Aftermarket automotivo conta com um mercado amplo e é uma excelente oportunidade para os empreendedores. Venha conhecer!
Você sabe o que é aftermarket automotivo, e como começar a apostar nele? Esse mercado vem ganhando bastante espaço por conta do seu faturamento expressivo, e por isso, está chamando bastante atenção dos empreendedores em geral.
Porém, muitos não entendem o que é o aftermarket automotivo, e nem como começar a investir esforços nele. Por esse motivo, preparamos este artigo, falando um pouco mais sobre ele em si, além de dicas para você iniciar sua jornada nesse nicho.
Boa leitura!
Aftermarket automotivo: o que é?
Aftermarket automotivo é como o mercado de acessórios, serviços, ou peças de reposição de veículos é chamado. Por meio dele, é possível fazer personalização de automóveis, além de ajudar na manutenção, por exemplo.
Dessa forma, é esse o mercado que torna possível a personalização de veículos, de acordo com as preferências do público. Além disso, em caso de reparos de acessórios muito específicos, o aftermarket automotivo também é importante.
Em todo caso, o faturamento anual desse mercado, segundo dados da Issuu, varia entre R$ 75 e R$ 85 bilhões. Isso demonstra que o número de vendas é alto e que, para empreendedores, essa pode ser uma excelente oportunidade para desenvolver um negócio.
Como apostar no aftermarket automotivo?
Agora que já entendemos o que é aftermarket automotivo, vamos falar um pouco mais sobre como você pode entrar nesse mercado. Com as dicas certas, você vai enfrentar menos dificuldades do que imagina para colocar o seu negócio em prática.
De toda forma, é interessante que você leve em consideração que cada empreendedor parte de um ponto diferente no início da sua jornada. Por isso, adapte as nossas dicas à sua realidade para que se tenha melhores resultados. Confira!
Pesquisa de mercado
O primeiro passo para começar a apostar no aftermarket automotivo é realizar uma pesquisa de mercado abrangente. Entender quais são as peças que as pessoas mais buscam para compra, por exemplo, é um bom ponto de partida para se ter.
Além disso, analisar potenciais concorrentes, para verificar o que eles oferecem e o que deixam a desejar, também é interessante. Isso porque, a sua loja pode acabar ganhando bastante clientes apenas apostando naquilo que a concorrência não tem.
De toda forma, não deixe de fazer pesquisas, analisar dados do mercado e fazer um trabalho amplo antes mesmo de iniciar sua operação. A pesquisa é um ponto importante para orientar a sua tomada de decisão e ajudar a destacar a sua loja.
Parcerias
Para adentrar no aftermarket automotivo, é interessante que você tenha parcerias com bons fornecedores de peças. Isso garante que os produtos comercializados em sua loja sejam de qualidade, o que vai acabar refletindo no número de clientes que o seu negócio terá.
Além disso, firmar uma parceria com um fornecedor também pode abrir portas para que você consiga negociar melhor os preços. Porém, não é uma boa estratégia depender de apenas um único fornecedor, e por isso, se puder, diversifique nesse ponto.
Em todo caso, as parcerias são excelentes estratégias também para a divulgação de produtos e serviços. Criar um laço onde existam indicações entre a sua loja e a dos seus fornecedores, por exemplo, pode acabar te rendendo um bom número de vendas.
Produtos diversificados
Contar com produtos e serviços diversificados é uma estratégia interessante para quem deseja atingir um público mais amplo no mercado. Além disso, facilita no momento de consolidar a sua marca e tornar a sua loja mais conhecida pelos potenciais clientes.
Em relação a diversificação dos produtos, você pode contar com peças de reposição e soluções inovadoras no mercado, por exemplo. Hoje, várias novidades surgem todos os dias, a sua loja pode contar com algumas delas para chamar a atenção do público.
Os serviços também podem ser diversificados, contando com um maior grau de personalização. Além disso, se tiver uma equipe com maior refino técnico, você também pode oferecer atualizações para melhorar o desempenho dos automóveis.
Tecnologias modernas
Contar com tecnologias modernas à disposição dos seus clientes é um ponto que vai ajudar a diferenciar a sua loja. No aftermarket, é interessante que você disponibilize recursos avançados, que tornem possível chamar a atenção do público.
Sensores inteligentes, por exemplo, é algo interessante para um veículo, e que pode ajudar a aumentar suas vendas. Além disso, ferramentas de automação, além de conectividade do carro com outros aparelhos, também são bem-vindos.
Para que você invista nas tecnologias corretas, é importante estar atento ao mercado de maneira geral. Acompanhe as tendências e busque sempre estar à frente da concorrência em relação aos produtos e serviços oferecidos na sua loja.
Atendimento excepcional
Independente do canal escolhido para oferecer os seus serviços, o atendimento ao cliente deve ser impecável. Sabemos que não é possível agradar a todos, porém, é importante que você tenha um padrão de qualidade a ser seguido em relação a essa tarefa.
Fornecer suporte técnico, responder rápido às consultas feitas de maneira online, além de treinar a sua equipe, são pontos básicos. Dessa forma, a reputação da sua loja irá ser positiva no mercado, o que também é bom para as suas vendas.
De toda forma, garantir um bom nível de satisfação dos clientes com os seus serviços é essencial para qualquer loja do mercado. No aftermarket automotivo, isso também é um ponto que não deve ser ignorado pelos empreendedores.
Marketplace
Por fim, para apostar no aftermarket automotivo, é recomendado que você também esteja presente em um marketplace. Essas plataformas, que contam com milhares de usuários ativos todos os dias, são excelentes para que o seu negócio tenha condições de crescer.
Além disso, em um marketplace, não é necessário que você faça investimentos em marketing para divulgar seu negócio, por exemplo. Esses canais podem ser poderosos aliados para empreendedores que queiram se destacar no mercado.
De toda forma, não deixe de fazer uso de ferramentas que podem ajudar a alavancar o seu negócio, e o marketplace pode ser o aliado que você precisa. O aftermarket automotivo pode ser muito lucrativo para quem está presente nas plataformas corretas.
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