Smart Display: o que são e como utilizá-las pra se destacar?

por Americanas

6 de novembro de 2023

Com as campanhas de smart display, as empresas podem exibir banners para o público ideal e aumentar chances de conversão 

O smart display é uma modalidade de anúncios baseada em modelos preditivos. Seu objetivo é conectar marcas a pessoas que tenham um potencial interesse por elas e seus produtos e serviços. 

Utilizando tecnologias de automação e inteligência, é possível inserir banners em sites e aplicativos em que os potenciais clientes estejam navegando. O algoritmo é focado em encontrar o público ideal (segmentação), no melhor canal (espaço) e na hora ideal (momento) para a interação com aquele anúncio. 

Ele tem um alto poder se assertividade, pois não apenas trabalha a inserção de anúncios nestes espaços, como funcionavam os espaços publicitários nas revistas e jornais, mas alinha essa estratégia ao interesse da marca e do público-alvo, através do uso de tecnologia. Com isso, as pessoas são impactadas, em geral, por marcas e produtos de seu interesse, o que melhora a experiência delas. Além disso, a marca consegue atingir um público com maior potencial de conversão. 

O smart display é uma estratégia criada pelo Google Ads e que pode ser utilizada pelas empresas a qualquer momento, inclusive – e especialmente – em datas estratégicas de vendas, como Black Friday, Dia das Mães e Natal.  

Como funciona o smart display? 

O smart display é um formato de campanha automatizada, via plataforma do Google Ads. Por meio de uma configuração prévia, com a criação da campanha, segmentação de público e oferta de lances automatizados, as campanhas são ativadas. 

Com toda a definição da finalidade e intenção da campanha, os anúncios têm um maior potencial de impactar o público ideal e no momento mais oportuno. 

Com a base de perfis de público existentes e hábitos de navegação, o algoritmo consegue cruzar essas informações com as da marca anunciante e entender quem tem maior potencial de conversão. Com isso, o programa consegue impactar os usuários em diferentes plataformas e apps que estejam navegando e sejam parceiros de anúncios do Google. Ele pode direcionar cada campanha para os espaços onde tenham maior aderência e engajem mais o público a ler, clicar e converter no anúncio.   

Essa segmentação e projeção do anúncio acontece de forma quase imediata, em microssegundos, em sites, blogs e portais de notícias que tenham espaços dedicados para estes banners. Assim, quando o cliente carrega uma das páginas destes endereços eletrônicos, o algoritmo faz esse trabalho e apresenta o anúncio na tela. 

Como o banner é exibido em espaços dedicados a ele no layout do site, eles aparecem de forma bastante natural, sem interromper a jornada de navegação do usuário. Com isso, o público tende a ter uma experiência positiva com o processo e, caso se interesse, terá maior propensão a engajar com aquele anúncio e marca. 

Os custos destes anúncios são definidos por lances, dentro da plataforma, e são bastante flexíveis com as possibilidades e orçamento de cada empresa. Quando o cliente define o lance para a campanha, a inteligência artificial começa a cruzar as informações com as de sua base para projetar o melhor resultado para aquele cliente. Ela pode direcionar os melhores espaços, conforme o objetivo e orçamento que cada empresa determinou para aquela ação. 

Principais vantagens 

As principais vantagens de utilizar o smart display em suas ações de marketing são: 

Facilidade no uso 

As campanhas de smart display são muito intuitivas e simples de se configurar. A tecnologia foi aplicada para facilitar a segmentação, distribuição dos recursos e formatos para alcançar novos públicos ou clientes atuais. A segmentação é otimizada para impactar as pessoas certas e os lances são inteligentes para otimizar a conversão ou o valor do lance. 

Potencial de alcance 

O serviço conta com uma rede de mais de 35 milhões de canais disponíveis para os espaços publicitários, incluindo sites, apps e propriedades do Google, como YouTube e Gmail. Com isso, os anunciantes podem ir realmente longe com suas ações, impactando públicos diversificados, conforme seus interesses, para além da rede de pesquisa do Google. 

smart display - interna

Configuração para metas 

As metas podem ser definidas conforme seu interesse e foco da empresa. É possível personalizá-las para que gerem mais vendas, tragam novos leads ou mais tráfego para seu site. Também é possível definir metas com foco em branding, para aumentar o reconhecimento da sua marca ou empresa e a consideração por seu produto ou serviço. 

Velocidade para criar 

A campanha pode ser criada e iniciar sua veiculação rapidamente. Bastam alguns minutos para que você configure a campanha, definindo elementos básicos como títulos, imagens e logotipos do anúncio. Além disso, você pode definir seu orçamento, CPA (custo por ação) e metas. Depois, o algoritmo encontra o maior número de clientes possível com base nas suas definições e limites de orçamento.  

Inteligência e dados 

Em alguns dias as campanhas serão otimizadas e será possível analisar a performance e andamento de cada uma. A melhor combinação de recursos será a mais explorada e, com isso, você saberá quais títulos, descrições, imagens e logotipos estão performando melhor. Se quiser, você poderá utilizar esse recurso para entender cada vez mais seus clientes potenciais e como se comunicar melhor com eles. 

Experiência do cliente 

Os anúncios de smart display são impactantes e respeitam a navegação do seu cliente. Com isso, ao carregar um site que ele já costuma ou deseja acessar, ele será impactado pela sua campanha de forma bastante natural. A jornada não é interrompida e a propaganda, em geral, é baseada em contexto e afinidade do cliente com aquele universo do anunciante. Isso tende a melhorar a experiência do público que pode interagir mais e converter no anúncio. 

Como utilizar? 

Você pode criar diferentes campanhas comerciais para sua empresa e serviços utilizando o smart display. Uma dica é iniciar traçando seus objetivos e começar a campanha a partir deles. Você pode: 

  • Aumentar o conhecimento do público sobre sua marca, gerando maior popularidade ou desejo de explorá-la; 
  • Reforçar o posicionamento da sua marca, caso ela já seja conhecida; 
  • Aumentar a divulgação e consciência do cliente sobre seu produto ou serviço; 
  • Conquistar mais tráfego para seu site, ou uma página em especial que você queira promover; 
  • Gerar novos leads em uma landing page, com a oferta de um curso, material ou desconto, por exemplo; 
  • Ampliar a divulgação do seu produto ou serviço para conquistar mais conversões de vendas.  

Enfim, você pode trabalhar diversas etapas do funil de vendas e do processo de compra, conforme seu interesse. Além disso, você pode criar campanhas perenes, que serão divulgadas por longos períodos, ou para alguma ação comercial pontual, como o aniversário da sua marca ou uma data comercial onde queira atrair mais clientes.  

O importante é você não tentar abraçar tudo de uma vez com uma única campanha. Quanto mais claro for seu objetivo, mais assertivo será o resultado da ação. É claro que você poderá conquistar outros resultados indiretamente, mas saberá qual o número certo a se analisar com foco nas suas metas e que ajustes poderá fazer para chegar cada vez mais longe. 

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