolas estrategicamente?

Sabendo da diferença entre as gôndolas de mercado e as prateleiras, o próximo passo é ficar por dentro de quais são as melhores práticas para organizar as gôndolas dentro de uma loja física. Vamos lá?

Estude o seu espaço

A organização bem pensada da loja impacta diretamente em uma melhor experiência de compra do cliente. Para isso, é essencial ter o domínio de qual é o espaço disponível e estudar a melhor disposição das gôndolas para cada canto. 

Lembre-se que, seja lá qual for o tamanho da loja, as gôndolas não devem preencher mais do que 40% do espaço. Caso isso aconteça, haverá dificuldade de locomoção no estabelecimento, principalmente em épocas sazonais, onde as vendas são maiores e, consequentemente, as visitas também.

Observe o comportamento dos clientes que frequentam a sua loja 

Independentemente do segmento da sua loja, os clientes quando estão no interior da loja, sempre tendem a andar da direita para a esquerda devido ao fluxo de movimento. Com isso, é imprescindível que os produtos de alto giro e maiores chances de vendas estejam nas gôndolas que ficam à direita do corredor. Dessa forma, quando o cliente estiver transitando pelo seu espaço, ele encontrará, com mais facilidade, exatamente esses itens. 

Dê atenção a escolha dos produtos

Para alcançar bons resultados, é essencial dar atenção e criar estratégias para o layout da loja. Assim, é muito importante fazer a escolha dos produtos com cautela, uma vez que, em locais de zona quente (onde há uma maior circulação de pessoas), o mais assertivo é que tenham produtos com mais saída ou que sejam mais atrativos, como itens promocionais, por exemplo.

Além disso, também é necessário definir uma estratégia para cada período de venda. Pense que, por exemplo, sua loja está com itens próximos a data de vencimento. Para esses casos, o ideal é colocá-los em promoção e deixá-los com mais visibilidade. Assim, seus clientes irão encontrá-los com mais facilidade e as chances de conversão em vendas irão aumentar.

 gôndolas de mercado - interna

Posicione os produtos de alto giro

O primeiro passo para organizar os produtos de alto giro com assertividade é fazer uma análise da margem de lucro. Dessa forma, se mesmo com um fluxo elevado, o lucro for baixo, o ideal é colocá-los em uma parte inferior. Tenha em mente que, mesmo estando “fora da vista”, esse produto vai ser procurado pelo cliente, antes mesmo dele ir embora ou, até mesmo, ir para outra seção.

Os produtos que ficam mais à vista do consumidor, devem ser aqueles que trazem um bom retorno financeiro e que também têm um alto fluxo. Assim, esse posicionamento estratégico terá impacto direto nos resultados da empresa.

E no e-commerce, como funciona essa organização?

Por mais que em uma loja virtual não existam gôndolas físicas, também é possível, sim, organizar seus produtos de maneira estratégica. Confira algumas dicas!

Capriche no cadastro de produtos

Essa é uma etapa bastante importante, afinal, é na descrição do seu produto que você vai torná-lo atrativo para quem está do outro lado. Portanto, é essencial que esse pequeno texto contenha todas as informações que os consumidores vão querer saber para a decisão de compra. É importante ter em mente que a descrição não deve ser curta demais, mas também não deve ser muito longa e, além disso, o nome do produto deve facilitar a busca no site e também no Google, para que os clientes o encontrem com facilidade. 

Invista em boas imagens 

Além de uma boa descrição, é essencial que os clientes possam visualizar com clareza o produto e suas características físicas. Por isso, tenha imagens em alta resolução e com a opção de zoom, para que seja possível ver os detalhes do item. 

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