Black Friday 2024: o que esperar do evento?  

por Americanas

7 de outubro de 2024

A Black Friday 2024 consolida o digital e a multicanalidade. E o lojista que se preparar, sai na frente!

Esse ano, a estratégia da Americanas para a data mais aguardada do calendário comercial é a antecipação do planejamento e protagonismo para o seller. Isso para que tudo saia da melhor forma e os lojistas alcancem os resultados esperados. A Black Friday 2024 promete ser mais uma edição marcante para o e-commerce: segundo uma pesquisa realizada pela Globo, para 67% dos consumidores, a data é uma das mais aguardadas do ano. Além disso, 79% querem gastar igual ou mais que o ano passado. 

Ao longo das últimas edições, tendências de consumo e hábitos foram sendo construídos. E, para que sejam usados como direcionais para a sua estratégia desse ano, é importante começar a olhar para esses dados com antecedência. Assim, é possível potencializar ainda mais a sua performance durante o evento. 

Quer saber o que esperar da Black Friday 2024? Neste texto, tem tudo o que você precisa saber, no seu tempo! 

O que fica da Black Friday 2023? 

A Black Friday é uma das datas mais aguardadas para o varejo nacional. Em 2023, o e-commerce seguiu mostrando o seu potencial e se destacando no mercado em um evento desafiador, onde encaramos uma Black Friday em que os consumidores estavam retornando ao seu poder de compra após a pandemia. 

O fortalecimento do e-commerce, combinado com a omnicanalidade (integração de canais online e físicos), foi uma das grandes apostas para a data passada. Isso ofereceu aos consumidores o melhor dos dois mundos, como a retirada na loja ou políticas de troca facilitadas. Segundo pesquisa realizada pela Dito com a Opinion Box, 43% dos consumidores fizeram suas compras durante a Black Friday somente no e-commerce. A mesma pesquisa ostra que 39% que compraram tanto em lojas físicas como online, o que reforça as vendas do digital e híbridas. 

Empresas que continuarem investindo nessa fluidez entre canais poderão garantir uma experiência de compra mais satisfatória e consequentemente, vender mais durante a Black Friday 2024. A expectativa é de que os consumidores estejam ainda mais preparados, pesquisando com antecedência e buscando ofertas atrativas e que entreguem um valor real. 

E para 2024, o que vai pesar na decisão de compra? 

Esse ano, a Black Friday está marcada para o dia 29 de novembro. Por mais que ainda pareça distante, é importante começar a se organizar para aproveitar ao máximo a visibilidade que a data oferece.  

Uma pesquisa feita pela Wake e a Opinion Box, mostra que 66% dos consumidores já possuem certeza de que irão comprar algo na Black Friday 2024 e estão se planejando com antecedência. Por outro lado, 23% indicam que ainda não sabem – e esse pode ser um público importante para se investir na estratégia para o período. Isso porque, quem afirma que ainda não sabe ou não irá às compras em novembro, pode mudar de ideia, caso se depare com alguma oferta interessante. 

Além das promoções e descontos que são esperados para data, em 2024, o frete continua sendo um fator decisivo na hora da compra, especialmente com o aumento da demanda por prazos de entrega mais curtos e custos reduzidos. Isso é um diferencial, principalmente para o perfil de consumo das regiões como o Norte e o Nordeste.   

Estar atento às tendências de mercado, oferecer experiências de compra atrativas e garantir que os preços, prazos de entrega e condições de frete estejam alinhados com as expectativas dos compradores são fatores que aumentam as chances de venda. 

Quais são as tendências para a Black Friday 2024? 

A Black Friday 2024 promete seguir o ritmo acelerado das últimas edições, com a manutenção de tendências já consolidadas e a introdução de novas dinâmicas de consumo e comportamento do mercado. Esse ano, a estratégia está ainda mais voltada para a personalização da experiência de compra, otimização logística e o investimento estratégico em publicidade, como o Retail Media. 

Tendências que ganharam força em 2023, como a omnicanalidade e o uso intensivo de inteligência artificial (IA) para recomendações de produtos, tendem a continuar sendo protagonistas esse ano.  Além disso, construir uma comunicação eficiente com o cliente e que o direcione na jornada de compra pode definir o sucesso durante essa Black Friday. 

Para te ajudar a preparar a sua estratégia, se atente a essas tendências: 

Estratégia omnichannel  

Segundo uma pesquisa realizada pela PwC, quem decide comprar no e-commerce, evita lojas que não ofereçam uma experiência de marca sólida e contínua, além de multicanal. Isso mostra que para potencializar as vendas durante a data, é preciso estar presente nos canais mais relevantes e confiáveis. 

Para a Black Friday 2024 é importante ter em mente que o objetivo do consumidor é facilidade e agilidade na hora da compra. Isso significa, que não importa se a compra foi feita online, se a retirada na loja física proporcionar que o produto seja entregue mais rápido, essa será a melhor opção. 

Mas a tendência omnichannel não é apenas sobre focar em unir o digital e o físico, vai além. A comunicação precisa ser integrada, em todos os canais da loja, possibilitando que o consumidor tenha as mesmas informações e experiência independentemente de onde iniciou ou terminou a jornada de compra. 

black friday 2024 - interna

Comunicação personalizada 

A estratégia de comunicação da Black Friday costuma ser bastante ampla. Propagandas, e-mail marketing, banners e posts em redes sociais são alguns exemplos do que costumamos ver por aí. Acontece que cada vez mais, o consumidor busca comprar em marcas que ele se identifique, ou seja, que ele consiga ter uma comunicação mais próxima. 

O contrário também já é nítido no mercado: segundo um estudo da Infobip, 47% dos consumidores ignoram completamente as mensagens que recebem quando são impessoais. Isso mostra a importância de adaptar o conteúdo às preferências individuais de cada cliente, aumentando as chances de engajamento, mas também fortalecendo o relacionamento entre a marca e o consumidor. 

Para alcançar esse nível de personalização, é essencial compreender os perfis de compra e os comportamentos dos clientes, utilizando dados de interações anteriores.  

Retail Media 

O diferencial do retail media está na capacidade de entregar anúncios altamente segmentados, com base nos dados comportamentais dos consumidores dentro da própria plataforma de vendas. Isso permite alcançar o público de maneira mais eficaz, utilizando insights sobre hábitos de navegação, histórico de compras e preferências de produtos. Durante a Black Friday 2024, essa personalização pode ajudar lojistas a destacarem suas ofertas em meio a um volume massivo de publicidades. 

Essa estratégia aproveita a proximidade com o momento de decisão de compra do consumidor, maximizando a conversão e aumentando a visibilidade dos itens. Ao utilizar dados reais de comportamento de compra, as campanhas se tornam mais assertivas e geram resultados imediatos, especialmente quando associadas a promoções e descontos da Black Friday.  

Quais as oportunidades para a data? 

Na Black Friday 2024 algumas categorias se destacam, como eletroeletrônicos e eletrodomésticos, que lideram as intenções de compra, sendo citadas por 56% dos consumidores, segundo pesquisa feita pela Dito em parceria com a Opinion Box. Esse interesse reflete a constante busca por atualização tecnológica, especialmente com a expectativa de grandes descontos em itens como smartphones, notebooks e televisores.  

Além disso, roupas e acessórios, com 43%, mostram que a moda continua sendo uma das principais apostas para a data. Outras categorias em ascensão incluem casa e decoração (33%) e produtos de beleza e cosméticos (30%). 

Boas vendas na Black Friday 2024! 

Sabe aquela história de que o feijão com arroz funciona? Pois é! Além de todas as estratégias e tendências, uma das principais dicas para ter sucesso durante a Black Friday 2024 é entender o que dá certo no mercado e como se destacar no seu segmento. 

Analise e aprenda com quem já vende e consegue alcançar ótimos resultados em grandes datas como essa. Isto é: entenda quais são os segredos dos grandes sellers e como isso pode te ajudar a se preparar para a Black Friday. Esse estudo do mercado pode ser um diferencial para a sua estratégia e principalmente, para as vendas.  

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