* Guest post por André Martins, head da APIECOMM.
Uma API de integração pode facilitar a gestão de sua loja em diferentes plataformas. Saiba mais
Há alguns anos, o termo API, sigla para Application Programming Interface (interface de programação de aplicações), era utilizado com frequência nos bastidores da tecnologia, onde engenheiros e desenvolvedores discutiam ali suas funcionalidades e aplicações. Hoje, mais do que nunca, o termo ganhou relevância com a evolução dos sistemas baseados na Internet e é utilizado constantemente.
Mas afinal, o que é uma API de integração? APIs nada mais são do que “portas” de comunicação que um sistema ou aplicativo abrem para que outros sistemas possam interagir com ele.
Para que servem as APIS?
Você já parou para refletir porque as APIs são tão importantes atualmente e quais são as suas finalidades?
O mercado de sistemas e aplicações passou por uma grande revolução com o avanço da Internet e digitalização das empresas. Agora temos um portfólio de sistemas prontos para ajudar nosso negócio nas mais diversas frentes de atuação: gestão da empresa, clientes, vendas, logística, marketing, etc.. Com tantos sistemas para tratar diferentes processos da empresa, é necessário que eles conversem entre si, e assim surge a importância e relevância das APIs.
Para ficar mais claro, imagine que você resolva iniciar uma empresa de vendas on-line e nas diversas buscas pelas melhores soluções encontra os seguintes produtos: sistema de gestão (ERP), plataforma de vendas on-line, plataforma de leilão de fretes e uma plataforma de marketing.
Tudo pronto para começar a vender, o sistema de gestão está apto, com todas as informações necessárias e agora as APIs começam a trabalhar, abrindo algumas “portas” para enviar informações relevantes para sua plataforma de vendas on-line, como:
Produtos
Ao acessar essa porta, podemos encontrar todas as informações relevantes do cadastro do produto e que serão inseridas na plataforma de venda, como um e-commerce ou marketplace. Assim como o sistema de gestão abriu essa porta para consultar o produto, a plataforma de venda também abre sua porta para receber os dados do produto.
Preços
Os preços são atualizados na plataforma sempre que necessário, incluindo promoções, campanhas, entre outras informações.
Estoques
Os estoques também devem ser atualizados constantemente, evitando assim rupturas e a perda de novas vendas .
Seguindo a mesma lógica, existem informações que seguem um fluxo contrário, ou seja, informações saem da plataforma de vendas para ser entregues ao sistema de gestão:
Clientes
Todos os clientes cadastrados na plataforma de vendas serão inseridos ou atualizados no sistema de gestão.
Pedidos
Os pedidos realizados pelos clientes serão inseridos no sistema de gestão, para acompanhamento, emissão de nota fiscal e despacho das mercadorias.
Uma API de integração ainda podem realizar outras interações, como:
- Ao digitar o CEP no carrinho da sua loja virtual, essa informação é encaminhada ao leilão de fretes que retornará com o valor e prazo médio de entrega;
- Os novos clientes cadastrados são encaminhados para a plataforma de marketing garantindo assim que você mantenha o relacionamento e engajamento com o seu cliente.
Algumas plataformas e sistemas terão integrações nativas, ou seja, a comunicação entre as APIs ocorre de forma transparente, sem necessidade ou preocupação de quem as contrata. Porém, em alguns casos, onde se requer um maior grau de personalização ou ainda que a integração não seja nativa, você poderá optar por empresas especialistas nesse segmento, plataformas ou hubs de integração. Agora você já sabe o que são as APIs, suas funcionalidades e que elas são acionadas em diversos momentos do seu dia! Fez uma compra com cartão? Fez um PIX? APIs foram acionadas.
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