Com a logística colaborativa, você troca experiências e otimiza seus processos a partir de parcerias
A logística colaborativa (ou logística compartilhada) é um formato de entrega com o intuito de otimizar processos e gerar economia na operação de entrega. Por meio dela, parcerias são firmadas e focadas em reunir players para a troca de informações e, a partir disso, garantir as melhores práticas no setor logístico.
Dela podem participar diferentes parceiros de negócio, como fornecedores, distribuidores, prestadores de serviço e, às vezes, até mesmo os clientes. Dessa forma, as empresas conseguem ser mais competitivas, equilibrando custos operacionais e aproveitando as oportunidades para agilizar a entrega nos melhores prazos. Isso acaba facilitando com que elas possam entregar os melhores resultados para satisfazer os consumidores.
A seguir explicamos mais sobre o assunto e como aplicar a logística colaborativa nas empresas.
O que é logística colaborativa?
A logística colaborativa, como o próprio nome já antecipa, funciona em um modelo de colaboração. Essa colaboração ocorre entre os mais diferentes atores do processo de entrega, que trocam informações entre si, para otimizar e agilizar processos da entrega de um pedido até o cliente final.
Com esse modelo logístico, ao invés de diferentes players competirem isoladamente no mercado, eles se juntam para a troca de percepções, melhores práticas e informações estratégicas e, a partir disso, cria-se um cenário onde todos podem sair beneficiados.
Essas informações envolvem:
- compartilhamento de estratégias de atuação;
- acompanhamento e atendimento de demandas;
- aumento do poder de compra e venda de produtos e serviços.
Após essa troca, a logística sai fortalecida, solidificada e com ganho para todos os players. E, claro, um enorme ganho também para os clientes, que podem receber seus produtos da melhor forma e no melhor prazo possível.
Quais os benefícios de uma logística compartilhada?
Trabalhar com um modelo de logística colaborativa pode ter várias vantagens que vão da economia até o âmbito social e ambiental. Veja por que vale adotar essa prática!
1 – Promove a redução de custos
Com a logística colaborativa não é preciso ter uma frota própria para fazer todas as entregas. É possível contar com soluções auxiliares logísticas, inclusive Uber, pessoas que tenham carro, moto ou bicicleta e participem dessa rede. Fora isso, galpões também não precisam ser exclusivos da empresa, mas eles podem sim ser compartilhados entre diferentes empresas que rateiam os custos de aluguel, máquinas, equipamentos, energia, entre outros. Estes são apenas dois exemplos que acarretam uma redução de custo para os negócios que adotam essa prática.
2 – Fortalece e cadeia de suprimentos
A modalidade colaborativa ganha muito com a troca de informações, onde todos os players compartilham suas percepções, dados, trocam experiências e podem chegar ao melhor cenário para todas elas juntas. Essa união permite otimizar resultados de todos os participantes, além da criação de novos serviços e maior adequação dos processos. A cadeia logística fica mais forte e beneficia a todos, de forma coletiva, mas também individualmente, com o ganho de competitividade para cada parte.
3 – Gera inteligência logística
Cada empresa e player logístico costuma ter dados importantes internos e de análises externas que tenha realizado. Quando todos se juntam para trocar esses dados e percepções, há um ganho muito grande de inteligência logística. O que era relevante individualmente, se fortalece, ganha novas percepções e análises e enriquece aquelas informações, já que o que se observa é um quadro muito maior e mais completo da cadeia logística. Se bem fundamentada, a análise gerada pode se desdobrar em ações mais inteligentes e com benefícios mútuos.
4 – Aumenta a competitividade
Com menos custos, ótimas parcerias e melhorias de processos, é claro que isso resulta em uma melhora da posição da empresa que utiliza a logística colaborativa. Mas é mais do que isso! Ela pode elevar muito sua competitividade, se sobressaindo diante da concorrência e com potencial de atrair mais clientes qualificados. As operações são otimizadas, processos aprimorados e isso permite que ela atenda mais pessoas, mantendo excelência na qualidade do serviço e atendimento.
5 – Amplia a oferta de trabalho
Para melhorar o atendimento do cliente, os processos contam com muitas parcerias de empresas e pessoas ligadas à essa cadeia, que auxiliam na entrega de pedidos. Isso permite que se amplie a oferta de trabalho para as mais diferentes etapas da logística e pessoas de todos os lugares. Uma pessoa com um automóvel e licença para dirigir, por exemplo, pode virar parceria de entrega de um produto. Ela coleta em um ponto acordado previamente e leva o produto até o cliente, sendo remunerada por isso. Esse é um exemplo de como esse modelo ajuda a ampliar ofertas de trabalho, melhorando a empregabilidade e renda da população.
6 – Melhora o meio ambiente
A logística colaborativa pode impactar o meio ambiente de forma positiva. Um exemplo seria sua aplicação no transporte, com um número de viagens e rotas otimizadas e que poderia reduzir o volume de veículos nas ruas. Isso gera um menor uso de combustível e queda na emissão de poluentes. Além disso, também pode ser aplicada, por exemplo, ao descarte correto de embalagens, reutilização e reciclagem de materiais, evitando gerar mais lixo ou o descarte inadequado que prejudicam o meio ambiente.
Como aplicar a logística compartilhada?
Existem várias ações que as empresas podem fazer para aplicar a logística compartilhada. O primeiro passo deve ser o de firmar boas parcerias para auxiliar em seus processos logísticos, com pessoas comprometidas com prazos, e qualidade de transporte dos produtos. É fundamental que zelem para que o produto chegue ao cliente em bom estado de conservação e sem danos ou avarias.
Para começar a implementar uma logística colaborativa, você pode contar com auxílio destes fornecedores comprometidos para auxiliá-lo nestas etapas:
Operação logística
Você pode contar com ajuda em toda a operação logística, desde a gestão do armazém, para o recebimento, armazenagem de produtos, separação de pedidos, inventários e expedição.
A operação pode ainda ser compartilhada, com galpões divididos com empresas parcerias que aceitem ratear custos do dia a dia para manter o espaço, manutenção do estoque e processamento de pedidos. Além disso, o operador poderá ajudar a evitar custos desnecessários com espaços vazios no galpão e a ociosidade das equipes em períodos de baixa demanda.
Transporte de mercadorias
Ao invés de investir em uma frota própria e que pode gerar custos fixos muito altos, mesmo em períodos de baixa demanda, uma boa opção é contar com empresas e pessoas que atuem como colaboradores prestadores desse serviço.
Você pode explorar ainda soluções que vão além de caminhões, mas também motoristas de carro, motocicletas e bicicletas ou motoristas de serviços como o Uber, que possam encaixar algumas entregas em seus serviços. Além da economia, essa rede de parceiros pode facilitar e agilizar suas entregas, otimizando os prazos e melhorando a experiência dos clientes.
Logística reversa
A logística reversa também pode ser pensada de forma inteligente e sustentável, aperfeiçoando toda a tratativa de trocas e devoluções, de forma que ela atenda à legislação e garanta um descarte adequado de produtos.
Uma forma de melhorar sua logística reversa seria planejar um processo otimizado com suas parcerias de entrega. As transportadoras poderiam, por exemplo, entregar os itens na parte da manhã e da tarde, e quando seus caminhões retornassem para a empresa, aproveitassem o percurso para coletar itens que devem ser trocados ou devolvidos. Dessa forma, ela tem um maior aproveitamento do trajeto que necessariamente será feito e de um espaço que ficaria vazio no caminhão. É uma forma de reduzir custos e tomar ações mais sustentáveis.
Como você vê, existem várias formas e vantagens em se aplicar a logística colaborativa. Por isso, sempre analise se ela faz sentido para seu negócio e, se fizer, considere utilizá-la!
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