Aumentar os canais de divulgação de seus produtos é uma das maneiras mais eficientes de alavancar vendas na internet
Alavancar vendas na internet requer algumas noções sobre quem é seu público-alvo, como expandir o alcance de seus produtos com um investimento inteligente, além de saber a hora certa de realizar promoções para engajar os clientes.
Seja no e-commerce, no marketplace ou trabalhando os dois canais de vendas em conjunto, é sim possível alavancar vendas, melhorando a divulgação de seus produtos. Abaixo estão algumas maneiras de otimizar sua estratégia para vender muito mais.
1 – Conheça seu público-alvo
O primeiro passo para obter sucesso vendendo na internet é conhecer bem seu público-alvo. Quais sites e redes sociais ele costuma acessar, o que procura e como compra seu produto.
A identificação do público-alvo é fundamental para segmentar sua estratégia, atingindo o cliente certo e na hora mais adequada.
Se você tem dúvidas sobre quem é seu público, pode optar por vender seus produtos em sites generalistas, com várias categorias e perfis de consumidores ou mesmo criar anúncios abrangentes para seu próprio e-commerce. Isso te ajudará a identificar quais clientes costumam se interessar por seus produtos.
2 – Invista bem seus recursos
É importante saber quando, onde e como irá executar melhorias em seu negócio. Se o site não passa confiança para o cliente fechar uma compra, por exemplo, é preciso entender se isso demanda uma alteração no layout, investimento em maior segurança ou ambos. Se falta divulgação, os investimentos devem ser direcionados para canais relevantes para seu perfil de negócio.
Sempre analise o investimento x retorno das ações que tomar. Vender no marketplace, por exemplo, é uma maneira eficiente de expandir a divulgação e vendas de seus produtos, mas com maior controle dos seus recursos, já que só irá comissionar o canal pelas vendas que se concretizarem através dele.
3 – Faça promoções sazonais
Criar promoções em datas especiais é mais uma forma de alavancar vendas na internet. Muitas pessoas costumam aguardar períodos específicos para adquirir produtos para si próprias, como a Black Friday, além dos presentes para as celebrações mais tradicionais, como Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais.
Além destas, grandes datas do e-commerce como o Dia do Consumidor e aniversários de marcas varejistas também são momentos propícios para engajar clientes em busca de boas ofertas.
Para quem vende nos marketplaces, é possível aproveitar a possibilidade de aderir às promoções, aplicando descontos nos produtos por preço, frete grátis ou forma de pagamento.
4 – Capriche nas fotos e descrições
Muitas vezes há diferentes lojistas vendendo o mesmo produto que você na internet e, além do preço, uma das melhores formas de se destacar é apresentando melhor o produto.
Imagens de alta qualidade, em ângulos diferentes e que inspiram profissionalismo podem ajudar a exibir melhor o item vendido e torná-lo mais bonito aos olhos do consumidor. Por isso, é importante avaliar se as fotos que você utiliza são as mais adequadas.
O texto com nome e descrição do produto também requer atenção. É preciso se atentar à grafia correta, mas também a outros fatores. Abreviações incomuns, por exemplo, devem ser usadas com cuidado, pois além de gerar dúvidas nos clientes, elas impedem que o produto seja listado nas buscas quando o consumidor fizer uma pesquisa exata pelo termo.
Lembre-se que imagens e descrições são poderosas ferramentas de vendas e quanto melhor elas detalharem o item, mais facilmente o cliente irá visualizá-lo e comprar.
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