Black Friday 2023: o que esperar do evento?

por Americanas

24 de agosto de 2023

A Black Friday 2023 está se aproximando e com isso, muitos lojistas começam a se organizar e a planejar as melhores estratégias para esta data 

O varejo é repleto de datas importantes que devem estar no calendário e também no planejamento estratégico do seu negócio. A Black Friday 2023 é uma delas e com a chegada do segundo semestre, os lojistas já podem começar a se organizar e aproveitar a oportunidade de vender ainda mais. 

Este é o momento ideal para traçar o perfil do consumidor, entender quais as melhores ofertas e condições e como atrair um público maior, além de organizar o estoque, as campanhas de publicidade e é claro, manter a sua loja online sempre atualizada. 

Quer saber como se preparar para arrasar nas vendas e garantir que tudo saia como planejado? Neste texto, vamos te mostrar as principais dicas para você aproveitar a Black Friday 2023 e como se destacar no mercado! 

Como nasceu a Black Friday? 

É comum encontrar alguém que já tenha comprado durante esta data, ainda mais se o assunto for e-commerce, afinal, as vendas durante a Black Friday movimentam os marketplaces e lojas online. Mas você sabe como essa data surgiu? 

Ela foi criada originalmente nos Estados Unidos, na década de 80, como uma forma de aproveitar o feriado de Dia de Ação de Graças e ainda, aumentar as vendas de final de ano e movimentar o mercado. 

Ao longo os anos, a data foi um sucesso tão grande que outros países aderiram. Aqui no Brasil, por exemplo, já estamos caminhando para a 13ª edição e com o crescimento exponencial do mercado online e um perfil de consumo que carrega em si o hábito de comprar online e pesquisar ofertas, a data tem tomado cada vez mais destaque. 

Já a Black Friday 2023 já tem data marcada, será no dia 24 de novembro, na última sexta-feira do mês.  

Mas não pense que tudo se resume a este dia! Como nos últimos anos, é comum perceber toda uma movimentação do mercado durante todo o mês, se intensificando na semana anterior do evento, seja com Esquenta Black Friday, como o 11.11 da Americanas, por exemplo. 

Como foi a Black Friday em 2022? 

O primeiro passo antes de planejar a Black Friday 2023 é entender quais foram os resultados do evento em 2022 no nosso setor. Em média, o e-commerce faturou R$6 bilhões e mesmo com uma pequena queda em relação ao ano anterior, os resultados permitiram conhecer o novo perfil de consumo do varejo brasileiro. 

Segundo uma pesquisa realizada pela Confi Neotrust, o maior público de vendas é feminino e a Copa do Mundo foi um fator importante para determinar os produtos mais vendidos durante a data. Mas não só, segundo os especialistas, pode também ter sido uma das responsáveis por diminuir as vendas da Black Friday, dividindo os holofotes e o investimento financeiro dos consumidores. 

Além disso: 

  • Os departamentos de Moda, Beleza e Perfumaria e Alimentos e Bebidas foram os mais vendidos durante a data; 
  • O ticket médio foi de R$ 733,07, também apresentando uma baixa em relação a 2021; 
  • O cartão de crédito liderou, mas o PIX e o boleto bancário seguiram sendo fortes opções para os clientes; 
  • Mais de 50% dos pedidos feitos durante a Black Friday eram com frete grátis. 

Na hora de montar a sua estratégia para a Black Friday desse ano, conhecer os insights sobre a data anterior faz toda a diferença. Por mais que os resultados mudem ano após ano, sempre é bom saber o que deu certo e o que não foi tão legal assim. 

Por exemplo, em 2022, uma das maiores queixas do consumidor que decidiu aproveitar esta data comprando online foi a instabilidade dos servidores e os marketplaces que apresentavam erros e não permitiam o acesso. Ou seja, conhecer esse problema e já pensar como evitar que isso se repita na Black Friday desse ano é um bom caminho para ter resultados ainda melhores. 

E agora pra 2023, como se organizar?   

Com a tradição de oferecer descontos incríveis em uma ampla variedade de produtos, desde eletrônicos até roupas e móveis, esta data atrai cada vez mais clientes para as lojas online e movimenta bastante o calendário do varejo. Mas o que podemos esperar do evento deste ano? 

Para te ajudar a pensar na melhor estratégia e garantir que quando novembro chegar tudo estará organizado e pronto para ser colado em prática, separamos algumas dicas que você pode seguir para alavancar as vendas da sua loja durante a Black Friday 2023: 

1 – Tenha um planejamento estratégico 

Antes de qualquer coisa, estabelecer um plano estratégico abrangente é o primeiro passo que qualquer lojista precisa dar. Afinal, sem saber em que objetivo se quer chegar, fica mais difícil definir o processo e o que deve ser feito. 

Por isso, estabeleça metas claras, como o aumento percentual de vendas em relação ao ano anterior, por exemplo. Mas, não esqueça da parte principal de um bom planejamento: desenhar quais são as ações que precisam ser realizadas em determinado período para alcançar a meta.  

Depois disso, você estará no caminho certo para alcançar um resultado vantajoso em uma das datas mais esperadas do ano. 

2 – Atenção ao estoque 

Uma das maiores frustrações dos consumidores durante a Black Friday é encontrar produtos esgotados. Por isso, garantir e planejar o estoque com antecedência faz toda a diferença na performance da sua loja durante a data. 

Certifique-se de ter a quantidade de produtos adequada para atender a demanda prevista. Uma boa forma de entender o estoque é considerando o histórico de vendas, tendências do mercado e feedback dos clientes para assim, estimar o consumo. 

Além disso, cadastre todos os produtos corretamente na sua loja online, crie descrições que não só representem o produto, mas que também atraiam os clientes com a informação. Uma boa imagem também faz toda a diferença, além de um título completo e que facilite com que o produto seja encontrado. 

black friday 2023 - interna

3 – Planeje as ofertas 

A essência da Black Friday são as ofertas imperdíveis, que não costumam ser vistas em outras datas do ano. Por isso, planeje antecipadamente os descontos que você deseja oferecer. Lembre-se de que as promoções mais atraentes costumam chamar mais atenção, então esteja disposto a reduzir os preços de forma significativa. 

Mas aqui existe um ponto de alerta! Antes de decidir quais serão os descontos oferecidos, é preciso precificar o produto corretamente, entender quais são os custos de cada venda para, só assim, desenhar a melhor estratégia de desconto. 

4 – Invista em marketing 

Existe um ditado que é muito ouvido por aí e que faz todo o sentido quando falamos sobre vendas: “quem não é visto, não é lembrado!”. Dessa forma, a sua loja pode oferecer os melhores descontos, benefícios e até mesmo uma experiência personalizada para a Black Friday. Mas sem um olhar mais aprofundado para o marketing da sua empresa, os resultados podem não ser os esperados. 

Para começar, crie uma estratégia anterior ao evento. Deixe o seu público informado que as condições durante a Black Friday 2023 serão imperdíveis e assim, mantenha a atenção voltada a sua loja. Utilize as redes sociais, o e-mail marketing e seu site para divulgar os dados da Black Friday e as ofertas que estarão disponíveis. Isso incentivará os clientes a aguardarem suas promoções. 

No caso dos lojistas que vendem nos marketplaces também é possível e recomendado investirem publicidade. Aqui na Americanas Marketplace, temos o Americanas Advertising, hub de publicidade que garante que os sellers consigam anunciar seus produtos e criar campanhas estratégicas para o público-alvo. 

5 – Atenção ao servidor 

Como dito anteriormente, uma das principais queixas feitas pelos consumidores durante o evento do ano passado foi a oscilação dos servidores e o fato de muitas lojas terem ficado fora do ar durante algum momento. 

Caso você venda em e-commerce próprio, esse é um ponto um pouco mais delicado e você pode precisar de ajuda de um profissional do ramo para garantir que tudo estará certo com o seu site com o aumento do tráfego. 

Mas caso você venda em um marketplace, a preocupação deve ser apenas com a certeza de que a sua loja está visível para os clientes. 

Bônus: o atendimento ao cliente é um diferencial! 

O atendimento de alto nível garante pra você a fidelização que tanto busca durante uma data em que o volume de vendas e o fluxo de clientes é muito maior. Garantir a melhor experiência durante toda a jornada de compra faz toda a diferença e aumenta as chances de vender ainda mais durante a Black Friday 2023 e por incrível que pareça, isso não se resume apenas a responder uma dúvida no chat ou um feedback pós-venda. 

Por exemplo, quando você escolhe vender produtos de qualidade na sua loja, utiliza uma boa foto do seu produto no anúncio, preenche a ficha técnica do produto, oferece promoções e ativa campanhas atrativas, além de oferecer o código de rastreio do pedido, você também está oferecendo um atendimento de excelência ao seu cliente. 

E não só! Quando após a venda você embala bem os seus produtos de modo que eles cheguem sem nenhum dano e entrega dentro do prazo estipulado, isso também fará parte do atendimento de alto nível e com certeza causará uma boa impressão no cliente. Isso é o que chamamos de atendimento não-verbal. 

Já o verbal, é a forma de atendimento mais popular, que costuma acontecer pelo chat, por exemplo. A Black Friday naturalmente aumenta o volume de vendas, e consequentemente, a demanda de solicitações de atendimento também. Por isso, esse processo deve ser ágil e caso seja necessário, contrate funcionários temporários pra trabalhar na área de atendimento ou peça ajuda a pessoas próximas do seu negócio, se não puder fazer isso neste momento.  

Mas além de ágil, precisa ser atencioso, gentil, paciente e objetivo. Aí vem a qualidade que pode ser uma assinatura da sua marca. Essa é a hora de imprimir a personalidade do seu negócio e mostrá-la a quem compra com você. Assim como as vendas sobem, a concorrência também, então é importante que o cliente saiba que a sua loja oferece todo o apoio necessário durante a jornada de compra. Isso pode virar uma relação duradoura com sua clientela, para além da Black Friday. 

Se prepare e boas vendas! 

Em resumo, a Black Friday 2023 promete trazer uma combinação de ofertas incríveis, compras online, flexibilidade nas promoções e uma experiência de compra aprimorada. Esta data não é apenas sobre vendas: é também uma oportunidade para construir relacionamentos duradouros com os seus clientes. Após a venda, continue a se comunicar com eles, engaje nas redes sociais, ofereça um suporte pós-venda e, aos poucos, estimule a fidelização do seu público-alvo. 

Com essas dicas em mente, você estará pronto para vender e ter sucesso em mais essa data comemorativa. Lembre-se de que a chave está em oferecer valor real aos clientes e proporcionar uma experiência de compra satisfatória. 

Agora que você já sabe como começar a se preparar para a Black Friday 2023 e quais ações deve planejar para que tudo saia como esperado, que tal iniciar o seu planejamento estratégico e organizar a sua loja para receber novembro e o maior período de vendas do ano? Invista um tempo e monte a sua estratégia, isso fará toda a diferença. 

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