Tráfego pago: como impulsionar seu site com ads

por Americanas

13 de julho de 2023

Descubra como o tráfego pago pode impulsionar o seu negócio e melhorar a reputação da sua marca no digital.

Para quem vende online, conhecer estratégias para impulsionar o site do seu negócio e aumentar a visibilidade dos seus produtos na internet é um diferencial que dá resultados. 

O tráfego pago é uma opção e pode ajudar a aumentar o número de visitas, o alcance da sua loja e, é claro, o seu crescimento no digital.

Em poucas palavras, o tráfego pago são anúncios promovidos em plataformas digitais, como o Google, Instagram e TikTok, por exemplo, que ajudam a atrair pessoas para o seu site.

Neste artigo, vamos te mostrar como impulsionar o seu negócio com ads e o que você precisa saber antes de fazer esse investimento. 

Boa leitura!

O que é o tráfego pago?

Existem duas formas de aumentar o tráfego de visitantes no site da sua empresa: com o tráfego orgânico e com o tráfego pago. Este último atua como uma espécie de publicidade: você cria anúncios em buscadores, como o Google Ads, em sites de seu segmento de mercado ou até mesmo em redes sociais como o Instagram Ads, por exemplo.

Sabe quando você está passando o feed e vê uma foto ou vídeo com a tag “patrocinado”? Pois bem, esses posts foram impulsionados com tráfego pago, com o intuito de atrair você e te incentivar a cumprir o CTA (call to action, ou no bom português, chamada para ação).

Dessa forma, além de você ser impactado pelo anúncio que está sendo mostrado, caso seja atrativo, é possível que você clique e seja direcionado para o site da marca. Quando isso acontece, as chances de fechar uma venda aumentam, basta que haja uma oferta atrativa e o anúncio direcione para uma página otimizada e com uma boa experiência.

E assim como o nome já diz, o tráfego pago é uma estratégia que requer um investimento financeiro. Os resultados já podem ser notados no curto e médio prazo, diferentemente do tráfego orgânico, que requer um planejamento e dedicação para que os resultados comecem a aparecer.

Quanto custa o tráfego pago?

Essa é uma pergunta que não tem uma resposta definitiva. É possível investir em tráfego pago a partir de valores baixos, como R$6,00 no caso do Facebook Ads, e R$10,00 no Google Ads.

Não há um valor fixo de custo, mas sim valores ideais para que os resultados possam ser vistos e efetivos a longo prazo. 

Uma boa dica para começar é separar um valor e investir no formato de teste, assim você consegue mensurar o alcance e entender qual a melhor forma de anunciar.

Mas é importante que você saiba que existem dois tipos de formato na hora de cobrar por uma publicidade online. O CPC, custo por clique, e o CPM, custo por mil impressões.

Mas qual a diferença?

O custo por clique determina que você pague um valor pré-determinado sempre que o seu anúncio for clicado em uma plataforma. É um bom formato, já que você só paga quando o seu anúncio for clicado, direcionando para a página definida.

Já com o custo por mil impressões, você paga um valor fixo a cada 1.000 vezes que o seu anúncio é exibido. É um bom formato para quem quer investir em algo a longo prazo e aumentar a visibilidade da marca.

Em quais plataformas posso investir?

Como dito anteriormente, é possível investir em diversas plataformas, o que é um ponto importante para quem busca uma forte presença no digital.

Você pode investir no Google Ads, que é a plataforma de anúncio do Google. E engana-se quem pensa que através dessa ferramenta só é possível anunciar no buscador.

Além desse tipo de anúncio, também é possível investir em publicidade no Youtube, Gmail, Play Store e também em sites parceiros do buscador e que utilizem o Google Adsense para monetizar seus espaços publicitários.

Aqui é uma ótima oportunidade para inovar no tipo de publicidade. Anúncios em displays e na pesquisa já são comuns, mas você também pode investir em anúncios durante vídeos no Youtube.

Outra opção é o Facebook Ads, que assim como o anterior, permite que os anúncios sejam feitos na sua própria plataforma, mas também em outras do mesmo grupo. É possível anunciar também no Messenger e no Instagram.

Um ponto alto do tráfego pago do Facebook Ads é que é gerado um relatório completo da performance do anúncio, o que te ajuda a entender se o alcance da campanha foi bom, qual o número total de cliques e direcionamentos para o site, por exemplo.

Outras plataformas são o LinkedIn Ads, caso a sua empresa deseje ter um bom posicionamento no mundo corporativo e a publicidade nativa (native ads), que permite anunciar em diferentes sites e blogs.

tráfego pago - interna

O que eu preciso saber antes de começar a anunciar?

Assim como outras estratégias de marketing, antes de começar a investir e colocar em prática, é importante saber quais são os passos que devem ser seguidos para você ter o melhor resultado.

Para te ajudar com isso, separamos alguns pontos que devem ser considerados:

Defina seus objetivos

Antes de começar qualquer campanha de tráfego pago, é essencial definir seus objetivos. Algumas perguntas podem te ajudar:

  • Você está buscando aumentar a visibilidade do seu site?
  • Aumentar os seguidores da sua página em uma rede social?
  • Fazer um lançamento de um produto? 
  • Divulgar uma promoção específica para uma data comemorativa?

Ter clareza sobre seus objetivos ajudará a orientar sua estratégia de tráfego pago e a medir o sucesso de suas campanhas. 

Identifique o seu público

Conhecer o seu público-alvo é fundamental para uma campanha de tráfego pago eficaz. Defina quem é o seu tipo de público ideal, seus interesses, comportamentos e necessidades. 

Isso permitirá que você segmente seus anúncios para as pessoas certas, aumentando as chances de atrair visitantes relevantes e que tenham potencial de avançar na jornada de compra.

Escolha a plataforma de anúncios

Existem várias plataformas de anúncios disponíveis, como você já viu, e cada plataforma tem suas próprias características e público-alvo. Faça uma pesquisa para identificar qual é a mais adequada para alcançar o seu público e atingir os objetivos definidos.

Defina o orçamento

Entender qual orçamento será destinado à publicidade e campanhas de tráfego pago é um bom ponto de início.

Você pode separar um primeiro valor para entender a estratégia e como criar os anúncios, mas logo em seguida, é importante determinar o valor total que será destinado para o marketing da empresa e em seguida, quanto desse valor poderá ser investido em anúncios.

Não esqueça que o orçamento pode mudar ao longo do tempo, de acordo com as necessidades e os resultados que precisam ser atingidos. Por isso, estar sempre de olho nas métricas pode te ajudar.

Crie anúncios atraentes

A chave para o sucesso do tráfego pago é criar anúncios atraentes que despertem o interesse do seu público-alvo. Esse é um dos pontos mais importantes, afinal, não adianta investir em ads e não saber como criar um anúncio que traga resultados.

Por isso, utilize títulos cativantes, imagens de qualidade e chamadas para ação persuasivas. Lembre-se de manter seus anúncios alinhados com o conteúdo do seu site, além de sempre trazer a essência da sua marca. Isso aumenta a sua autoridade no mercado e oferece uma experiência diferenciada ao cliente.

Lembre-se do uso de palavras-chave e tenha sempre atenção a isso, afinal, muitas vezes o caminho que leva o cliente até você são as pesquisas. É importante que a sua loja seja notada nas principais palavras-chave do seu setor.

Acompanhe e otimize suas campanhas

Monitorar e analisar o desempenho das suas campanhas de tráfego pago é fundamental para obter resultados melhores ao longo do tempo. É importante ter em mente que assim como outras estratégias, o tráfego pago não é uma receita de bolo que funciona da mesma forma para todo mundo.

Por isso, acompanhar as suas métricas, como taxa de cliques, taxa de conversão e custo por clique pode ajudar a identificar o que está funcionando e o que precisa ser melhorado.

Invista em testes A/B para otimizar seus anúncios e aperfeiçoar sua estratégia, isso te ajuda a entender qual a melhor maneira de anunciar seus produtos e serviços.

Integre o tráfego pago com outras estratégias

Por fim, é importante entender que o tráfego pago é mais uma das estratégias possíveis e que não deve ser usado isoladamente. Afinal, de nada adianta um bom anúncio e um investimento financeiro em ads, se o link no qual o usuário será direcionado não estiver de acordo com o que a sua marca e o anúncio divulgam.

Além do tráfego, invista em outras estratégias de marketing digital, como SEO (otimização para mecanismos de busca) e marketing de conteúdo. Um blog alimentado com constância e com conteúdos relevantes para o seu segmento podem te ajudar a ranquear melhor e sua empresa ser notada nos mecanismos de buscas.

Ao combinar diferentes abordagens, você pode maximizar o impacto do seu tráfego pago e obter resultados ainda melhores.

Dica: cada plataforma, uma estratégia de tráfego pago diferente!

Por mais que a gente esteja atuando com a mesma estratégia, cada plataforma tem suas especificidades e ter noção disso te ajuda a errar menos.

Isso porque, quando a gente investe da mesma forma em diversas plataformas, nem todos os resultados são os mesmos e nem sempre o que funciona para uma, funciona para outra.

Por exemplo, criar um vídeo atrativo da sua loja e investir em anúncios no Youtube pode dar muito certo, afinal, é uma plataforma específica para isso. O mesmo tipo de anúncio pode ser feito no TikTok, que também é ideal para o compartilhamento de vídeos, mas não deverá ser no mesmo formato. Os vídeos desta segunda rede social são mais instantâneos e virais e precisam ser pensados para isso.

Crie um planejamento para cada plataforma, entendendo qual o seu público alvo, os interesses, o formato que melhor performa e como criar os anúncios.

Outra dica é sempre estar de olho em conteúdos que te ajudem a entender as melhores estratégias para o tráfego pago. As próprias plataformas disponibilizam capacitação e sugestões de campanhas.

Agora que você já sabe o que é o tráfego pago e como impulsionar o seu site com ads, crie os seus anúncios e invista na visibilidade do seu negócio. Boas vendas!

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