Nova edição do Seller Day foca na Black Friday e passa dicas estratégicas para parceiros do B2W Marketplace e varejistas que ainda não vendem no canal
Quem esteve na última edição do Seller Day, “Black Friday, a hora é agora”, realizado no dia 22 de agosto, pôde conferir um dia inteiro de conteúdo em 6 palcos simultâneos, com dicas para vender mais e melhor durante a principal data do varejo.
O evento foi realizado no São Paulo Expo e reuniu nomes como Salim Ismail, autor do best-seller Organizações Exponenciais e o Chef de Cozinha e apresentador Claude Troisgros. Além deles, Diego Venturelli, do Google Brasil, Marília Borges, da Euromonitor, e Gabriela Comazzetto, Diretora De Negócios do Facebook Brasil também estiveram presentes.
Gerentes e diretores do B2W Marketplace também ministraram palestras, compartilhando a expertise da empresa em vender em um período tão movimentado como a Black Friday. Além disso, puderam mostrar como aproveitar as soluções B2W para melhorar a operação dos parceiros, tecnologias para aumentar resultados, dicas comerciais e oportunidades de crescimento na data para as PMEs.
Vale lembrar que a Black Friday, que acontece no dia 23 de novembro, é uma das maiores oportunidades para o setor varejista. Em 2017, segundo o E-bit, a data gerou um faturamento de R$ 2,1 bilhões para o e-commerce. Os sites do B2W Marketplace mantiveram a liderança de tráfego e de vendas durante o evento, sendo a maior plataforma de marketplace do Brasil e com as vendas de parceiros representando 50% do GMV total da companhia.
Programação do Seller Day
Os palco principal (plenária) do Seller Day se dividiu para apresentar 4 temas simultâneos – Operações, Comercial, Mercado e Cases. Já os outros temas – Tech e PME – ocorram em arenas individuais.
Principal
No palco principal, ocorrem as palestras de abertura, de Salim Ismail, e de encerramento, com Claude Troisgros, além de lançamentos e premiações.
Operações
No palco Operações, Eneas Zamboni, Diretor Excutivo da B2W Digital, apresentou as soluções de logística da B2W pela manhã e Marcio Chaer, Gerente Geral de Delivery, mostrou como a solução de Fulfillment pode auxiliar na operação do seller durante a Black Friday.
À tarde, Fernanda Winck, Gerente Geral de Atendimento ao Seller, explicou como fazer o planejamento da Black Friday conforme o calendário do B2W Marketplace. Andreia Turci, Gerente Geral de SAC, forneceu dicas sobre o atendimento na Black Friday e Pedro Luzzi de Barros, Gerente de Inteligência Comercial da B2W Digital, explicou o que é e como funciona o B2W Index, o novo padrão de indicadores do B2W Marketplace.
Mercado
A manhã do palco Mercado teve a presença da Expert em Varejo no Brasil, Marília Borges, da Euromonitor, mostrando as mega tendências e comportamento do varejo na América Latina, além de Gabriela Comazzetto, Diretora de Negócios do Facebook Brasil, trazendo um balanço da Black Friday 2017 e expectativas para 2018.
Durante à tarde, Flávia Kell, Gerente de Novos Negócios do B2W Marketplace, apresentou as novas categorias de produtos do B2W Marketplace e Victor Monte, Gerente Comercial do B2W Marketplace, apresentou os itens mais vendidos e mais buscados na Black Friday 2017 e passou dicas de como selecionar apostas para 2018. Diego Venturelli, do Google Brasil, mostrou a evolução do consumidor durante a Black Friday.
Comercial
Pela manhã, o palco comercial do Seller Day teve a presença de Gabriella Trigo, Gerente Comercial do B2W Empresas, que explicou como aproveitar o site do B2W Marketplace focado em vendas B2B. Rosalva Zanotti, Gerente Financeira do B2W Marketplace, passou insights para o planejamento financeiro para a Black Friday e como o B2W Marketplace pode ajudar o parceiro com isso.
Mais tarde, Beatriz Guimarães, Gerente Comercial do B2W Advertising, explicou como utilizar as soluções de mídia do B2W Marketplace para impulsionar produtos durante a Black Friday. Em seguida, Leonardo Rocha, Gerente Geral de Marketing da B2W Digital falou sobre as ações comerciais das marcas Americanas.com, Submarino e Shoptime durante a data e Tiago Andrade, Gerente de Data Science da B2W Digital, explicou como o parceiro pode otimizar indicadores para conquistar o buy box.
Cases
No palco Cases, pela manhã, os congressistas puderam conhecer as histórias de sucesso de Nader Fares, CO-CEO da Marabraz e Alexandre Serodio, CEO & Co-Founder da Beleza na Web, como sellers do B2W Marketplace.
Além disso, José Luiz Franklin, Diretor Executivo do [B] Seller, e Osni Cruz, Especialista de Sistemas para E-commerce, apresentaram o case de sucesso da The Beauty Box, ao utilizar o ERP [B]Seller. No final, os presentes puderam conhecer a trajetória e crescimento da Tudo de Bicho, apresentada por Daniel Ramos e Matheus Faria.
Tech
Alexandre Mafra, Diretor Executivo da B2W Digital, explicou como a performance do seller pode influenciar no resultado da busca e recomendação, depois, Verônica Kell, Gerente de Tecnologia do B2W Marketplace, apresentou novidades no uso do WhatsApp como ferramenta de comunicação com o cliente.
À tarde, Arosti Nahas, Gerente de TI do B2W Marketplace, apresentou o app do B2W Marketplace, em seguida, Tiago Andrade explicou como aumentar a indexação de produtos no Google e Marcos Ferraz, Gerente de TI da B2W Digital, mostrou as tecnologias de apoio à entrega, o Planck e Spock.
PME
Na arena PME, Bruno Tabosa, Gerente Comercial do B2W Marketplace, apresentou como pequenos negócios podem aproveitar o potencial da Black Friday e crescerem junto com ela e Leonardo Rocha mostrou como melhorar a relevância da própria marca nos sites Americanas.com, Submarino e Shoptime.
Mais tarde, Allan Lemos, Gerente de operações da SkyHub – B2W | API mostrou como superar desafios na gestão de vendas em datas sazonais, além disso, Jefferson Costa, Gerente da Sieve, Site Blindado e Admatic, falou sobre como manter a competitividade sem agredir as margens. Por fim, Marcio Chaer, explicou como os lojistas podem otimizar a estratégia de frete e melhorar o preço final na Black Friday.
Premiados
O Seller Day também premiou os principais sellers de cada categoria durante a Black Friday 2017. Confira quem foram os vencedores.
Maior Venda (Fabricante): Whirpool
Maior Venda (Varejista): Frio Peças
Melhor Avaliação do Cliente: Saraiva
Destaque Novos Negócios: Cheiro de Música
20x Mais: Two Mag
Volume de Itens Vendidos: Beleza na Web
Melhor Performance de Entrega: Games Hunter
Melhor Atendimento: Efácil
TV Shoptime: Electrolux
Campanhas e Promoções: Mpozenato
Conversão: Loja Samsung Oficial
Sortimento: Livrarias Curitiba
Venda no APP: Dell
Departamentos: Olist
Autoatendimento: Eletro Ponto
Fique atento à divulgação e inscrições para participar da próxima edição do Seller Day.
Ainda não vende no B2W Marketplace? Cadastre-se como nosso parceiro!
Leia também:
B2W Marketplace promove nova edição do Seller Day com foco na Black Friday
3ª edição do Seller Day reúne 1.500 parceiros do B2W Marketplace
O que é e como vender no B2W Marketplace?