Vendas online já correspondem a 11,6% do varejo no Brasil, mostra ABComm

por Americanas

22 de novembro de 2021

Levantamento realizado pela ABComm reforça o crescimento do e-commerce no país e traz visão para futuro das compras online 

Com cada vez mais brasileiros optando por comprar pela internet, o e-commerce consolidou seu crescimento no mercado varejista nacional. De acordo com os novos dados levantados pela ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), as vendas online já correspondem a 11,6% do setor varejista no país. 

O que era apenas uma tendência para o futuro, acabou se tornando uma forte realidade em 2020, quando as vendas online ganharam uma relevância ainda maior por conta do distanciamento social ocasionado pela pandemia. Com o público passando a maior parte do tempo em casa, o e-commerce se tornou a melhor alternativa para garantir os produtos desejados. 

Antes desse período, a participação do e-commerce brasileiro no varejo não havia passado dos 10%. Segundo a ABComm, em abril, esse resultado já saltou para 11,1% e chegou a registrar 14,4% em novembro de 2020, um recorde estimulado também pelas vendas da  Black Friday

Tendência que veio para ficar 

Apesar do crescimento do e-commerce ter sido impulsionado pela pandemia, essa tendência trouxe comodidade e conveniência para o público brasileiro, que agora já está acostumado a comprar os seus produtos no conforto de casa e com poucos cliques. 

Assim, podemos esperar que, mesmo com o comércio físico retomando sua atuação, o e-commerce continuará com uma grande parcela de participação no varejo brasileiro, ainda mais com as vendas multicanais se tornando ainda mais relevantes entre as marcas. 

De acordo com o presidente da ABComm, Mauricio Salvador, esse novo levantamento da companhia apenas reforça uma prática que já estava ganhando cada vez mais relevância no dia a dia dos brasileiros e acelerou a consolidação dos canais digitais no mercado de varejo. 

Leia também:

Estatísticas do e-commerce: dados importantes sobre o setor

Americanas Marketplace: o que é e como vender neste canal?

Vantagens de usar um backoffice completo na gestão de sua loja virtual

Americanas

O marketplace da Americanas é a plataforma para você vender seus produtos em uma das maiores vitrines online do Brasil. Conte conosco para vender e desenvolver seu negócio!

veja ainda:

tendências de produtos para 2025 - destaque

Principais tendências de produtos para 2025

Principais tendências de produtos para 2025 incluem a sustentabilidade, com foco em materiais reciclados e embalagens sustentáveis, e a crescente […]

pix automático - destaque

Pix automático tem previsão de lançamento para junho de 2025

O pix automático, previsto para junho de 2025, promete automatizar pagamentos recorrentes, trazendo maior comodidade para consumidores e empresas O […]

primeira black friday americanas - destaque oficial

Americanas: com o brasileiro desde a primeira Black Friday do país

Na vida do brasileiro desde a primeira Black Friday do Brasil, a Americanas se mantém atenta às necessidades do consumidor […]